sexta-feira, 2 de julho de 2010

Imagens mostram feira de drogas na Cidade de Deus

Segundo a Secretaria de Segurança, flagrante foi feito pela PM em maio. Vídeo foi divulgado nesta sexta pelo jornal O Globo.

Do RJTV

 

Imagens gravadas numa feira de drogas a céu aberto na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, foram feitas pela polícia há mais de um mês como parte de uma investigação. A informação foi dada pela Secretaria de Segurança em nota à imprensa, após a divulgação de um vídeo numa reportagem do jornal O Globo.

O vídeo mostra o comércio de drogas em plena luz do dia. Os traficantes são, em sua maioria, adolescentes, que vendem drogas para outros jovens. As imagens não mostram ninguém armado, mas nelas aparecem até uma senhora entre os suspeitos e crianças passando pelo local a todo momento. A feira iria do meio da tarde até o fim do estoque.

Ainda segundo a Secretaria, no local, conhecido como Vila Cruzada, foram presos pelo menos dez traficantes só no mês de maio. Foram apreendidos ainda 1.100 sacolés e 663 papelotes de cocaína, 1.600 trouxinhas de maconha e cinco pedras de crack. A comunidade foi a segunda a ter uma Unidade de Polícia Pacificadora.

Números

No documento, a secretaria diz que as imagens, “embora impactantes, ainda não comprovam negligência policial”, que será averiguada. “Na visão da secretaria, em 20 meses de pacificação pode-se afirmar que o trabalho na Cidade de Deus está muito bem encaminhado”, diz a nota.

Um outro trecho contabiliza os números da UPP local: “No primeiro ano de UPP na Cidade de Deus, a apreensão de drogas aumentou 550%, as prisões subiram 242%. Mas números não explicam tudo, pois o varejo de drogas é uma realidade nos locais onde o número de dependentes também é grande. Uma das pessoas já identificadas na filmagem é um trabalhador cujo vício de cocaína atordoa sua família há 22 anos”.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Nenhum comentário: