sábado, 24 de julho de 2010

Policiais do Bope fazem treinamento antiterrorismo com rapel

Eles desceram os 160 metros da torre do Rio Sul.
Objetivo é estar preparado para Copa 2014 e Olimpíadas 2016.

Bernardo Tabak Do G1 RJ

Policial do Bope desce de rapel a torre do Rio Sul.Policial do Bope desce de rapel a torre do Rio Sul. (Foto: Bernardo Tabak/G1)

Depois de uma noite de sexta-feira chuvosa, o tempo abriu neste sábado (24) na cidade do Rio. Então, o calor e o céu azul, quase sem nuvens, são muito convidativos para: vestir a farda de treinamento e praticar rapel na torre do Shopping Rio Sul, uma das mais altas da capital, com 160 metros de altura. Foi o que fizeram, na manhã deste sábado, policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Do 44º andar, na cobertura do prédio, os policiais desciam na vertical até o 5º piso do estacionamento do shopping. “Nosso objetivo é preparar os homens para atuar em pontos notáveis e turísticos da cidade do Rio, que podem ser alvos de atentados terroristas”, explicou o tenente J. Loureiro, que comandava o treinamento. “Precisamos estar preparados, já que o Rio vai sediar grandes eventos internacionais, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, acrescentou.

Os “pontos notáveis” da cidade, de acordo com o tenente, são prédios muito altos ou muito visados, que podem ser alvos de ações criminosas. “É importante conhecer esses edifícios, para poder traçar a estratégia correta”, ressaltou. “Neste treinamento, em tese, até teríamos que quebrar janelas para poder entrar no edifício com rapidez, mas claro que não vamos fazer isso na torre do shopping”, complementou, bem-humorado, o tenente.

De acordo com J. Loureiro, em breve os policiais vão fazer esse mesmo treinamento no Pão de Açúcar e no Cristo Redentor.

G1 - notícias do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: