sábado, 28 de novembro de 2009

PM é preso acusado de roubar, violentar e tentar matar mulher

Rio - O soldado do 1º BPM (Estácio) Rodrigo Nogueira Batista foi preso na tarde deste sábado na 6ª DP (Cidade Nova). Ele e o cabo Marcelo Machado Carneiro, que está sendo procurado, são acusados de roubar R$ 1.750 de uma vendedora de 21 anos, estuprá-la e tentar matá-la. O crime aconteceu na noite desta sexta, no Estácio.

Depois de assaltada, ela foi levada para a Estrada das Paineiras, no Alto da Boa Vista, onde teria sido violentada e depois baleada.
Ao pensarem que a vendedora estava morta, os PMs retornaram ao plantão normalmente, encerraram o turno por volta das 7h e deixaram o quartel. O crime só foi descoberto pela polícia depois que a vendedora foi atendida no Hospital Lourenço Jorge, na Barra, onde foi socorrida. O soldado está preso administrativamente por 72h.

'Com as primeiras informações, levantamos o armamento e a viatura que usavam. Conseguimos saber a trajetória que eles fizeram e confirmamos o depoimento da vítima, de que eles passaram em frente ao BPChoque. É muito triste a gente ver que policiais militares fizeram o que somos pagos para combater, o crime', lamentou o comandante do batalhão do Estácio, coronel César Taner, que assumiu a unidade há uma semana.

A vítima levou um tiro de fuzil no rosto mas fingiu estar morta. Ao ser socorrida, no hospital ela denunciou os policiais. A mulher foi aborada ontem pelos dois policiais, que estavam trabalhando, na estação do metro do Estácio.

Segundo a vítima, ela iria para a casa da mãe mas ao descobrirem que ela estava com o dinheiro, o militares a colocaram em uma viatura e circularam com ela por várias ruas, até a levarem para a Estrada das Paineiras.

Antes de segureim para as Paineiras, a moça foi levada até o Batalhão de Choque (BPChoque), no Centro, onde os militares passaram para o carro particular de um deles, que seria um Gol branco. Neste momento, uma outra patrulha que passava pelo local, viu a viatura dos acusados parada em frente ao batalhão. Há informações de que um dos policiais ainda  trocou de roupa e guardou a viatura em que circulou com a moça em um estacionamento na Praça Onze.

Segundo as investigações, os PMs tomaram o dinheiro da vítima e exigiram que ela desse mais R$ 20 mil. Como não tinha a quantia, a dupla levou a jovem para as Paineiras, onde foi violentada. Os policiais, então, atiraram contra a vítima. De acordo com o relato dela à polícia, quando viu que seria baleada na cabeça, ela se virou  e o tiro atingiu o rosto. Quando viram a moça baleada, os PMs ainda chegaram a iluminar a vítima com uma lanterna na vítima para ver se ela reagia, mas a mulher fingiu estar morta. Com o impacto do tiro, dado a curta distância, ela caiu cinco metros abaixo pela ribanceira. 

Ferida e apavorada, a vendedora se agarrou em galhos para voltar à estrada. Quase três horas depois de se arrastar pela mata,  ela pediu ajuda a um idoso  que passava de bicicleta pelo local. A moça contou que foi ferida pelo namorado e foi levada para  o Corpo de Bombeiros. O tiro entrou pelo lado esquerdo do rosto, na altura da bochecha e saiu próximo ao ouvido, mas foi liberada do hospital hoje de manhã.

Na delegacia, a vítima reconheceu seus algozes por fotos, levadas pelo comandante do 1º BPM. Acompanhada por forte escolta policial, a moça voltou ao lugar onde foi violentada para fornecer a investigadores da 6ª DP (Cidade Nova) detalhes do crime. Peritos vistoriaram o local e encontraram um par de sandálias, sangue e uma cápsula calibre 7.62. Também foram apreendidas duas pistolas, fuzil, carabina e Raio-X da vítima. “É um episódio lamentável”, disse o delegado Alexandre Braga. Os policiais foram indiciados por estupro, tentativa de homicídio, roubo qualificado e cárcere privado.

O DIA ONLINE - RIO

Polícia prende dois acusados de praticarem assaltos a mulheres na Zona Norte

Com os criminosos foram encontrados cerca de 25 bolsas femininas, além de documentos e objetos. Eles foram presos com um carro roubado, durante uma blitz da PM, na Penha

POR CHARLES RODRIGUES

Rio- Após duas semanas de investigações, a polícia conseguiu prender dois homens que vinham praticando assaltos a mulheres, na Zona Norte do Rio. A dupla foi interceptada durante uma blitz da PM, na Rua Quito, na Penha, no fim da tarde de sexta-feira. Andre Luiz Nascimento, 37, e Daniel Gonçalves Vidal, de 29 anos, estavam em um Corsa bege, roubado no dia 23 de outubro, na área da 21ª DP (Bonsucesso).        

Na mala do Corsa foram encontrados cerca de 25 bolsas femininas, além de documentos e dezenas de objetos pessoais das vítimas. A prisão dos bandidos ocorreu após uma ação conjunta entre policiais da 22ª DP (Penha) e de PMs do 16º BPM (Olaria), que vinham monitorando e mapeando, há cerca de duas semanas, a ação dos bandidos.

Pelo menos cinco mulheres foram à delegacia e reconheceram os bandidos. "Eles me abordaram em um ponto de ônibus na Penha Circular. Um deles saiu de um carro e, aos gritos, me pediu as duas bolsas, que estavam comigo. O assaltante estava com a mão por dentro da camisa. Ele puxou as bolsas da minha mão e entrou no carro. Fiquei  nervosa e sem ação", contou a estudante de Direito G., de 25 anos.

Segundo a polícia, André Luiz tinha um mandado de prisão contra ele por roubo, expedido pela 3ª Vara Criminal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Conforme depoimentos das mulheres,  Daniel costumava sair do veículo para abordar às vítimas e usar a mão sob a camisa para fingir que estava armado. Eles foram autuados por roubo e receptação.              

Bandidos vendiam objetos roubados numa feira em Duque de Caxias 

Mais de 30 vítimas, todas mulheres e o mesmo tipo de abordagem. Segundo o delegado titular da 22ª DP (Penha), Jader Amaral, os criminosos vinha praticando assaltos a mulheres, há cerca de duas semanas, sobretudo, na Penha e em bairros vizinhos. Amaral disse ainda que os assaltantes separavam objetos mais valiosos, como aparelhos de MP3, máquinas fotográficas e celulares, e vendiam em uma feira, em Duque de Caxias.    

"Eles escolhiam mulheres por causa da fragilidade das vítimas. Começamos a mapear os locais dos crimes e juntar as ocorrências. Sabíamos que eles usavam um carro e costumam abordar as vítimas em locais ermos. Fizemos um trabalho em conjunto com a PM e conseguimos chegar aos bandidos. Os objetos mais valiosos eram vendidos em uma feira em Duque de Caxias", ressaltou o delegado.

O DIA ONLINE - RIO

Mulher é encontrada morta dentro de carro em frente ao Maracanã

Veículo foi abandonado na rua na tarde de quinta-feira passada. Corpo estava em estado de decomposição. Vítima ainda não foi identificada

POR CHARLES RODRIGUES

Rio- Policiais do 6º BPM (Tijuca) encontraram o corpo de uma mulher dentro da mala do Honda Civic prata, placa LPJ 1569, no fim da noite de sexta-feira, em frente ao portão 20 do Maracanã, na Rua Professor Eurico Rabelo, na Zona Norte do Rio.

foto materia principal

Carro foi abandonado em frente ao estádio do Maracanã. Crédito: Osvaldo Praddo / Ag. O DIA

De acordo com a polícia, a vítima era negra e aparentava ter cerca de 20 anos. Havia  diversas marcas de tiros no corpo. A mulher vestia bermuda azul e blusa preta. A autoria do crime ainda é desconhecida. Gravações captadas por câmeras de prédios da região serão requisitadas para auxiliar nas investigações.     

Ainda de acordo com a polícia, o Honda Civic havia sido roubado por dois homens armados, no dia 19 de novembro, na Avenida Marechal Rondon, na altura de Sampaio. O proprietário do carro disse aos policiais que foi abordado por um  Ford K preto.  

Moradores disseram que o Honda Civic foi abandonado na Rua Professor Eurico Rabelo, na tarde de quinta-passada. O mau-cheiro chamou a atenção dos moradores, que resolveram avisar à polícia. Policiais da 18ª DP (Tijuca) investigam o caso.

O DIA ONLINE - RIO

Estudante morre afogado em piscina na UFRRJ

De acordo com a Polícia Civil, principal hipótese é de acidente.
Vitor Vicente de Macedo cursava o terceiro ano de física.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Um aluno de 22 anos morreu afogado numa piscina da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, na Baixada Fluminense. Segundo estudantes, o corpo do jovem, identificado como Vitor Vicente de Macedo Silva, teria sido encontrado na noite de sexta-feira (27) na piscina. Vitor cursava o terceiro ano de física.

De acordo com a Polícia Civil, a principal hipótese é de acidente, mas o caso ainda vai ser investigado. Estudantes e amigos de Vitor contaram que ele não sabia nadar. O corpo dele será enterrado neste domingo (29), em Campo Grande, na Zona Oeste.

A morte do estudante foi lembrada por amigos em sites de relacionamento que citam a universidade rural. Alguns falam que foi uma fatalidade. Eles trocam, ainda, informações e opiniões sobre o que pode ter acontecido. O curioso é que uma dessas comunidades se chama “Eu invado a piscina da UFRRJ” .

UFRRJ diz que monitoramento é difícil

Em nota oficial divulgada neste sábado (28), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) informou que Vitor estava com outros alunos na piscina, mas que eles não teriam qualquer participação na morte do colega.

De acordo com a reitoria, é muito difícil vigiar toda a área, que equivale a mais de 3.5 mil campos de futebol, por onde circulam 2.5 mil alunos.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Polícia investiga se PMs atiraram em jovem após extorsão

PM diz que policiais serão presos administrativamente.
Segundo comandante, vítima contou que foi baleada no rosto por PMs.

Rodrigo Vianna Do G1, no Rio

 

O comandante do 1º BPM (Estácio), tenente-coronel César Tanner, informou, na tarde deste sábado (28), que está investigando a denúncia de que dois policiais militares atiraram contra uma jovem de 21 anos, na noite de sexta-feira (27), após extorsão, no Estácio, Zona Norte do Rio. O crime aconteceu perto de uma estação do metrô.

Segundo o comandante, a vítima, cujo nome não foi revelado, contou que deixava o Morro de São Carlos, por volta das 22h, quando foi abordada por dois policiais do 1º BPM numa viatura. Ela foi obrigada a entrar no carro dos PMs. Os PMs, ainda de acordo com o relato da jovem, pediram dinheiro para soltá-la.

A mulher disse que entregou os R$1.7 mil que tinha na bolsa. Em seguida, ainda de acordo com o tenente-coronel César Tanner, os dois policiais levaram a jovem até a Estrada das Paineiras, na Zona Norte. Lá, segundo ela, foi molestada sexualmente pelos PMs e baleada no rosto. Depois, ela despencou numa ribanceira de cerca de nove metros.

“Ela (a vítima) fez o relato dela, a acusação aos policiais. Acusou de extorsão. Mas ela realmente foi baleada. Em função do que ela nos disse, eu fui ao hospital, ouvi o que ela tinha a dizer, com base nos dados e identificamos a viatura. Em seguida, ela reconheceu os PMs através de fotografias”, contou o comandante.

Os dois policiais fugiram em seguida, abandonando a jovem no local. A Polícia Militar informou que a vítima foi socorrida por um ciclista e depois levada para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. De acordo com o tenente-coronel César Tanner, ela passa bem e já foi liberada.

Prisão

Em nota oficial, a Polícia Militar informou que o Comandante Geral da PM, Mário Sérgio de Brito Duarte, determinou ao tenente-coronel César Tanner que tomasse as medidas cabíveis. A Polícia Militar determinou a prisão administrativa dos dois policiais militares por 72 horas.

Ainda de acordo com o tenente-coronel César Tanner, um dos policiais já foi preso. O outro ainda está sendo procurado. Os dois serão levados para o 1º BPM, onde prestarão depoimentos e permanecerão presos administrativamente por desvio de conduta.

“Infelizmente tudo leva a mais um caso de desvio de conduta, mas como já dissemos antes, apuramos e ‘cortamos a nossa própria carne’. O delegado já fez a perícia no local, e a viatura e as armas usadas pelos policiais também serão periciadas. Primeiro, vamos dar o direito de defesa aos dois PMs”, completou o comandante do 1º BPM.

Na Estrada das Paineiras, os investigadores encontraram as sandálias da jovem, marcas de sangue e uma cápsula de fuzil. O caso foi registrado na 6ª DP (Cidade Nova).

Leia na íntegra a nota oficial da PM:

“A assessoria de imprensa esclarece que o Comandante Geral da Polícia Militar, Mário Sérgio de Brito Duarte, ao tomar conhecimento de ato criminoso envolvendo policiais militares do 1º Batalhão, determinou ao Comandante daquela Unidade, coronel César Taner, que tomasse as medidas de praxe para elucidar o fato, ocorrido às 22 horas da última sexta-feira (27/11) na Estação Estácio do Metrô, durante abordagem a uma mulher.

No momento, o Comandante do 1º BPM junto com agentes do Serviço Reservado da Corporação estão indo efetuar a prisão dos policiais militares.

É necessário esclarecer que o caso que foi apurado e encaminhado para a Delegacia Policial pelo próprio Comandante do 1º Batalhão.”

G1 > Edição Rio de Janeiro

Troca de tiros faz um morto no Morro dos Macacos

Segundo a polícia, agentes faziam operação de rotina.
Segurança foi reforçada nos acessos à comunidade.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Pelo menos um homem morreu durante um confronto entre policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 6º BPM (Tijuca) e traficantes, na manhã deste sábado (28), no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Segundo a Polícia Militar, o tiroteio começou quando os militares faziam uma operação de rotina na comunidade.

Os policiais foram recebidos a tiros por traficantes quando tentavam entrar na favela por um dos acessos. A intensa troca de tiros, de acordo com moradores, teria durado mais de 30 minutos. Por causa do confronto, parte do comércio fechou as portas. Assustados, alguns moradores tentaram se proteger dos tiros atrás de muros e carros.

Segundo a Polícia Militar, um homem, que seria criminoso, foi baleado e morreu no local. Com ele, os policiais apreenderam um radiotransmissor, drogas e uma pistola. A troca de tiros terminou ainda pela manhã. De acordo com policiais do Serviço Reservado do batalhão, o clima é de aparente tranquilidade na região.

A Polícia Militar informou que a comunidade, assim como outras favelas da Zona Norte continuam com patrulhamento reforçado, o chamado grande cerco. No entanto, as operações são mais pontuais. O policiamento foi intensificado após confrontos no local, que terminaram com a queda de um helicóptero da PM por traficantes no dia 17 de outubro no local. Três policiais morreram.

Dois mortos na Coreia

Na noite de sexta-feira (27), dois suspeitos morreram depois de serem atingidos numa troca de tiros com policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 14º BPM (Bangu) que faziam patrulhamento de rotina na Favela da Coreia, em Senador Câmara, na Zona Oeste. As informações são da sala de escuta da Polícia Militar.

Segundo a polícia, os agentes foram recebidos a tiros, por volta das 22h. Os baleados ainda foram levados para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, também Zona Oeste, mas não resistiram.
Com eles foram apreendidos uma pistola calibre 40, um revólver calibre 38, munição, drogas e um radiotransmissor. O caso foi registrado na 34ª DP (Bangu).

Tiroteio na Vila Kennedy

Também na noite de sexta (27), um intenso tiroteio envolvendo traficantes rivais assustou moradores da Vila Kennedy, em Bangu, na Zona Oeste. Segundo policiais militares do 14º BPM (Bangu), o confronto teria envolvido criminosos de uma comunidade vizinha. Não há informações sobre presos ou feridos.

Segundo testemunhas, a troca de tiros começou por volta das 20h. O motivo, de acordo com moradores, seria a disputa pelo tráfico de drogas. Policiais militares foram acionados para o local. A PM informou, no entanto, que não realizou operação na comunidade durante o dia.

Por causa do confronto, o comércio fechou as portas. Alguns moradores tentaram se proteger dos tiros atrás de muros e carros

G1 > Edição Rio de Janeiro

Parada Disney é atração do domingo em Copacabana

Espetáculo reunirá cerca de 350 artistas e abrirá com Zé Carioca.
O trânsito em alguns trechos da Avenida Altântica terá mudanças.

Do G1, no Rio

Foto: divulgação

Mickey e sua turma durante os ensaios para a Parada Momentos Mágicos Disney (Foto: divulgação)

Acostumada a abrigar grandes eventos, que vão desde a tradicional queima de fogos no réveillon a shows internacionais (como o dos Rolling Stones, em 2006), a orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, será palco de uma atração diferente na manhã do próximo domingo (29).

Mickey, Pato Donald, Pateta e outros famosos personagens infantis vão desfilar pela Avenida Atlântica, na parada Momentos Mágicos Disney.

Com direção artística sob supervisão da equipe da Disney, o desfile terá início às 9h, no Posto 6, próximo ao Forte de Copacabana (na altura da Rua Joaquim Nabuco), e vai percorrer aproximadamente quatro quilômetros de extensão na orla da Praia de Copacabana. O encerramento acontece na Avenida Princesa Isabel. A duração será de aproximadamente 90 minutos.

Personagem de Walt Disney criado nos anos 40, Zé Carioca foi escolhido para abrir a parada (ao lado do Pato Donald), em uma homenagem ao Rio de Janeiro. Desfilam ainda sete carros alegóricos temáticos, além de outros 11 veículos, alguns deles equipados com efeitos especiais criados a partir de fumaça, jatos d'água, confetes e bolhas de sabão. Além disso, 350 participantes, entre atores e bailarinos recrutados no Brasil, vão representar personagens do High School Musical.

Foto: Divulgação

Mickey e Minnie são atração (Foto: Divulgação)

Segundo os organizadores, a parada é inédita na América do Sul e foi produzida com exclusividade para o continente. Prova disso foi a regravação de 20 músicas especialmente em português, nos estúdios da companhia, em Los Angeles, e que serão executadas durante o evento.

Ruas fechadas

Quem pretende assistir ao defile, deve ter atenção com as mudanças no trânsito. A organização informa que trechos das duas pistas da Avenida Atlântica terão o tráfego interrompido já a partir das 0h do domingo. Existirão 11 pontos de travessia que serão gradativamente fechados conforme a evolução da Parada e reabertos após a passagem. Não haverá estacionamento no local.

Serão instalados 300 banheiros químicos divididos em 30 blocos, com dez cabines em cada. Além disso, 1.200 agentes farão a segurança do local no dia do desfile. Cinco postos médicos foram montados para atender as emergências.

A parada Momentos Mágicos Disney acontece ainda Vila Velha (ES), no dia 6 de dezembro; e em São Paulo, no dia 20.

G1 > Edição Rio de Janeiro

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Major Dilo pode passar de foragido a desertor

operação rolling stones

Major Dilo Pereira Soares Júnior. Foto: Divulgação

A situação do major Dilo Pereira Soares Júnior, acusado de ser um dos quatro chefes da milícia de Rio das Pedras,em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, pode piorar ainda mais. Lotado na Diretoria Geral de Pessoal da PM, e com a prisão preventiva decretada pela Justiça, o militar tem até quarta-feira para se apresentar , caso contrário será considerado desertor.

A deserção é crime previsto no Código Militar, com uma pena que varia de seis meses a dois anos de prisão.

Ontem, uma mulher que denunciou a milícia de Rio das Pedras deixou à favela, acompanhada de seus dois filhos. Escoltada por 20 policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), ela resgatou móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais que estavam em uma casa e se mudou do local. A mulher foi incluída no programa de proteção à testemunha.

Na terça-feira, durante a operação Rolling Stones, ela contou que os filhos recebiam ameaças constantes dos milicianos, e que já foram agredidos.

—Eu não dormia de jeito nenhum à noite. Estava vivendo com remédio controlado. Em Rio das Pedras, é o seguinte: eles ameaçam muito, está entendendo? Quando eles pegam, eles espancam. E vão espancando, espancando, espancando. Quando eles se cansam, aí eles matam — disse.

O serviço de inteligência da Draco revelou que aproveitou a escolta da testemunha para filmar suspeitos, que assistiram à mudança da testemunha. Até agora, nove pessoas acusadas de pertencer a milícia de Rio das Pedras já foram presas e outras 11 estão sendo procuradas.

Os integrantes da cúpula da milícia ainda foragidos são, além do major Dilo, o capitão PM Epaminondas Queiroz Medeiros Júnior, o PM Dalmir Pereira Barbosa e seu irmão, Dalmir Pereira Barbosa.

Caso de Polícia - Extra Online

PM fecha 'delivery' de drogas e prende três em São Paulo

São Paulo - A Polícia Militar (PM) prendeu na madrugada desta sexta-feira três pessoas acusadas de tráficos de drogas na rua São Roberto, bairro da Penha, Zona Leste de São Paulo. O bando realizava serviço "delivery" para universitários da região.

De acordo com a polícia, a ação aconteceu quando perceberam atitude suspeita de um motociclista que dirigia em alta velocidade.

Após perseguição, os PMs chegaram à residência usada pelo trio.
No local, foram apreendidos R$ 2 mil em dinheiro, 736 papelotes e 397 cápsulas de cocaína.

Kaio Viviano dos Santos, 18 anos, Karina Pereira da Silva, 23 anos, e Erick Abreu, 21 anos, foram autuados em flagrante por associação criminosa e tráfico de drogas.

O caso foi registrado no 10º Distrito Polícial (Penha).

O DIA ONLINE - BRASIL

Pai é preso por matar filha usuária de crack na Mangueira

POR VANIA CUNHA

Rio - O aposentado Flávio Lima de Souza, 65 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira, por policiais da 17º Dp (São Cristóvão), na localidade Buraco Quente, dentro do Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio.

Ele foi capturado 21 dias após ter dado uma facada, que resultou na morte de sua filha Denise Souza, 42 anos. Segundo a polícia, a vítima seria usuária de crack e seu pai não aceitava o fato de que o genro levou a filha para o caminho das drogas.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

LFlávio Lima de Souza, 65 anos, foi preso por esfaquear a filha, usuária de crack, no Morro da Mangueira. Foto: Severino Silva / Agência O Dia.

O eletrecista estava em um telefone público quando foi surpreendido pelos policiais. "Estava tentantando avisar a polícia que iria me entregar", contou ele. Em seu relato à polícia, o eletricista contou que não tinha a intenção de matar a filha. "Foi um acidente, uma fatalidade. Estou muito arrependido", disse Flávio, chorando ao lembrar do fato.

De acordo com o chefe de investigações Marco Antônio Carvalho, Flávio estava preparando um churrasco quando começou uma discussão com o genro, marido de Denise. "Eles começaram a brigar e o Flávio estava com uma faca de cozinha na mão.

A filha tentou apartar a briga do pai e do marido, mas acabou levando um golpe fatal no peito", informou o policial. "Eles brigavam sempre e o motivo era basicamente a questão da droga. Infelizmente, é mais um caso de família arrasada pelo poder destrutivo da droga", afirmou Carvalho.

O eletricista foi indiciado por homicídio. Como não foi preso em flagrante, ele poderá responder em liberdade.

O DIA ONLINE - RIO

Suspeito morre e PM é baleado durante tiroteio em Benfica

Três suspeitos foram presos durante a ação.
Com eles a polícia apreendeu quatro pistolas.

Do G1, no Rio

Um cabo da PM foi baleado e um suspeito morreu durante um tiroteio registrado nesta sexta-feira (27) em Benfica, no subúrbio do Rio.

Segundo a PM, os suspeitos estavam em um carro roubado quando se depararam com uma equipe do 22º BPM. Houve troca de tiros. Um suspeito foi baleado e morreu no local. Outro também foi atingido pelos disparos e foi socorrido no Hospital Souza Aguiar, no Centro.

Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde.
Outros dois suspeitos se esconderam em uma casa, mas os policiais foram ao local e conseguiram prender eles. A polícia apreendeu com os presos quatro pistolas.

O policial ferido foi socorrido no Hospital Central do Exército. Segundo a PM, ele está fora de perigo.

O caso foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso).

G1 > Edição Rio de Janeiro

Dois jovens ficam feridos após cair em cachoeira no Parque da Tijuca

Segundo bombeiros, eles teriam escorregado nas pedras.
Os dois foram levados para o Hospital Miguel Couto.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

Dois rapazes ficaram feridos no fim da tarde desta sexta-feira (27) em um acidente na Cachoeira dos Primatas, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Segundo o Corpo de Bombeiros, eles teriam escorregado nas pedras quando tomavam banho no rio, perto do Jardim Botânico, na Zona Sul.

Ainda de acordo com os bombeiros, sete pessoas faziam trilha na floresta quando resolveram tomar banho na cachoeira. Os militares foram acionados por amigos das vítimas.

Os dois foram levados para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Baixada Fluminense já enfrenta 48 horas sem energia

Ampla informou que trabalha para solucionar problemas.
Ainda não há previsão de quando fornecimento será restabelecido.

 

Os moradores da Baixada Fluminense já enfrentam 48 horas sem energia. Em Santa Cruz da Serra, município de Duque de Caxias, oito bombas d’água quebraram no momento do corte de energia.

Os moradores precisaram abrir os hidrantes para levar água para dentro de casa. “Ligo pra Aneel, eles falam pra ligar pra Ampla. Ligo pra Ampla, e eles me passam pra Aneel. E ninguém pode resolver. Eu sou um ser humano, e estou me sentindo um lixo”, contou a dona de casa Maria das Dores.

A Ampla, concessionária responsável pela área, informou que trechos de Caxias e Magé estão com problemas de fornecimento de luz. Segundo a concessionária, equipes estão trabalhando para solucionar os problemas de falta de energia.

A empresa informa ainda que a situação foi normalizada nas localidades de Imbariê e Saracuruna, em Duque de Caxias, além de Piabetá e Santo Aleixo, em Magé.

“Nós só temos o direito de pagar? E na hora de alguém atender nosso pedido?", disse a vendedora Cibeli de Oliveira.

Trechos de cinco bairros sem luz, informa Light

A Light informou que quatro bairros do Rio e um de Belford Roxo, na Baixada, enfrentam problemas de falta de energia no início da noite desta sexta.

Segundo a empresa, trechos de ruas de Guadalupe, Coelho Neto, Inhaúma e Barra da Tijuca, no Rio, e no bairro Nova Aurora, em Belford Roxo, registram problemas no fornecimento de energia.
Ainda de acordo com a Light, equipes da empresa solucionaram os problemas de falta de luz em Santa Cruz, Pedra de Guaratiba, Campo Grande e Jacarepaguá, na Zona Oeste; no Caju, na Zona Portuária; em Deodoro, no subúrbio; e em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Light será multada

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, afirmou, nesta sexta-feira, que a falta de energia ocorrida no Rio de Janeiro nos últimos dias vai gerar multa para a Light, e que o valor será estabelecido em duas semanas.

"Com certeza deve ter consequências para a empresa, mas isso é o menor problema. A empresa tem contrato e metas de qualidade a serem cumpridas e obviamente, quando não atinge, tem consequências", disse Hubner.

Fornecimento foi normalizado no Leblon

A concessionária informou que o fornecimento de energia foi restabelecido nos três prédios da Rua Dias Ferreira, no Leblon, na Zona Sul, às 11h35 desta sexta. Desde as 23h20 de quinta-feira (26), moradores estavam sem luz.

Segundo a empresa, o abastecimento está normalizado para os 135 clientes de trechos das ruas Rita Ludolf e Ataulfo de Paiva, interrompido devido a um defeito técnico na rede elétrica.

Em nota, a empresa informa que a interrupção de energia se iniciou às 23h20 e atingiu 2.918 clientes em trechos das Ruas Dias Ferreira, Visconde de Albuquerque, Rita Ludolf, General San Martin e Ataulfo de Paiva, no Leblon. Às 12h47, segundo a Light, 75% dos clientes estavam com o fornecimento restabelecido.

Geradores

Para que os moradores de três prédios da Rua Dias Ferreira, no Leblon, não ficassem mais um dia inteiro sem luz, a Light chegou a enviar para o local dois grupos de geradores.

A CET-Rio informou que desde que começou a faltar luz no bairro, por volta das 23h20, os sinais dos cruzamentos da Avenida Ataulfo de Paiva com Rua Rita Ludolf e com a Rua Aristides Espínola estavam apagados. O trânsito nestes locais estava sendo orientado por guardas municipais, segundo a CET-Rio.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Pro Matre suspende internações por problemas financeiros

Maternidade, localizada no Centro do Rio, realizava 300 partos por mês.
Prefeitura diz que vai ampliar capacidade em outras maternidades.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

A Maternidade Pro Matre, no Centro do Rio, anunciou na tarde desta sexta-feira (27) que suspendeu todas as internações na unidade. A decisão, segundo a direção do hospital, foi tomada devido a problemas financeiros. A Secretaria municipal de Saúde informou que vai ampliar a capacidade de atendimento em outras maternidades.

Médicos, que não quiseram se identificar, disseram que estão com medo de também perder o emprego, e que só na quinta-feira (26) receberam o salário referente a agosto. No fim da tarde desta sexta, em nota oficial, a Pro Matre confirmou as dificuldades financeiras.

No texto, a direção afirmou que há seis anos vem sofrendo interrupções nos pagamentos do Ministério da Saúde por serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e por isso “viu-se obrigada a interromper as internações na maternidade”. Segundo a direção, por enquanto, serão mantidos somente as consultas, exames e cirurgias ginecológicas.
O Ministério da Saúde informou que só vai se pronunciar depois que souber exatamente qual convênio teria sido firmado com a maternidade.

Grávidas sem atendimento

A maternidade, que é uma das mais tradicionais do Rio, costumava fazer 300 partos por mês. A decisão desta sexta-feira pegou de surpresa muitas grávidas, a maioria de baixa renda. Gestantes com consultas marcadas ficaram sem atendimento. Com muitas dores, a doméstica Vanda Souza, grávida de nove meses, foi da Penha, subúrbio, até a Praça Mauá, Centro, em vão:
“Fiz todinho o meu pré-natal aqui. Na hora do parto, que ele falou que era para ‘mim’ vir hoje, dia 27 [...] nada... Aí eu não sei como é que eu vou fazer”, reclamou a gestante, que foi orientada a procurar outro hospital.
A enfermeira Marta está entre os funcionários demitidos. E, segundo ela, sem explicações: “Ah, é muito triste, não só para mim, né? Como para essas mães que vão ficar aí... precisando de atendimento, né?”, disse.

Convênio com SUS

Na noite de quinta-feira (26), a Secretaria municipal de Saúde informou que foi comunicada pela direção da Maternidade Pro Matre sobre a interrupção da prestação de serviços para o SUS. De acordo com nota divulgada, a Pro Matre tinha um convênio de prestação de serviços com SUS no qual recebia pelos procedimentos realizados.

Ainda de acordo com a nota oficial, também havia um contrato onde a Secretaria de Saúde colocava recursos adicionais para os serviços da maternidade. No total, segundo a nota, a unidade recebe mensalmente cerca de R$ 500 mil.
Segundo nota divulgada, a secretaria adotou medidas para garantir à população os procedimentos que eram realizados pela unidade. O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (HMRG), em Acari, contará com mais 30 leitos obstétricos, com capacidade para a realização de 300 partos mensais.
Também foi feito convênio com o Hospital Escola da UFRJ, em Laranjeiras, que fará 120 partos por mês. A rede municipal também ampliará sua capacidade de atendimento nas maternidades.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Novo balanço da Light registra trechos de quatro bairros do Rio sem luz

Empresa informou que equipes estão nos locais.
Ainda não há previsão de quando fornecimento será restabelecido.

Do G1, no Rio

Wilton Junior/AGENCIA ESTADO/AE

Loja no Leblon, na Zona Sul do Rio, às escuras, durante novo apagão (Crédito: Wilton Junior/ Agência Estado)

A Light informou que quatro bairros do Rio enfrentam problemas de falta de energia no início da noite desta sexta-feira (27).

Veja retrospectiva da falta de luz no RJ

Segundo a empresa, trechos de ruas de Guadalupe, Coelho Neto, Inhaúma e Barra da Tijuca, no Rio, e no bairro Nova Aurora, em Belford Roxo, registram problemas no fornecimento de energia.

Ainda de acordo com a Light, equipes da empresa solucionaram os problemas de falta de luz em Santa Cruz, Pedra de Guaratiba, Campo Grande e Jacarepaguá, na Zona Oeste; no Caju, na Zona Portuária; em Deodoro, no subúrbio; e em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Já a Ampla informou que o temporal que atingiu o Rio na última quarta-feira (25) provocou a interrupção no fornecimento de energia em parte dos municípios de Duque de Caxias e Magé. De acordo com a concessionária, equipes estão trabalhando para solucionar os problemas de falta de energia.

A empresa informa ainda que a situação foi normalizada nas localidades de Imbariê e Saracuruna, em Duque de Caxias, além de Piabetá e Santo Aleixo, em Magé.

Fornecimento foi normalizado no Leblon

A concessionária informou que o fornecimento de energia foi restabelecido nos três prédios da Rua Dias Ferreira, no Leblon, na Zona Sul, às 11h35 desta sexta. Desde as 23h20 de quinta-feira (26), moradores estavam sem luz.

Segundo a empresa, o abastecimento está normalizado para os 135 clientes de trechos das ruas Rita Ludolf e Ataulfo de Paiva, interrompido devido a um defeito técnico na rede elétrica.

Em nota, a empresa informa que a interrupção de energia se iniciou às 23h20 e atingiu 2.918 clientes em trechos das Ruas Dias Ferreira, Visconde de Albuquerque, Rita Ludolf, General San Martin e Ataulfo de Paiva, no Leblon. Às 12h47, segundo a Light, 75% dos clientes estavam com o fornecimento restabelecido.

Geradores

Para que os moradores de três prédios da Rua Dias Ferreira, no Leblon, não ficassem mais um dia inteiro sem luz, a Light chegou a enviar para o local dois grupos de geradores.

A CET-Rio informou que desde que começou a faltar luz no bairro, por volta das 23h20, os sinais dos cruzamentos da Avenida Ataulfo de Paiva com Rua Rita Ludolf e com a Rua Aristides Espínola estavam apagados. O trânsito nestes locais estava sendo orientado por guardas municipais, segundo a CET-Rio.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Jornalista argentino, agredido na saída do Engenhão, acusa PM de omissão

Ele conta que foi espancado por um grupo de torcedores.
“Os policiais que estavam por ali sumiram de repente”, disse.

Do G1, no Rio

O jornalista argentino Leonel Plügel, 34 anos, disse nesta sexta (27) que foi espancado por um grupo de torcedores na saída do Engenhão, no subúrbio, domingo (20), depois do jogo Botafogo x São Paulo. Ele reclamou que os policiais nada fizeram para impedir a agressão, ocorrida do lado de fora do estádio.

“Em nenhum momento apareceu um policial para me socorrer, ou impedir que eles me agredissem. Alguns estavam circulando, aqueles da polícia montada, mas desapareceram de repente. É preciso melhorar a segurança nos arredores do estádio”, disse Leonel.

Ele contou que estava saindo do Engenhão, acompanhado de três amigos, quando um grupo correu em sua direção. Com o tumulto, cada um correu para um lado, mas ele teria caído e foi agredido com chutes, socos e pontapés.

Leonel afirmou que, mesmo sentindo muitas dores, conseguiu pedir ajuda a guardas municipais, que chamaram uma ambulância e depois o levaram para o Hospital Salgado Filho.

Nota da PM

Sobre as acusações de omissão dos policiais, a assessoria do comando-geral da Polícia Militar enviou a seguinte nota: “O comando do 3ºBPM (Méier) solicita ao jornalista que se dirija ao batalhão para fazer relato do fato.

Caso a vítima não tenha prestado queixa na delegacia o comandante o ajudará a fazer. Caso fique constatada ação indevida dos policiais será aberto um procedimento administrativo para apurar o fato.”

Leonel Plügel trabalha há cinco anos e meio no Brasil como free lancer para revistas, produtoras televisivas, agências internacionais e rádios da Espanha, Argentina e Itália. Atualmente, é correspondente da Rádio ADN Chile.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Ampla mantém lojas fechadas após atos de vandalismo em Caxias

POR MARIA INEZ MAGALHÃES

Rio - A Ampla informa que na tarde desta quinta-feira alguns clientes estiveram nas agências de atendimento da distribuidora localizadas em Saracuruna e Imbariê, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Os clientes buscavam informações sobre o atendimento de emergência da empresa em algumas ruas dos bairros, que permanecem sem energia por causa do forte temporal que ocorreu na noite de quarta-feira em todo o Estado do Rio. Alguns deles tentaram entrar na loja arrancando uma grade do portão da entrada.

Na tarde desta quinta, moradores promoveram um quebra quebra na substação da concessionária. Policiais Militares do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) local pediram reforço ao 15º BPM (Duque de caxias) que enviou mais PMs ao local.

A distribuidora esclarece que não está medindo esforços para solucionar o problema, aumentando o número de equipes de emergência para restabelecer o fornecimento o mais breve possível. No momento, as equipes estão trabalhando para normalizar a situação.

A empresa informa ainda que entende e reconhece o direito do cidadão em reclamar sobre seus direitos, mas lamenta qualquer ato de vandalismo. Em razão dos atos ocorridos nesta quinta-feira e por medida de segurança, as lojas de atendimento de Saracuruna e Imbariê permanecem fechadas para o atendimento e serão reabertas amanhã no horário normal.

O DIA ONLINE - RIO

Maternidade Pro Matre interrompe convênio com o SUS, diz prefeitura

Maternidade realizava, em média, 300 partos por mês.
G1 não conseguiu entrar em contato com a direção do hospital.

Do G1, no Rio

A Secretaria municipal de Saúde informou na noite desta quinta (26) que foi comunicada pela direção da Maternidade Pro Matre sobre a interrupção da prestação de serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O G1 não conseguiu entrar em contato com a direção do hospital na noite desta quinta.

De acordo com nota divulgada, a Pro Matre tinha um convênio de prestação de serviços com SUS no qual recebia pelos procedimentos realizados. Também havia um contrato onde a Secretaria de Saúde colocava recursos adicionais para os serviços da maternidade. No total, segundo a nota, a unidade recebe mensalmente cerca de R$ 500 mil.

Segundo nota divulgada, a secretaria adotou medidas para garantir à população os procedimentos que eram realizados pela unidade. O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (HMRG), em Acari, contará com mais 30 leitos obstétricos, com capacidade para a realização de 300 partos mensais.

Também foi feito convênio com o Hospital Escola da UFRJ, em Laranjeiras, que fará 120 partos por mês. A rede municipal também ampliará sua capacidade de atendimento nas maternidades.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Polícia faz operação para proteger família que vai testemunhar contra milícia

Ação ocorreu na tarde desta quinta (26) em Rio das Pedras.
Testemunhas procuraram a polícia durante operação na terça (24).

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

A polícia realizou uma operação nesta quinta-feira (26) em Rio das Ostras, na Zona Oeste do Rio, para garantir a mudança de uma família que resolveu testemunhar contra a milícia que age na região.

Na terça-feira (24), durante a operação contra a milícia de Rio das Pedras, uma mulher procurou os policiais. Ela contou que os filhos recebiam ameaças constantes, e que já foram agredidos.

“Eu não dormia de jeito nenhum à noite. Eu tava vivendo com remédio controlado. Porque lá é o seguinte: eles ameaçam muito, tá entendendo? Quando eles ‘pega’, eles ‘espanca’, e vão espancando, espancando, espancando. Quando eles se ‘cansa’, aí eles ‘mata’”, contou.

A família deve ser incluída no Programa de Proteção a Testemunhas, mas já tem segurança de policiais. Esta semana, a Secretaria de Segurança afirmou ter desarticulado a milícia que controlava Rio das Pedras

Na terça, nove suspeitos de integrar o grupo foram detidos, entre eles três PMs e o presidente da associação de moradores, Jorge Alberto Moretti, o Beto Bomba, acusado pela polícia de controlar a venda ilegal de segurança na comunidade. Onze suspeitos ainda estão foragidos, incluindo os chefes da quadrilha.

Nessa tarde, um carro de som e panfletos distribuídos na ruas convocavam moradores para um protesto contra a prisão de Jorge Alberto Moreti.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Sambista preso por não pagar pensão tem alvará de soltura, diz delegado

Oficial de Justiça, no entanto, ainda não chegou à delegacia.
Wander Pires foi detido após show na Barra da Tijuca.

Do G1, no Rio

Foto: Reprodução/TV Globo

O sambista Wander Pires foi preso por estar devendo pensão alimentícia (Foto: Reprodução/TV Globo)

O delegado Rafael Willis, da 16ª DP (Barra da Tijuca), informou nesta quinta-feira (26) que o sambista Wander Pires, preso por estar devendo pensão alimentícia, já conseguiu um alvará de soltura. Até as 18h, no entanto, o oficial de Justiça não tinha chegado à delegacia para que ele pudesse ser liberado.

Ainda de acordo com o delegado, Pires passou a noite sozinho na cela. O intérprete da Viradouro foi preso no final da noite de terça-feira (24), após gravação no Citibank Hall, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Os policiais chegaram durante a apresentação da escola de Niterói, mas esperaram o cantor encerrar sua participação para levá-lo à delegacia.

Segundo a advogada do sambista, Angélica Fraga, Wander Pires paga, ao todo, R$ 11.560 de pensão por mês para os quatro filhos de quatro esposas diferentes. Mas uma das guias de depósito teria sido paga com atraso, o que, segundo ela, teria gerado o pedido de prisão do cantor.

A advogada disse ainda que o intérprete enfrenta outros dois processos movidos por duas ex-mulheres, sendo um na 1ª Vara Cível e outro na 4ª Vara Cível. Angélica afirmou que uma das ex-mulheres cobra do cantor R$ 35 mil em pensões atrasadas.

Angélica diz que está tentando reduzir a pensão de sete para 2,5 salários mínimos. Segundo ela, Wander Pires não tem como pagar um valor tão alto de pensão. Ela diz que ele recebe salário de R$ 800 em carteira e faz eventos para complementar a renda.

G1 > Edição Rio de Janeiro

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Prisão para quem não assoprar

Condutor que se recusar ao teste do bafômetro pode ir preso. Alteração na lei foi aprovada na Câmara de Deputados

POR DIEGO BARRETO

Rio - O motorista que estiver visivelmente embriagado e se recusar a assoprar o bafômetro sofrerá multa, suspensão de carteira e poderá até ser preso. Esta é uma das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que começaram ontem a ser votadas ontem na Câmara dos Deputados.

A maioria das mudanças torna a lei mais rigorosa no combate à combinação álcool-direção. Parte do texto já foi aprovada pela Comissão de Viação e Transportes, que deve concluir a votação do projeto na semana que vem.

No Rio de Janeiro, desde que foram iniciadas operações Lei Seca, em 19 de março passado, até a última segunda-feira, dentre os 110.432 motoristas abordados, 6.576 se recusaram a passar pelo teste. Atualmente, quem não aceita ser examinado no bafômetro sofre uma sanção administrativa e tem a carteira de habilitação e o veículo retidos, além de pagar multa de R$957,70. Mesmo que esteja evidentemente alcoolizado, o motorista pode, porém, reaver a carteira em cinco dias e responde apenas a um processo administrativo no Detran-RJ. Esse condutor não responde criminalmente por beber embriagado.

O deputado Hugo Leal (PSC), que integra a Comissão de Viação e Transportes, explica que as mudanças vão evitar qualquer tipo de discussão em relação à lei. “Com as adequações no Código, o etilômetro (bafômetro) passa a ser citado na lei. Além disso, estamos incluindo o conceito de ar alveolar, que é o ar expelido pelo motorista durante o teste. O motorista com notórios sinais de embriaguez, mesmo sem passar pelo teste do bafômetro poderá ser encaminhando à delegacia e responder por crime”.

A previsão é de que o projeto de alteração do CTB vá a plenário na Câmara ainda este ano. Caso seja aprovado, seguirá para o Senado. “Nossa expectativa é de que a lei seja totalmente aprovada e esteja vigorando em março do ano que vem”, espera Hugo.

Contra zigue-zague de moto

Outros pontos do Código de Trânsito Brasileiro também deverão sofrer alteração. Está previsto que será proibido o tráfego de motocicletas pelos corredores entre veículos. Também deverão ser aumentados os valores das multas para motoristas que participam de rachas e para quem estaciona em vagas reservadas a idosos e deficientes. O tempo de habilitação provisória deverá ser ampliado de um para dois anos.

Ontem, o Detran-RJ divulgou o balanço final da megaoperação realizada no feriado de Zumbi, realizada entre os dias 16 e 23. Os agentes do órgão realizaram blitzes em 22 municípios do Rio.

A inadimplência do IPVA foi a causa de apreensão de 495 veículos. O não-uso do cinto de segurança, inclusive por ocupantes do banco de trás dos veículos, gerou 214 multas, no valor de R$ 127,69 cada.

O DIA ONLINE - RIO

Cinco mil cartões são roubados após tumulto na estação de Nova Iguaçu

Temporal interrompeu circulação no ramal de Japeri na noite de quarta.
Cartões precisaram ser cancelados através do número de série.

Do G1, no Rio

 

Cinco mil cartões eletrônicos foram roubados durante o tumulto na estação de trem de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na noite da última quarta-feira (25). De acordo com a SuperVia, passageiros revoltados com o atraso na circulação de trens no ramal de Japeri cometeram atos de vandalismo.

Uma falha no sistema de sinalização causou a paralisação de meia hora no ramal, entre as estações de Nova Iguaçu e Japeri.
Segundo a SuperVia, as bilheterias da estação foram invadidas por um grupo que saqueou os cartões. Ainda segundo a empresa, os cartões foram imediatamente cancelados, através do número de série.
A empresa pede que os usuários não comprem cartões eletrônicos de nenhuma pessoa, já que esses podem ser roubados e não terão valor algum.
Na noite de quarta, por causa dos tumultos, a estação chegou a ser fechada. A SuperVia informou que o problema nos trens foi causado pela ventania e pelo temporal que caiu no Rio, e atingiu alguns pontos da rede.
A estação foi reaberta às 4h da manhã desta quinta-feira (26), sob reforço de policiais. Segundo a SuperVia, a circulação de trem está normal.

Tumultos na estação de Mesquita

Também foram registrados tumultos na estação de Mesquita. De acordo com a assessoria da SuperVia, os funcionários da estação conseguiram conter os tumultos e não houve maiores prejuízos.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Trechos de cinco bairros ainda sofrem com falta de luz, diz Light

Temporal da noite de quarta-feira (25) atingiu Rio e Baixada Fluminense.
Concessionária diz que problemas ainda são reflexos normais da chuva.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Foto: Reprodução / TV Globo

Chuva atingiu a orla do Rio nesta quarta (25) e deixou vários trechos de bairros sem luz (Foto: Reprodução / TV Globo)

Embora a Light informe que o fornecimento de energia foi restabelecido de maneira geral nos bairros do Rio e nos dois municípios da Baixada Fluminense, interrompido pelo temporal do início da noite de quarta-feira (25), moradores de alguns bairros sofrem com falta de luz.

Considerados casos de rotina depois de um temporal - por causas de danos na rede provocado por quedas de galhos de árvores, rompimentos de cabos e inundação de caixas subterrâneas - trechos de bairros como Ilha do Governador, Ramos, no subúrbio, Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Vidigal, na Zona Sul, estão sem energia, na manhã desta quinta-feira (26).

A Light informa também que o fornecimento de energia ainda não foi totalmente restabelecido num pequeno trecho da Rua Real Grandeza, em Botafogo, na Zona Sul.

Moradores da Tijuca, na Zona Norte, Vaz Lobo e Vicente de Carvalho, no subúrbio, e Jardim Botânico, na Zona Sul, reclamam que estão sem energia na manhã desta quinta-feira.

De acordo com a Light, se tratam de problemas pontuais e não necessariamente foram causados por causa da chuva. A concessionária informa que equipes técnicas estão neste locais.

Ampla diz que falta luz em três locais em Caxias

De acordo com concessionária Ampla, que fornece energia para parte da Baixada Fluminense e para o interior do estado, pelo menos três localidades do município de Duque de Caxias, ainda estão sem luz por conta dos problemas provocados pelo temporal de quarta-feira (25).

Técnicos da Ampla estão trabalhando para restabelecer o abastecimento em Santa Cruz da Serra, São Judas Tadeu e Jardim Anhangá.

Serviço normalizado em dez bairros do Rio e na Baixada

Ainda segundo a Light, o fornecimento de energia de uma forma geral foi restabelecido durante a madrugada desta quinta-feira (26), nos bairros do Rio e nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

De acordo com a empresa, o serviço foi normalizado por volta das 3h.

Quatro bairros sem luz

Segundo a Light, às 2h desta quinta-feira (26), trechos de quatro bairros do Rio ainda estavam sem luz por causa da chuva que atingiu o estado no início da noite de quarta (25). De acordo com a concessionária, partes dos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também estavam às escuras.

Segundo a Ligth, pontos isolados dos bairros Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá (ambos na Zona Oeste), Jardim Botânico (Sul) e na Ilha do Governador (Norte) estavam sem energia.

O fornecimento teria sido interrompido por causa do forte vento, que provocou queda de galhos sobre a rede elétrica.

G1 registra falta de luz na Gávea

Além dos bairros citados pela Light, a reportagem do G1 registrou falta de luz também na Gávea, na Zona Sul do Rio. No entanto, o bairro não foi citado no balanço da concessionária.

Na terça-feira (24), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a Light teria 48 horas para prestar informações sobre as causas do apagão registrado em parte do Leblon, Ipanema e na Lagoa, Zona Sul, na segunda (23). Cerca de 12 mil clientes foram atingidos com a falta de luz.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Casal morre atropelado na Avenida Brasil

Uma das faixas está interditada, mas o fluxo de veículos segue normal.
O carro e os corpos estão no local, e aguardam a perícia.

Do G1, no Rio

Duas pessoas morreram atropeladas na Avenida Brasil, na pista sentido Centro do Rio, na manhã desta quinta-feira (26). As informações são do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE).

A vítimas foram identificadas como Ulisses dos Santos Marinheiro, de 26 anos, e Glaucia Araújo de Oliveira, também de 26 anos.

Segundo o BPVE, elas foram atingidas por um Palio na altura de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. O carro e os corpos estão no local, e aguardam a perícia.

Ainda segundo o BPVE, uma das faixas está interditada, mas o fluxo de veículos segue normal.

G1 > Edição Rio de Janeiro

domingo, 22 de novembro de 2009

Pesquisa revela que cariocas traem com o parceiro de colegas

Amigos da Onça

por Ana Carolina Torres

A grama do vizinho é realmente mais verde? Para muitos cariocas, sim.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) com 200 pessoas, com idades entre 18 e 64 anos, mostrou que um número considerável admite a traição com parceiros de amigos ou amigas.

As mulheres comprometidas tiveram destaque: 34% delas admitiram já terem pulado a cerca com namorados de amigas.

Já entre os homens, os não comprometidos são os mais perigosos: 39% dizem já ter conquistado companheiras de amigos.

Mesmo quem ainda não pulou o muro mostrou que não está imune aos encantos do namorado da amiga — ou vice-versa.

Entre as mulheres, 32% confessaram ter algum tipo de interesse nos namorados das amigas.

Os homens ficaram um pouco atrás: 22% deles também sentem atração pelas parceiras dos amigos.

Pesquisa sobre fidelidade entre homens e mulheres. Foto: Extra

— A gente já sabia que o resultado da pesquisa seria esse por experiência — disse o diretor-presidente do IBPS, Geraldo Tadeu Moreira Monteiro.
Pesquisadora responsável pelo estudo, Andréa Sacco lembrou da reação dos entrevistados que, de acordo com ela, foram as mais diversas possíveis.

— Apesar do anonimato, teve gente com vergonha de responder, escondiam o papel do questionário para que o entrevistador não lesse o que ela estava escrevendo. Já outros faziam questão de contar, com orgulho, sobre esse comportamento — contou Andréa.
Segundo ela, essa foi a pesquisa mais polêmica da qual já participou:

— Do ponto de vista da abordagem do entrevistado, com certeza. Muitas vezes a garantia do anonimato não estava deixando as pessoas à vontade para falar sobre um tema tão delicado.
A pesquisa também levantou a preferência quanto ao aspecto físico dos alvos em potencial. Neste quesito, eles e elas dividem as atenções entre diferentes partes do corpo. Para a mulherada, os altos são os mais atraentes, seguidos por aqueles que têm os olhos bonitos. Já os homens não desistem da preferência nacional: o bumbum. Eles citaram ainda rostos bonitos como outro fator fundamental.

Pesquisa sobre fidelidade entre homens e mulheres. Foto: Extra

No que se refere ao comportamento do parceiro ou parceira, elas ficam de olho nos homens educados, simpáticos e extrovertidos. Eles, porém, desejam as sinceras, as inteligentes e as educadas. E, na hora da sedução, ambos os sexos concordam que o olhar é muito importante. Para elas, ele tem que vir acompanhado do modo de falar. E eles levam em consideração também o sorriso.

Casos de Cidade - Extra Online

Detentos da casa de Custódia de Magé mantêm quatro agentes como reféns

POR LUARLINDO ERNESTO

Rio - Os presos da Casa de Custódia de Magé mantêm quatro agentes penitenciários como reféns, após uma tentativa de fuga, no início da tarde deste domingo.

Os dententos exigem garantias da direção da casa e do governador, de que não serão castigados pela tentativa de fuga.

Por telefone, O Dia conseguiu contato com alguns dos internos e ainda falou com dois dos reféns, os agentes penitenciários Alves e Silva.

Os dois guardas disseram que estão sem ferimentos, que não foram agredidos ou feridos, mas informaram que a situação é tensa.

Familiares dos presos estão telefonando para jornais e emissoras de rádios e televisões avisando da rebelião.

Bope chega à Casa de Custódia de Magé

Equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Corpo de Bombeiros chegaram à Casa de Custódia Romero Neto, em Magé, na Baixada Fluminense, por volta das 16h10m deste domingo.

O diretor operacional da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) também estaria na unidade. Detentos estão rebeleados desde o meio-dia. O motivo seria uma tentativa de fuga frustrada.

Policiais socorrem preso ferido na Casa de Custódia de Magé

Um carro da Polícia Militar deixou a Casa de Custódia Romero Neto, em Magé, com um preso ferido, por volta das 16h deste domingo. Desde o meio-dia, os detentos da unidade estão rebelados.

Eles fizeram quatro agentes reféns. Um deles teria sido baleado no braço. Ainda não há informações sobre os motivos do motim.

Parentes dos presos estão desesperados em busca de notícias sobre a situação na casa de custódia.

O DIA ONLINE - RIO

‘A água desceu e carregou todos’, diz parente de menina morta em cachoeira

Gabriella Batista Guedes, de 10 anos, será enterrada em Petrópolis.
Banhistas foram pegos de surpresa em Guapimirim.

Do G1, no Rio

Gabriella Batista Guedes, de 10 anos, que morreu na tarde de sábado (21), após ser arrastada por uma cabeça d’água numa cachoeira em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio, será enterrada em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, onde morava. A menina estava no local com amigos da família.

“De repente a água desceu e carregou todos que estavam no local. Infelizmente ela não pôde ser salva”, contou Jorge, que estava na estrada com os pais de Gabriella quando receberam a notícia do acidente: "É difícil calcular o tamanho da dor". 

Segundo ele, cerca de 15 pessoas estavam na cachoeira localizada no bairro de Barreira, em Guapimirim, no começo da subida da serra de Teresópolis, no momento da enxurrada. Um médico morador da região teria prestado os primeiros socorros, mas a menina não resistiu.

“Era uma menina alegre, carinhosa demais”, contou Jorge, que foi ao Instituto Médico Legal de Itaboraí, na Região Metropolitana, para liberar o corpo da criança. “Os pais não estavam em condições de fazer isso”.

Segundo o IML, Gabriella será enterrada no Cemitério Municipal de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A hora, no entanto, ainda não confirmada.

Sete mortes em 2008

Em março de 2008, sete pessoas morreram após uma tromba d’água elevar o nível das águas de uma cachoeira no Rio Soberbo, também no município de Guapimirim.

Na ocasião, havia muitas pessoas no local, que foram pegas de surpresa.

G1 > Edição Rio de Janeiro

sábado, 21 de novembro de 2009

Morre o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta

São Paulo - Morreu no final da noite desta sexta-feira o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, aos 63 anos, segundo confirmou o Hospital Sírio Libanês neste sábado.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, às 10h deste sábado será realizada uma entrevista coletiva com a presença da família, onde serão dados mais detalhes. A mulher de Pitta, Rony Golabek, teria passado a noite no hospital.

Celso Pitta fez uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno em janeiro deste ano, sendo submetido a quimioterapia no hospital, posteriormente.

Pitta foi prefeito de São Paulo de 1997 a 2000 e teve a gestão marcada por uma série de denúncias. Era afilhado político de Paulo Maluf (PP) e tentou duas vezes ser deputado federal pelo PTB, sem sucesso.

O DIA ONLINE - BRASIL

Preso 'Chapoca', chefe do tráfico do Complexo da Maré

Rio - Policiais militares do 22º BPM (Maré) prenderam, na manhã deste sábado, Bruno dos Santos, traficante conhecido como "Chapoca", considerado o líder do tráfico de drogas do complexo de favelas da Maré. "Chapoca" virou chefe na comunidade depois que seu amigo "Facão", de quem era o braço direito, foi preso e mandado para um presídio fora do Estado.

Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

'Chapoca' é apresentado na 37ª DP (Ilha do Governador) | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Com o auxilio de uma denúncia anônima, policiais prenderam o traficante em uma casa na Vila dos Pinheiros. O criminosos foi preso com uma pistola 9 mm e não reagiu a prisão.

Ele foi apresentado na 37ª DP (Ilha do Governador).

O DIA ONLINE - RIO

TJ-RJ autoriza transferência de sete presos para presídio federal de segurança máxima

Criminosos estariam envolvidos na invasão do Morro dos Macacos
Rio - O Tribunal de Justiça do Rio autorizou a transferência de sete presos para um presídio federal de segurança máxima, por solicitação da Secretaria de Segurança Pública.

Wilson Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha;

Levi Batista da Penha, o Baby;

Odir dos Santos, o Odir da Vila do João;

Marcelo Fonseca de Souza, o Marcelo Xará;

Bruno da Silva Loureiro, o Coronel;

Marcio Batista da Silva, o Dinho Porquinho,

e Marcos Marinho dos Santos, o Chapolim;

são acusados de terem envolvimento  com a tentativa de invasão do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, no dia 17 de outubro.

A data ainda não foi confirmada pela Secretaria de Segurança.

O DIA ONLINE - RIO

Menina morre após ser arrastada por cabeça d’água em Guapimirim

Grupo de banhistas foi surpreendido em cachoeira.
Não há registro de outros desaparecidos ou feridos na região.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Uma menina de 10 anos morreu na tarde desde sábado (21), após ser arrastada por uma cabeça d’água que surpreendeu um grupo de banhistas numa cachoeira no bairro de Barreira, em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio. Bombeiros do quartel de Magé ainda tentaram fazer reanimação, mas a vítima não resistiu.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Magé, a cachoeira fica no começo da subida da serra de Teresópolis e o nível da água ainda está acima do normal. Não há, até o momento, registro de outros desaparecidos ou feridos na região. Ainda de acordo com os bombeiros, a menina estaria acompanhada de amigos da família.

Sete mortos em 2008

Policiais do 34º BPM (Magé) também foram ao local. De acordo com o batalhão, havia a informação de que outras pessoas estariam ilhadas na região, o que não teria sido confirmado.
Em março de 2008, sete pessoas morreram após uma tromba d’água elevar o nível das águas de uma cachoeira no Rio Soberbo, também no município de Guapimirim. Na ocasião, havia muitas pessoas no local, que foram pegas de surpresa.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Feridos em Duque de Caxias têm alta de hospital

Policial militar foi morto em frente à sua casa.
Irmão de PM e menino de 11 anos estavam entre os feridos.

Do G1, no Rio

 

Os quatro feridos na noite de sexta-feira (20) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense – quando o policial militar Diogo Moura de Souza, de 26 anos, foi morto a tiros em frente à sua casa – já tiveram alta do Hospital Moacyr Rodrigues do Carmo. A informação é da assessoria de imprensa da prefeitura do município.

Entre os feridos estava Pedro Paulo Laer, de 11 anos, e Rodrigo Moura de Souza, de 30 anos, irmão de Diogo, que também é PM. Os outros feridos que tiveram alta são Orlando de Souza Ramos, que não teve a idade divulgada, e Paulo Sérgio de Azevedo, de 20 anos.

PMs estavam de folga

O crime ocorreu na noite de sexta-feira (20). Segundo informações da assessoria da PM, testemunhas contaram que os disparos foram efetuados por criminosos dentro de um carro. Tanto Diogo quanto seu irmão estavam de folga.

O caso foi registrado na 59ª DP (Duque de Caxias).

Ônibus incendiado

Também na noite de sexta, um ônibus da viação Flores foi incendiado na Avenida Presidente Kennedy, também em Duque de Caxias. Segundo informações iniciais, não houve feridos.

G1 > Edição Rio de Janeiro

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Travesti brasileira morre após escândalo sexual na Itália

Roma (Itália) - A travesti brasileira Brenda, 32 anos, foi encontrada morta queimada em um porão na Due Ponti, em Roma, após um incêndio na madrugada desta sexta-feira. A Polícia Científica afirma que o corpo estava parcialmente despido, com uma garrafa de uísque e sem sinais de violência. A brasileira teria mantido relações com Piero Marrazzo, ex-governador da região do Lácio, demitido após um escândalo sexual envolvendo Brenda e outro brasileiro homossexual, identificado como Natalie. As informações são do La Repubblica.

Em 23 de outubro, quatro policiais foram presos suspeitos de chantagear o então governador com um vídeo em que o político apareceria com Natalie, gravado em julho. De acordo com a reportagem, o governador afirmou após a divulgação do caso que também se encontrava com Bianca. No dia 27, Marrazzo renunciou ao cargo.

Segundo o jornal, foram encontradas no prédio na Due Ponti malas prontas para viagem. Amigos da vítima disseram ao Repubblica que ela pretendia voltar ao Brasil. "Eles a mataram, não sei quem (...) a polícia não tem feito nada", disse à reportagem um travesti identificado como Barbara.

O jornal diz que a brasileira já teve casos de transtornos de saúde. Em 8 de novembro, o homossexual teria se envolvido em uma briga e foi levado a um hospital. Supostamente alterado pelo consumo de álcool e pelos ferimentos, teria ameaçado os médicos e funcionários com uma tesoura e feriu seu braço.

O Repubblica afirma também que a brasileira é testemunha em uma investigação sobre o político do governo do Lácio e havia sido ouvida pelo Ministério Público de Roma. A apuração tentaria descobrir se havia outro vídeo envolvendo o ex-governador.

De acordo com a reportagem, a brasileira é o segundo homossexual envolvido com o ex-governador que morre. Em setembro, Gianguarino Cafasso, que seria traficante, sofreu uma overdose de cocaína.
As informações são do Terra

O DIA ONLINE - MUNDO

Comandante-geral da PM critica blogueiros e twitteiros

por Guilherme Amado

Críticas

Comandante da PM em exercício, coronel Álvaro Garcia. (No fundo da foto, à direita)

Críticas disparadas em direção a blogueiros e twitteiros marcaram o discurso de Álvaro Garcia (em segundo plano, na foto de Cléber Júnior), comandante-geral da PM em exercício, na posse do tenente-coronel Sérgio Luiz Mendes Afonso (no primeiro plano), que assumiu nesta quinta-feira o 15º Batalhão de Polícia Militar, em Caxias, no lugar do tenente-coronel Roberto Alves de Lima, exonerado do comando no último dia 13 de novembro. Ele caracterizou como "covarde" a atitude de pessoas que criticam a corporação sem se identificar:

- Não vamos nos deixar levar por esses covardes que tentam macular a nossa imagem. Eles ficam atrás de blogs ou Twitters, mas, se fossem corajosos, falariam em público e não por meio de denúncias apócrifas. Não deixeis cair em tentação. Não deixeis vos levar por aqueles que não mereciam estar aqui - criticou Garcia.

O tenente-coronel Roberto Alves de Lima foi transferido para a Direção Geral de Pessoal, a DGP. Sua relação com a cúpula da Secretaria de Segurança foi prejudicada por sua participação em movimentos de reinvidicação por melhores condições de trabalho.

Em agosto, ele balançou no cargo, após comparecer a uma passeata por aumento de salário, na orla de Ipanema. O tenente-coronel comentou esses episódios:

- Em 2008, participei de movimentos de reivindicação salarial porque acredito que, nas leis, temos que fazer valer nossos direitos. Somos profissionais de segurança pública. Ninguém sai de casa para vir para cá brincar de ser policial. Fazemos um profícuo trabalho pela sofrida sociedade de Duque de Caxias - defendeu.

*Diferentemente do que foi publicado anteriormente, a crítica aos blogueiros e twitteiros não foi feita pelo tenente-coronel Sérgio Luiz Mendes Afonso, mas sim pelo comandante-geral da PM, Álvaro Garcia. O blog pede desculpas ao coronel pela troca.

Caso de Polícia - Extra Online

Morre no Rio Herbert Richers

Ele vai ser velado na capela 1 do Memorial do Carmo.
O corpo do produtor de cinema deve ser cremado no sábado (21).

Do G1, no Rio

 

Morreu nesta sexta-feira (20) o produtor de cinema Herbert Richers. Conhecido pela frase “versão brasileira Herbert Richers”, dita nos filmes dublados na TV, o produtor vai ser velado esta tarde no Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio, e será cremado no sábado (21).

Ele estava internado desde o último dia 8 na Clínica São Vicente, na Zona Sul da cidade. Ele sofria de problemas nos rins.

Herbert tinha 86 anos e nasceu em Araraquara, no interior de São Paulo e começou a produzir filmes em meados dos anos 50. Foram cerca de 60 filmes ao longo de sua carreira.
Ainda nos anos 50 fundou a empresa que leva seu nome e começou na distribuição de filmes. Mais tarde, ela se transformou numa das pioneiras na dublagem Brasil e ainda hoje é uma das maiores no ramo no país.

Twitter

No Twitter, o diretor José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, fez uma homenagem ao produtor. "Hoje se foi uma parte da história da TV brasileira... Nos deixou Herbert Richers, considerado o dono do melhor estúdio de dublagem do mundo", escreveu ele.
A morte de Richers também foi comentada na internet pelo apresentador Luciano Huck.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Clima de guerra volta a deixar moradores em pânico na Tijuca

Tiroteios entre traficantes rivais assustaram moradores do bairro na madrugada desta sexta-feira. Um homem morreu e dois foram presos após trocarem tiros com a polícia. Algumas famílias abandonaram suas casas, com medo de balas perdidas

POR CHARLES RODRIGUES

Rio- Intensos tiroteios entre traficantes rivais voltaram a deixar moradores da Tijuca em pânico, na madrugada desta sexta-feira. O clima de guerra, que aterroriza o bairro da Zona Norte desde o início da semana, tem feito algumas famílias abandondarem suas casas, com medo de serem alvos de balas perdidas. Segundo a PM, traficantes do Morro do Borel tentaram invadir os Morros da Formiga e Casabranca.
No início da madrugada, um suposto bandido morreu, dois foram presos e um detido, após uma troca de tiros com policiais do 6º BPM (Tijuca), na Rua Medeiros Pássaro, em um dos acessos ao Morro da Formiga. Segundo os PMs, os bandidos estavam em três veículos , sendo dois Corsas, um preto e um prata, além de uma motocicleta, e teriam desobedecido a ordem de parar. Dois outros criminosos, que foram baleados na ação, conseguiram fugir em direção ao morro.       

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Policiais patrulham um dos acessos ao Morro da Formiga, na Tijuca | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Ainda de acordo com a PM, os veículos faziam parte de um "bonde" de criminosos, oriundos do Morro do São Carlos, que pretendiam levar armas e comida para traficantes no Morro da Formiga. Os dois carros foram apreendidos. Um deles, um Corsa preto, foi atingido por vários disparos de fuzil. Dois bandidos foram presos após arrombar o portão e tentar invadir uma residência.        
Dentro do Corsa preto foram apreendidos um revólver calibre 38, duas munições intactas de calibre 38, 125 munições de pistola 380 e oito munições de calibre 12 e uma base para fuzil. O homem que foi baleado morreu após dar entrada no Hospital do Andaraí.

Segundo a polícia, os dois presos foram autuados por roubo de carro, tentativa de homicídio, associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas. O proprietário do Corsa prata, que foi obrigado pelos criminosos a dirigir o carro em direção ao Morro da Formiga, prestou depoimento na delegacia e foi liberado. O caso foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel), delegacia Central de Flagrantes.

Famílias em pânico abandonaram suas casas  
Além de provocar pânico, o clima de guerra no bairro tem mudado a rotina dos moradores da Tijuca. No início da madrugada desta sexta-feira, algumas famílias abandonaram as suas casas, temendo serem alvos de balas perdidas. Trabalhadores de rua e motoristas evitam passar pela Rua Conde de Bonfim, durante os tiroteios. Comerciantes estão fechando as portas mais cedo e algumas escolas cancelaram as aulas noturnas.        

"Ninguém dorme tranquilo com esse tiroteio. Estamos assustados. Levei meus dois filhos e a minha mulher para casa de parentes, até que a paz volte à Tijuca", ressaltou o pedreiro I., de 42 anos, que mora em dos acessos ao Morro da Formiga.

Já um outro morador, que preferiu não ser identificado, cobrou das autoridades uma ação conjunta de segurança para acabar com terror imposto pelos bandidos aos moradores da Tijuca.  "Os nossos governantes precisam fazer alguma coisa para acabar com essa pouca vergonha. Estamos reféns dos bandidos. Os criminosos estão fortemente armados e colocando em risco o cidadão de bem", protestou.

Durante o tiroteio, o auxiliar de reboque Osmar da Silva, de 22 anos, se protegeu atrás do caminhão, temendo ser alvo de balas perdidas. "Parece uma guerra", gritava Osmar, em meio ao disparos.

O DIA ONLINE - RIO

Policial mata homem armado que ameaçava banhistas no Arpoador

POR MARIA INEZ MAGALHÃES

Rio - Policiais Militares do 23º BPM (Leblon) foram acionados na tarde desta sexta-feira por barraqueiros da praia do Arpoador, que reclamavam da presença de um homem armado com um canivete ameaçando os banhistas. O Grupo de Ações Táticas (GAT) foi até o local e constatou a denúncia.

Foto: André Mourão / Agência O Dia

PM reforça o policiamento no local no fim da tarde | Foto: André Mourão / Agência O Dia

Na abordagem, o policial foi atacado e atirou contra o criminoso. João Maria Ferreira, de 25 anos, foi atingido e socorrido no Hospital Miguel Couto, mas não resistiu aos ferimentos. Testemunhas confirmaram que o Policial Militar foi atacado.

A ocorrência foi registrada na 14º DP, onde foi constatado que contra o criminoso havia mandado de prisão.

O DIA ONLINE - RIO

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Pai joga filho e em seguida se atira de prédio em SP, diz polícia

Leonardo Guandeline, O Globo

O gerente de vendas ligou para a mãe e chefe antes de jogar o filho do prédio e se atirar em seguida - Reprodução/TV Globo

SÃO PAULO - A Polícia Militar confirmou que eram pai e filho o homem e o menino que morreram após caírem de um prédio localizado na Rua Correia de Lemos, na Chácara Inglesa, no bairro da Saúde, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta quarta-feira. O homem foi identificado como Cássio Rodrigues, de 30 anos, consultor de vendas, e a criança era Pedro Branco Couto Rodrigues, de 2 anos e 9 meses. A queda aconteceu do solarium do bloco A do condomínio, que fica acima do 18º andar. A polícia investiga o caso e trabalha com a hipótese de homicídio seguido de suicídio - o pai jogou o filho e pulou em seguida - já que uma testemunha, colega de Cássio, confirmou ter ouvido um barulho e, logo depois, ter visto o consultor de vendas em queda livre. Após 4 anos juntos, Cássio estava separado da mãe da criança, a médica Kátia Regina Dias Couto, desde março deste ano, e não morava com a ex-companheira e o filho.

O consultor de vendas havia telefonado para a mãe, Regina Imaculada de Souza, de 50 anos, por volta de 8h30m, duas horas antes da queda, com tom de despedida. Instantes depois ligou para o chefe. Segundo boletim de ocorrência feito no 16º Distrito Policial de Vila Clementino, para a mãe, Regina Imaculada de Souza, de 50 anos, Cássio ligou chorando e pedindo desculpas "por algo que eventualmente ele tivesse feito e causado sofrimento a ela". Para o chefe, Arthur de Ávila Rezende, telefonou, também chorando, pedindo para que ele agradecesse ao dono do escritório onde trabalhava por tudo que tinha feito por ele.

Após receber a ligação, o chefe e um colega de trabalho, identificado como Ronaldo Aparecido Bazan, foram até casa dos pais de Cássio, localizada no município de São Caetano do Sul, no ABC paulista, onde o consultor estava morando desde a separação da mulher. Chegando lá, Cássio não estava e o grupo, incluindo a mãe dele, foi até o prédio onde a criança morava com a mãe, na Saúde. Ao chegarem no edifício, a mãe de Cássio e os colegas de trabalho foram recebidos pela babá da criança, Neidiane de Souza, de 17 anos, dizendo que Cássio havia sumido com o menino.

O grupo então começou a procurar pai e filho no condomínio. Segundo o boletim de ocorrência, o colega de trabalho Ronaldo Bazan ouviu um barulho muito forte no jardim do prédio. Era a criança que havia caído. O colega ainda viu Cássio em queda livre, em seguida. Segundo a polícia, antes de cair no jardim, o menino chegou a tocar na cerca elétrica do prédio. O pai caiu sobre o jardim.

Pedro tinha apenas 2 anos e 9 meses - Reprodução/TV Globo

Segundo a mãe de Cássio, o filho bebia até o ano passado, quando parou a pedido da mãe da criança. Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, Regina Imaculada disse que o filho lamentava a separação e que "os amores da vida dele eram a mulher e o filho". Após a separação, mesmo tendo entrado para uma igreja, Cássio andava depressivo, segundo a mãe contou aos policiais. Ainda de acordo com o boletim, o casal havia tido uma briga em março deste ano, que culminou na saída dele do apartamento onde o casal vivia. Essa discussão, seguida de agressão física, foi testemunhada e apartada por um investigador de polícia vizinho do apartamento.

De acordo com a Polícia Militar, a perícia técnica encontrou no apartamento de número 52, do 5º andar do bloco B, onde o menino morava com a mãe, veneno de rato, o popular chumbinho. A substância estava na pia da cozinha do imóvel. Segundo o tenente PM Leandro Verardino, ao lado do chumbinho, foram encontrados dois copos.

- A perícia informou que foi encontrado veneno de rato na pia da cozinha do apartamento. No entanto, somente os peritos vão saber dizer se o produto foi ingerido pelas vítimas - diz o tenente.

Segundo André Nadas, morador do condomínio, o acidente por volta das 10h30m. A queda ocorreu no prédio que dá frente para a rua. De acordo com a PM, pai e filho morreram antes da chegada do socorro médico. Cássio, segundo apuraram os policiais, chegou ao local por volta das 10h e teria trazido o veneno de rato. Ele subiu até o apartamento onde Neidiane de Souza estava com a criança e teria dito à babá que levaria o filho para um banho de sol.

Ambos saíram em seguida e o pai teria batido a porta do apartamento, provocando reação de estranheza em Neidiane, que estava na lavanderia do apartamento. Apesar de estar separado da mulher há pelo menos um ano e não morar no condomínio, o homem tinha livre acesso ao edifício, segundo vizinhos. Segundo o boletim de ocorrência, o pai costumava visitar o filho quando a mãe saía para trabalhar em um hospital também na zona sul da capital paulista.

A babá disse aos policiais que não viu se o pai ingeriu o chumbinho ou deu o veneno para a criança. A mulher ficou no apartamento quando o pai levou a criança para o solarium até a chegada dos colegas e da mãe de Cássio.

- Eu saí para levar minha filha para a escola e quando voltei vi algo como um pacote grande caindo e um estrondo muito forte. Parecia que tinham jogado um televisor gigante do prédio, mas não deu para identificar o que era por causa do sol. Quando entrei, vi os corpos no jardim. O menino tinha ferimentos no rosto e o pai, que não tinha muitos ferimentos, já parecia morto - disse Nadas.

Nadas disse que conhecia as vítimas apenas de vista e não sabia de qualquer desavença entre o casal.

No carro de Cássio, um Pálio, policiais encontraram um notebook e um pen drive. Ambos os equipamentos, junto de um celular encontrado no bolso do consultor de vendas e R$ 32 reais que estavam na carteira de Cássio foram apreendidos. O material será periciado.

Caso semelhante

O mesmo distrito policial que investiga o crime na Chácara Inglesa também apurou um caso semelhante este ano. No dia 22 de abril, o advogado e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e o filho dele foram encontrados mortos em um apartamento na Avenida Senador Casemiro da Rocha, em Vila Clementino, bairro de classe média alta, na zona sul de São Paulo.

Os corpos de Renato Ventura Ribeiro, de 39 anos, e do filho, de 5 anos, foram achados por uma faxineira. Segundo a polícia, ambos estavam baleados na cabeça. O advogado estava com uma arma na mão.

Para a polícia, Ribeiro se matou depois de assassinar o filho, porque perdera na Justiça, dez dias antes, o pedido de guarda do menino. A criança morava com a mãe, a advogada Fabiane Húngaro Menina.

Extra Online