terça-feira, 29 de junho de 2010

Polícia não confirma que manchas encontradas sejam de sangue

POR LESLIE LEITÃO

Rio - A Polícia Civil de Contagem, Minas Gerais, não confirma que as manchas encontradas no carro do goleiro Bruno sejam de sangue. Em uma perícia preliminar foram encontradas manchas avermelhadas dentro do Range Rover do jogador do Flamengo e em alguns objetos encontrados no sítio do atleta.

Segundo o chefe do Departamento de Investigação da Delegacia de Homicídios (DH), delegado Edson Moreira, uma perícia completa no veículo deve ser feita ainda hoje. "Não há como afirmar que é sangue", disse.

Foto: André Mourão / Agência O Dia

Carro do goleiro Bruno é periciado no pátio do Detran de Contagem | Foto: André Mourão / Agência O Dia

As autoridades ainda irão investigar que, se for comprovado que as manchas achadas for mesmo sangue, exame de DNA será feito para comparar com o da estudante Eliza Samudio, de 25 anos, ex-amante do atleta e que pedia na Justiça o reconhecimento da paternidade da criança de quatro meses.

Cleiton Gonçalves da Silva, amigo de infância e motorista de Bruno, prestou depoimento na delegacia de Contagem na tarde desta terça-feira. A polícia quis saber mais detalhes sobre como o Range Rover do jogador, que foi apreendido pela PM por falta de licenciamento, vinha sendo utilizado. As autoridades pretendem cruzar as informações para saber se há relação com o desaparecimento de Eliza Samudio. Na saída, Cleiton se limitou a repetir a frase: "Sou inocente e não tenho nada a ver com isso", disse.

Foto: André Mourão / Agência O Dia

Na foto, Cleiton Gonçalves da Silva, amigo de infância e motorista de Bruno, prestou depoimento na delegacia de Contagem na tarde desta terça-feira | Foto: André Mourão / Agência O Dia

Informações davam conta de que a polícia teria encontrado produtos roubados dentro do Range Rover de Bruno apreendido com o motorista do atleta. Um outro carro do jogador, um Volkswagen New Beetle, que ficava com Luiz Carlos, o Macarrão, foi levado do Rio de Janeiro para Minas Gerais para ser periciado. A Range Rover do goleiro foi periciada no pátio do Detran de Contagem e o material recolhido foi levado para o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

A Polícia Civil do Rio foi ao hotel onde a ex-amante de Bruno havia ficado hospedada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. No entanto, não conseguiu imagens, já que o estabelecimento informou que suas câmeras não gravam, apenas filmam a entrada e saída de hóspedes. Os agentes querem saber quem pagou a conta de Eliza Samudio, que teria ficado pelo menos um mês no hotel.

Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia

Entrada do condomínio de Bruno, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. O jogador não foi localizado nesta terça-feira | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia

No início da tarde desta terça-feira, policiais voltaram ao sítio de Bruno para retirar as câmeras de vídeo do local. Na última segunda-feira, mais de 60 policiais, peritos e bombeiros participaram das buscas na propriedade do jogador, que terminaram no mesmo dia. Equipes examinaram o imóvel, onde acharam uma passagem aérea e fraldas. Houve diversas escavações. Durante boa parte do tempo, as buscas se concentraram perto de um poço artesiano. Peritos utilizaram luminol (substância química) para tentar encontrar vestígios de sangue. Na madrugada de domingo, policiais fizeram buscas na área externa do condomínio, mas nada foi achado.

O caso

Eliza está desaparecida desde o dia 4 de junho, quando teria saído do Rio de Janeiro para Minas Gerais a convite de Bruno. Na última quinta-feira, a polícia recebeu denúncias anônimas de que Eliza teria sido espancada por Bruno e dois amigos dele até a morte no sítio de propriedade do jogador. Ainda de acordo com informações recebidas pela polícia sob sigilo, o goleiro teria queimado roupas e pertences de Eliza após o crime.

Segundo a apuração da polícia, Bruno esteve no sítio entre os dias 6 e 10 de junho. Na noite de sexta-feira, a polícia foi ao local e recebeu a informação de que o bebê apontado como filho do atleta estaria lá. A atual mulher do goleiro negou a presença da criança na propriedade.

No entanto, durante o depoimento dos funcionários do sítio, um dos amigos de Bruno afirmou que, por volta de 19h de sexta-feira, Dayane havia entregue o menino na casa de uma adolescente no bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves, onde foi encontrado. Por ter mentido à polícia, ela acabou presa. Contudo, após conseguir um alvará, foi colocada em liberdade na manhã de sábado. Ela também será novamente convocada a depor.

O DIA ONLINE - RIO

Zito não fará campanha para eleger Gabeira

POR MARCOS GALVÃO

Duque de Caxias - O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, presidente regional do PSDB, não fará campanha para eleger o deputado federal Fernando Gabeira (PV) para governador do Estado. Zito confirmou que vai se empenhar para eleger José Serra, ex-governador de São Paulo, à Presidência da República. O PV e o PSDB, além do PPS e do DEM fecharam aliança em torno da candidatura de Gabeira.

“Eu não tenho por que apoiar o Gabeira porque ele tem dois candidatos (à Presidência) : o Serra e a Marina (Silva, do PV”.

O prefeito de Caxias disse que não teme causar problemas em seu partido. “Não sou obrigado a apoiar A, B ou C. Não estou cometendo nenhuma indisciplina partidária”, argumentou Zito.

Fernando Gabeira disse que a decisão de Zito não altera o acordo feito com o PSDB e que é uma posição individual. “Fiz acordo com o partido e não com uma pessoa. Não tenho que me preocupar com quem chegou depois”, disse Gabeira, se referindo à adesão dos tucanos à sua candidatura.

O DIA ONLINE - BRASIL

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Trotes para o 190 serão punidos com cobrança em conta telefônica

Marcelo Gomes

Telefones de emergência

              O deputado Flávio Bolsonar. - Foto: Sergio Borges/18.06.2003

O acionamento indevido dos serviços de atendimento a emergências, sobretudo os que envolvem remoções, resgates, combate a incêndios ou ocorrências policiais, deverá ser cobrado na fatura do serviço telefônico.

É o que defende o deputado Flávio Bolsonaro (PP) através do projeto de lei 896-A/07, que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira, em segunda discussão.

- É uma proposta essencialmente educativa, que busca com este hábito que prejudica o atendimento da polícia e dos bombeiros.  Os trotes também prejudicam os cofres públicos, já que gasta-se tempo e dinheiro no deslocamento para atender a chamados falsos - argumenta o parlamentar.

A proposta estabelece que os órgãos públicos que oferecem estes atendimentos divulguem tabela de custos de todas as etapas, desde o atendimento até o deslocamento das equipes. E, ainda, que adotem as medidas administrativas, junto às operadoras de serviço de telefonia, necessárias a identificar os responsáveis pelos "trotes" e à cobrança dos valores correspondentes.

O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

Caso de Polícia: Extra Online

Campanha contra balões

Prezados Parceiros,

Como todos os anos, estamos levando à população a nossa campanha contra balões, que tanto ameaçam não apenas nossas vidas e residências, como também nossas matas, refinarias, aeroportos (tráfego aéreo) e outras áreas de risco.

Em função da agressividade dos baloeiros, reforçamos nossas mensagens nestes últimos dias, e acreditamos que todos os senhores tenham notado uma maior presença do Disque Denúncia na mídia.

Com isso recebemos cerca de dez vezes mais denúncias e aumentamos sete vezes as apreensões de balões e seu material de fabricação. Pela primeira vez, desde que começãmos nosso programa em 1999, estamos assistindo à prisões de envolvidos.

Na noite do último domingo o Fantástico, da TV GLOBO, apresentou uma reportagem especial sobre o assunto.

Divulguem, por favor, e assistam!

ZK Borges

BPFMA no combate aos balões

Policiais militares do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) desencadearam desde abril, uma operação para reprimir a soltura de balões, se antecipando ao período de festas juninas.

Desde o início do cerco, já foram apreendidos 56 balões e 13 pessoas foram presas pelo crime ambiental. O comando solicita a participação da população para que denunciem essa prática.

Os balões causam grande dano ao meio ambiente, devastando matas e encostas e podem ser os responsáveis por acidentes de proporções maiores, no caso de cair sobre a rede elétrica, por exemplo.

Basta acionar o serviço de 190 ou fazer contato com o BPFMA pelo telefone 2701-8262/ 0832.

Disque Denúncia 2253 1177

disque denúncia

Acusado de suborno, deputado Geraldo Moreira tem depoimento antecipado

Assassinato na Tijuca

Marcelo Gomes

Deputado Geraldo Moreira. - Foto de arquivoA desembargadora Nilza Bitar, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ), marcou para o próximo dia 15 o depoimento da testemunha-chave do processo em que o deputado estadual Geraldo Moreira (PTN) é acusado de encomendar o assassinato do médico Carlos Alberto Peres Miranda, em 2008, na Tijuca.

A magistrada também vai interrogar o parlamentar no mesmo dia. Apesar de o Órgão Especial ter aceito a denúncia contra Moreira em maio de 2009, até agora nenhuma testemunha — e nem o deputado — tinham sido ouvidos pela Justiça.

O pedido de antecipação do depoimento da testemunha foi aceito após X. dizer à polícia e ao Ministério Público que duas pessoas ligadas a Moreira a procuraram, com o objetivo de suborná-la. Eles queriam que X. alterasse suas declarações, que incriminavam o parlamentar. Na primeira tentativa, ofereceram R$ 30 mil. Diante da negativa, aumentaram a oferta para R$ 150 mil.

Pelo acordo, a testemunha deveria escrever uma carta, de próprio punho, inocentando Moreira. Assustada com a insistência dos emissários do deputado, X. procurou a 19 DP (Tijuca), que instaurou inquérito para apurar o suposto crime de coação de testemunha. O inquérito está em vias de ser concluído e será enviado ao procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes. Como o parlamentar tem foro privilegiado, o processo tramita no Órgão Especial do TJ, a mais alta instância colegiada do Judiciário fluminense.

— Não vejo a hora de prestar depoimento e me livrar logo desse problema. Vou falar tudo o que sei sobre o caso — disse X.
Os depoimentos da testemunha e de Moreira serão a portas fechadas.

No dia 28 de maio, os advogados de defesa do deputado enviaram ofício à 19ª DP em que questionam a legitimidade de X. para ser considerada testemunha. A defesa de Moreira alegou que X. levou o deputado e um coautor do assassinato ao local do crime. Além disso, após o homicídio, os PMs envolvidos telefonaram para o celular de X. Por isso, para os advogados, X. deve ser considerada coautora do crime, e não testemunha.

Médico foi executado à luz do dia

O médico Carlos Alberto Peres Miranda foi executado a tiros, em 14 de março de 2008, na Rua Andrade Neves, na Tijuca. Companheiro da ex-mulher de Geraldo Moreira, o médico a estaria orientando a não ceder na partilha dos bens. Dos seis acusados de envolvimento no crime, apenas dois ainda não foram julgados: Moreira e um ex-PM que está foragido.

Caso de Polícia: Extra Online

TRE-RJ mantém inelegibilidade de Garotinho e Rosinha

Recurso foi negado pelo juiz Luiz Márcio Pereira.
Manifestantes fizeram passeata em apoio a Garotinho, do TRE à Alerj.

Do G1 RJ

 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro manteve a inelegibilidade do ex-governador Anthony Garotinho e de sua mulher, Rosinha Garotinho.

O juiz Luiz Márcio Pereira negou nesta segunda-feira (28) o pedido de revogação da decisão que proíbe não só a candidatura de Garotinho, mas também da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, que teve o mandato cassado.
Com isso, Garotinho (PR) e a mulher ficam impedidos de se candidatar até 2011.

Com a decisão do TRE, Rosinha terá de entregar imediatamente a prefeitura ao atual presidente da Câmara de Campos. O casal é acusado de abuso de poder econômico na última eleição.

O deputado federal Arnaldo Vianna (PDT), que foi opositor de Rosinha Garotinho na última eleição, e o ex-prefeito de Campos Alexandre Mocaiber (PDT), também tiveram negados seus recursos no TRE e permanecem inelegíveis. Eles também são acusados de abuso de poder econômico e uso indvido de comunicação na última eleição.

Todos vão entrar com novo recurso contra o embargo de suas candidaturas.

Manifestantes pró-Garotinho fizeram uma pequena passeata até a Assembleia Legislativa (Alerj) protestando contra a decisão do TRE.
Cerca de cem pessoas, segundo a Guarda Municipal, fizeram um protesto a favor do ex-governador Anthony Garotinho, na porta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na manhã desta segunda-feira (28), no Centro do Rio.

Os manifestantes ocuparam uma faixa da Avenida Presidente Wilson deixando o tráfego complicado na região.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Flamengo anuncia afastamento de Bruno durante investigação policial

Goleiro estaria envolvido em desaparecimento da estudante Eliza Samudio.

Segundo repórter da rádio Globo, Bruno disse que "no futuro vai rir disso tudo".

Rodrigo Benchimol Do Globoesporte.com

 

A diretoria do Flamengo decidiu afastar o goleiro Bruno das atividades enquanto o caso envolvendo o jogador e o desaparecimento da estudante Eliza Samudio estiver sendo investigado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) pela presidente do clube, Patricia Amorim.

Bruno esteve na Gávea pela manhã e entrou pelas portas dos fundos da Gávea. Ele  foi flagrado pelo repórter Cláudio Perrout, da Rádio Globo. Não quis gravar entrevista, mas disse estar "com a consciência tranquila".

"No futuro , vou rir disso tudo", afirmou ao jornalista.

Pouco depois, Patricia Amorim declarou que o atleta ficará afastado dos treinos do Flamengo com o restante dos jogadores.

O goleiro Bruno  do Flamengo, de camisa listrada azul e branca, deixa a sede do Clube na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, nesta manhã de segunda-feira (28)O goleiro Bruno do Flamengo, de camisa listrada azul e branca, deixa a sede do Clube na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, nesta manhã de segunda-feira (28) (Foto: Fábio Motta/AE)

"O Flamengo lamenta profundamente o ocorrido com um de nossos atletas. Entrego ao departamento jurídico as normas que o clube vai adotar. Entendemos o momento delicado para o clube, mas é um problema particular do jogador.

O Flamengo entende que não tem competência para julgar qualquer situação, e tão logo aconteça esse julgamento da Justiça o Flamengo tomará, com tranquilidade, as medidas cabíveis. Só podemos dizer que ele fica afastado do grupo que vai para Itu, e permanece treinando no Ninho do Urubu", disse a presidente.

Bruno não participou do treino na manhã desta segunda-feira, na Gávea. A atividade estava marcada para começar às 9h (horário de Brasília), mas o goleiro só chegou ao clube por volta de 10h40. Segundo a assessoria de imprensa rubro-negra, o atraso aconteceu porque o jogador se confundiu e foi para o Ninho do Urubu. O jogador ficou apenas cerca de 20 minutos no clube.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Decisão da Justiça permite festa no Alzirão até as 22 horas

Ordem judicial anterior previa término da festa às 15h.

Torcedores comemoraram decisão e curtem festa ao ritmo de samba e funk.

Do G1 RJ

 

A festa da torcida brasileira no Alzirão, na Zona Norte do Rio, foi prolongada. O plantão judiciário concedeu,15 minutos após o fim do jogo entre Brasil e Portugal, parecer favorável ao recurso dos organizadores do evento e do subprefeito da Tijuca. Com a decisão, a festa no local, que é tradicional por reunir milhares de pessoas durante os jogos da Copa do Mundo, continua até as 22 horas.

Na quinta-feira (24), o subprefeito da Tijuca, Gustavo Trotta e o organizador da festa no Alzirão, Ricardo Ferreira, foram notificados para encerrar o evento mais cedo devido à uma ação movida pelo Ministério Público do Rio. A primeira ordem judicial determinava que as ruas fossem liberadas às 15 horas, ou seja, duas horas após o jogo entre Brasil e Portugal, que terminou com empate de 0 a 0

O público do Alzirão comemorou a nova decisão da Justiça. Os organizadores do evento prometem vários shows de funk e samba até as 20 horas desta sexta. As ruas fechadas no bairro devem ser liberadas até as 22 horas.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Tiro em helicóptero: PM apreende balão filmado pela equipe da Record

Ataque

Ana Carolina Torres -

Durante uma operação conjunta na manhã desta sexta-feira, no bairro do Salgueiro, em São Gonçalo, policiais militares do 7º BPM (Alcântara) e do Batalhão de Polícia Militar e de Meio Ambiente (BPFMA) apreenderam um dos balões filmados - com cerca de 12 metros de comprimento - pela equipe da Rede Record mais cedo, quando sobrevoava o bairro. O artefato foi levado para a 72ª DP (Mutuá).

O incidente foi no início da manhã. Enquanto sobrevoava o Salgueiro, a equipe flagrou um grande número de pessoas correndo para tentar pegar os balões. Segundo informações de policiais da delegacia do Mutuá, não é possível dizer se o homem que estava com a pistola é um traficante ou um baloeiro.

O comandante do BPFMA, coronel Márcio Fernandes, informou que as operações para tentar localizar o suspeito continuarão no fim de semana.

Os policiais militares estiveram também no bairro do Jardim Catarina. Lá, um menor de 17 anos que estava numa moto foi apreendido. Ele estava, segundo os PMs, com sete tabletes de cocaína. Foram encontrados também durante a ação dois balões, um botijão de gás e bandeirinhas. O caso foi registrado na 74ª DP (Alcântara).

Caso de Polícia: Extra Online

Homem morre ao ser atingido por bala perdida

Tragédia em Niterói

Um homem morreu ao ser atingido por uma bala perdida na cabeça após uma troca de tiros entre policiais militares e bandidos durante uma perseguição em Niterói, na madrugada desta sexta-feira. Quatro criminosos tinham rendido um casal que estava no carro no bairro Piratininga e estavam no veículo das vítimas quando passaram por uma batida policial, iniciando a fuga.

Em seguida, os bandidos passaram a ser perseguidos pelos policiais militares e atiraram contra a viatura. Depois de cerca de quatro quilômetros de perseguição, os bandidos foram rendidos. Um deles foi atingido durante o tiroteio e foi socorrido no Hospital Azevedo Lima.

Lucas Ribeiro de Souza, de 20 anos, Bruno Silas de Souza Alves, de 19, e Ronaldo Barbosa dos Santos, de 24, foram detidos e levados até a 74 DP (Alcântara), em São Gonçalo. Eles tinham antecedentes criminais por tráfico de drogas e assalto a mão armada.

Caso de Polícia: Extra Online

Lista de 42 na mira da Ficha Limpa

Congresso em Foco divulga relação de políticos que podem ter problemas

Rio - O site Congresso em Foco nomeou 42 políticos que podem ter as candidaturas impugnadas pela Justiça Eleitoral com a publicação da Lei Ficha Limpa. Do Rio de Janeiro fazem parte cinco políticos. Por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação nas eleições em 2008, o ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) e a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PMDB), além do deputado federal Geraldo Pudim (PR). Também constam na lista o ex-prefeito de Campos Arnaldo Viana (PDT) e o ex-deputado federal Charles Cozzolino (PTB), irmão da ex-prefeita de Magé Núbia Cozzolino (PR). O prazo de registro de candidaturas expira 5 de julho.

De acordo com a Lei da Ficha Limpa, políticos com condenação na Justiça em mais de um colegiado de juízes não podem se candidatar. O site Congresso em Foco lembra que a relação de políticos impedidos de se candidatar pode ser ainda maior. Chega a cinco mil o número de administradores que tiveram as contas rejeitadas, de acordo com a relação divulgada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O levantamento feito pelo site buscou identificar nomes de políticos mais conhecidos, com chances reais de eleição, dada a sua projeção. A relação mostra que os casos de renúncia lideram os motivos de inegibilidade. Dos 42 nomes identificados, 12 políticos renunciaram aos mandatos para evitar a perda dos direitos políticos.

Também há 12 casos de cassação de mandato e 10 prestações de contas rejeitadas, que resultaram em condenações por grupo de juízes. Na outra ponta da lista aparecem condenações de menor incidência, como sentenças por improbidade administrativa (três), abuso do poder econômico (dois) e um caso de crime de responsabilidade fiscal.

Da lista também tem o deputado Paulo Maluf (PP-SP), o ex-deputado federal Bispo Rodrigues (SP), além dos ex-governadores Cássio Cunha Lima (Paraíba, do PSDB), Jader Barbalho (Maranhão, do PMDB), Jackson Lago (Maranhão, do PDT), e o Ronaldo Lessa (Alagoas, do PDT).

Em negrito políticos do RJ, que poderam ter o registro de candidatura recusado pelo TRE

Veja abaixo a lista completa:

Anthony Garotinho (PR-RJ)
Arnaldo Vianna (PDT-RJ)
Bispo Rodrigues (SP)
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
Cássio Taniguichi (DEM-PR)
Charles Cozzolino (RJ)
Coriolano Sales (PSDB-BA)
Cristiano Araújo (PTB-DF)
Dagoberto Nogueira (PDT-MS)
Expedito Júnior (PSDB-RO)
Eurides Brito (PMDB-DF)
Flaviano Melo (PMDB-AC)
Geovani Borges (PMDB-AP)
Geraldo Pudim (PR-RJ)
Jackson Lago (PDT-MA)
Jader Barbalho (PMDB-PA)
Janete Capiberibe (PSB-AP)
Joaquim Roriz (PSC-DF)
João Capiberibe (PSB-AP)
Jorge Maluly (DEM-SP)
José Borba (PP-PR)
José Roberto Arruda (DF)
Joseph Bandeira (PT-BA)
Júnior Brunelli (PSC-DF)
Leonardo Prudente (DF)
Marcelo Miranda (PMDB-TO)
Marcelino Fraga (PMDB-ES)
Melkisedek Donadon (PMDB-RR)
Neudo Campos (PP-RR)
Orleir Cameli (AC)
Paulo Rocha (PT-PA)
Paulo Maluf (PP-SP)
Paulo Octávio (DF)
Pinheiro Landim (PMDB-CE)
Rosinha Garotinho (PR-RJ)
Ronaldo Lessa (PDT-AL)
Ronivon Santiago (PP-AC)
Severino Cavalcanti (PP-PE)
Valdemar Costa Neto (PR-SP)
Zé Gerardo (PMDB-CE)
Wigberto Tartuce (PMDB-DF)
Zilnê da Silva Maia (RN)

O DIA ONLINE - BRASIL

Helicóptero de emissora de TV é ameaçado por baloeiros em São Gonçalo

Equipe da Record gravava imagens de balões quando grupo de criminosos apontou arma para a aeronave

POR MARCIO REIS

Rio - Um helicóptero da TV Record foi ameaçado por um grupo de baloeiros que apontaram armas quando a aeronave sobrevoava o bairro de Jardim Catarina, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, para a gravação de imagens. De acordo com a emissora, os homens não chegaram a atirar.

Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Funcionários do Zoo com o balão de cinco metros resgatado nesta manhã | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Nesta sexta-feira, a Polícia Militar, através do Batalhão Florestal, deu início a mais uma etapa de uma grande operação contra baloeiros da Região Metropolitana e da cidade do Rio. Cerca de 20 homens, seis viaturas, duas embarcações e duas aeronaves têm o objetivo de prender os criminosos e apreender qualquer tipo de material usado para confeccionar ou soltar balões.

Já foram apreendidos dois balões - um no Engenho Pequeno e outro no Jardim Catarina - e um homem foi preso. Ele não estava armado, mas a polícia encontrou sete tubetes de cocaína. De acordo com o tenente-coronel Mário Fernandes, responsável pelo Batalhão Florestal da PM, a população tem sido fundamental para a prisão de baloeiros e apreensão de material.

"Estamos nas ruas atendendo a várias denúncias feitas pela população e, na maioria delas, estamos encontrando estes criminosos. A população está de parabéns e que ela saiba que pode contar com a Polícia Militar", disse o tenente-coronel.

Balão é resgatado por funcionários dentro do Zoo de São Cristóvão

A operação contra baloeiros começou em abril deste ano e, até o momento, 67 balões foram apreendidos e 16 pessoas foram presas.

"Infelizmente observamos até idosos fazendo parte de grupos que soltam balões. Eles ficam no meio dos jovens e cometem, dão um exemplo ruim e ainda cometem crimes. Mas aos poucos vamos acabar com esta prática", completou o tenente-coronel.

Na manhã desta sexta-feira, funcionários do Zoológico de São Cristóvão resgataram um balão apagado que caiu próximo ao setor onde ficam as cobras. Ninguém ficou ferido.

Funcionários do Zoo tiveram que usar uma escada de incêndio para que o balão fosse retirado. De acordo com empregados, nesta época do ano, em decorrência das festas de São João, e por causa dos jogos da seleção é comum a presença de balões na região.

O DIA ONLINE - RIO

Justiça determina fim da festa no Alzirão 2 horas após jogo do Brasil

Shows no local, inicialmente, iriam acabar às 20 horas.

Organizadores recorreram da decisão, mas ação ainda não foi julgada.

Do G1 RJ

Alzirão Copa do MundoMais de 30 mil pessoas foram ao Alzirão no
primeiro jogo do Brasil na Copa
(Foto: Tássia Thum/G1)

A festa da torcida brasileira no Alzirão, tradicional ponto de concentração na Rua Alzira Brandão, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, vai terminar mais cedo nesta sexta-feira (25). Por causa de uma ação movida pelo Ministério Público do município do Rio, as ruas serão liberadas às 15 horas, ou seja, duas horas após o jogo entre Brasil e Portugal, que terminou com empate de 0 a 0.

As informações são do subprefeito da Tijuca, Gustavo Trotta.
Na quinta-feira (24), Trotta e o organizador do evento no Alzirão, Ricardo Ferreira, foram notificados pela Justiça. Eles entraram com um recurso para anular a decisão, mas até o final do jogo a ação ainda não havia sido julgada.

O não cumprimento da ordem judicial incide em multa de R$ 200 mil. Segundo Trotta, os torcedores foram avisados da decisão através de megafones e dos artistas que se apresentam no palco montado na Rua Conde de Bonfim.

"A Prefeitura vai garantir o cumprimento da ordem judicial removendo os obstáculos que, porventura, não tenham sido removidos para a abertura da rua. Estamos atentos às movimentações dos organizadores. Foi confirmado com o subprefeito que a desmontagem das barracas, estrutura de telão e palco serão desmontadas imediatamente após o apito final do jogo", disse o Secretário de Ordem Pública, Alex Costa.

A previsão inicial dos organizadores da festa no Alzirão, era terminar os shows às 20 horas e liberar as ruas interditadas às 21h30. Após o jogo do Brasil haverá apresentações de grupos de funk e samba.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Nestlé mata Água Mineral São Lourenço

As águas turvas da Nestlé.


Carla Klein

Há alguns anos a Nestlé vem utilizando os poços de água mineral de São Lourenço para fabricar água marca PureLife. Diversas organizações da cidade vêm combatendo a prática, por muitas razões.

As águas minerais, de propriedades medicinais, e baixo custo, eram um eficiente e barato tratamento médico para diversas doenças, que entrou em desuso, a partir dos anos 50, pela maciça campanha dos laboratórios farmacêuticos para vender suas fórmulas químicas através dos médicos. Mas o poder dessas águas permanece. Médicos da região, por exemplo, curam a anemia das crianças de baixa renda apenas com água ferruginosa.

Para fabricar a PureLife, a Nestlé, sem estudos sérios de riscos à saúde,desmineraliza a água e acrescenta sais minerais de sua patente. A desmineralização de água é proibida pela Constituição.Cientistas europeus afirmam que nesse processo a Nestlé desestabiliza a água e acrescenta sais minerais para fechar a reação.

Em outras palavras, a PureLife é uma água química.

A Nestlé está faturando em cima de um bem comum, a água, além de o estar esgotando por não obedecer às normas de restrição de impacto ambiental, expondo a saúde da população a riscos desconhecidos. O ritmo de bombeamento da Nestlé está acima do permitido.

Troca de dutos na presença de fiscais é rotina. O terreno do Parque das Águas de São Lourenço está afundando devido ao comprometimento dos lençóis subterrâneos. A extração em níveis além do aceito está comprometendo os poços minerais, cujas águas têm um lento processo de formação. Dois poços já secaram. Toda a região do sul de Minas está sendo afetada, inclusive estâncias minerais de outras localidades.

Durante anos a Nestlé vinha operando, sem licença estadual. E finalmente obteve essa licença no início de 2004. Um dos brasileiros atuantes no movimento de defesa das águas de São Lourenço, Franklin Frederick, após anos de tentativas frustradas junto ao governo e imprensa para combater o problema, conseguiu apoio, na Suíça, para interpelar a empresa criminosa. A Igreja Reformista, a Igreja Católica, Grupos Socialistas e a ong verde ATTAC uniram esforços contra a Nestlé, que já havia tentado a mesma prática na Suíça.

Em janeiro deste ano, graças ao apoio desses grupos, Franklin conseguiu interpelar pessoalmente, e em público, o presidente mundial do Grupo Nestlé. Este, irritado, respondeu que mandaria fechar imediatamente a fábrica da Nestlé em São Lourenço.No dia seguinte, o governo de Minas (PSDB), baixou portaria que regulamentava a atividade da Nestlé. Ao invés de multas, uma autorização, mesmo ferindo a legislação federal. Sem aproveitar o apoio internacional para o caso, apoiou uma corporação privada de histórico duvidoso.

Se a grande imprensa brasileira, misteriosa e sistematicamente vem ignorando o caso, o mesmo não ocorre na Europa, onde o assunto foi publicado em jornais de vários países, além de duas matérias de meia hora na televisão.

Em uma dessas matérias, o vereador Cássio Mendes, do PT de São Lourenço, envolvido na batalha contra a criminosa Nestlé, reclama que sofreu pressões do Governo Federal (PT), para calar a boca. Teria sido avisado de que o pessoal da Nestlé apóia o Programa Fome Zero e não está gostando do barulho em São Lourenço.Diga-se também que a relação espúria da Nestlé com o Fome Zero é outro caso sinistro.

A empresa, como estratégia de marketing, incentiva os consumidores a comprar seus produtos, alegando que reverte lucros para o Fome Zero. E qual é a real participação da Nestlé no programa? A contratação de agentes e, parece, também fornecendo o treinamento. Sim, a famosa Nestlé, que tem sido há décadas alvo internacional de denúncias de propaganda mentirosa, enganando mães pobres e educadores para a substituição de leite materno por produtos Nestlé, em um dos maiores crimes contra a humanidade.

A vendedora de leites e papinhas "substitutos" estaria envolvida com o treinamento dos agentes brasileiros do Fome Zero, recolhendo informações e gerando lucros e publicidade nas duas pontas do programa: compradores desejosos de colaborar e famintos carentes de comida e informação.

Mais preocupante: o Governo Federal anuncia que irá alterar a legislação, permitindo a desmineralização "parcial" das águas. O que é isso? Como será regulamentado? Se a Nestlé vinha bombeando água além do permitido e a fiscalização nada fez, como irão fiscalizar a tal desmineralização "parcial"? Além do que, "parcial" ou "integral", a desmineralização é combatida por cientistas e pesquisadores de todo o mundo. E por que alterar a legislação em um item que apenas interessa à Nestlé? O que nós cidadãos ganhamos com isso?

Sabemos que outras empresas, como a Coca-Cola, estão no mesmo caminho da Nestlé, adquirindo terrenos em importantes áreas de fontes de água. É para essas empresas que o governo governa?

Espaço aberto para a Nestlé para que se manifeste.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

TSE nega liminar e Garotinho continua inelegível

Rio - O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, continua inelegível, até o julgamento de uma ação movida por ele no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ).

Nesta quarta-feira, o ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou a liminar impetrada por Garotinho para suspender a inelegibilidade.

O TRE considerou Garotinho inelegível por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação social nas eleições de 2008.

Na decisão de maio deste ano, o TRE cassou o mandato da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, por abuso do poder econômico. A Corte Regional também tornou inelegíveis tanto a prefeita cassada como Anthony Garotinho e mais três comunicadores da rádio "O Diário".

O TRE entendeu que Rosinha teria sido beneficiada por publicações e programas favoráveis, destacando-se a entrevista que concedeu, como pré-candidata, em 14 de junho de 2008, em programa de rádio conduzido por Garotinho, seu marido.

Garotinho afirma na ação cautelar que qualquer dúvida sobre sua elegibilidade cria sérios problemas para a escolha de seu nome na convenção de seu partido (PR), prevista para o dia 27 de junho, e traz prejuízos irreparáveis à campanha eleitoral, na medida em que seus adversários “certamente sustentarão a incerteza da validade do voto que vier a lhes ser dado”. O ex-governador lembra que o prazo de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral termina em 5 de julho.

Em sua decisão, o ministro Marcelo Ribeiro ressalta, que o recurso apresentado por Garotinho no TRE será apreciado pelo Tribunal Regional na próxima segunda-feira, por essa razão considera ser necessário aguardar esse julgamento.

O ministro recorda que, apenas em casos realmente excepcionais, o TSE admite a suspensão de efeitos de decisões regionais antes de completamente esgotada a instância ordinária.

"Assim, levando em conta, ainda, que o registro das candidaturas ocorrerá até 5 de julho, entendo que se deva aguardar o citado julgamento. Em razão da situação fática, tal como delineada nesta data, ou seja, pendentes embargos declaratórios com pedido de efeitos modificativos, que serão julgados em data próxima, entendo não ser o caso de concessão de liminar", afirma o ministro Marcelo Ribeiro.

O DIA ONLINE - RIO

Justiça decreta prisão de jovens acusados de matar adolescente em São Gonçalo

Rio - A Justiça decretou nesta quarta-feira a prisão temporária dos jovens acusados de torturar e matar por estrangulamento o adolescente de 14 anos Alexandre Thomé Ivo Rajão, na última segunda-feira, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Os jovens Eric Boa Hora Bedruim, Alan Siqueira Freitas e André Luiz Cruz Souza, todos de 23 anos, vão responder por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe. Para casos como esse, a pena prevista é de 12 a 30 anos de prsião.

Informações da Polícia Civil revelam que o jovem participava de uma festa, após o jogo do Brasil, quando o grupo de amigos da vítima brigou com um outros rapazes amigos, que também estavam no evento. Os amigos do jovem foram até a 72ª DP (São Gonçalo) registrar queixa por agressão.

Ao sairem da delegacia, os jovens retornaram à festa. Alexandre foi visto pela última vez por volta de 2h30 da madrugada, em um ponto de ônibus, quando pretendia voltar para casa sozinho. 

Ligações ao Disque-Denúncia afirmaram que um carro branco, com três homens dentro, foi visto no local do crime. De acordo com a Polícia Civil, os jovens teriam sequestrado Alexandre no ponto de ônibus.

O corpo do jovem foi encontrado no Jardim Califórnia, em um terreno baldio, na manhã de segunda-feira. O laudo do IML afirma que o adolescente foi morto por volta das 4h da madrugada. O corpo do adolescente apresentava sinais de tortura e estrangulamento.

O delegado titular da 72ª DP (Mutuá), Geraldo Assed Estefan, disse que vai pedir a prisão preventiva dos suspeitos.

O DIA ONLINE - RIO

terça-feira, 22 de junho de 2010

Governador aumenta tempo do Bilhete Único

Transportes

Camila Freitas

O governador do Estado, Sérgio Cabral, aumentou em meia hora o tempo máximo de integração do Bilhete Único. Com a decisão, o tempo entre as duas viagens poderá ser de até 2hs30m, não mais 2hs, como acontece atualmente. A novidade começa a funcionar a partir do dia 1º de julho, quando o sistema completa cinco meses.

De acordo com o governador, 90% dos moradores da Região Metropolitana são beneficiados pelo sistema. Com a extensão do tempo de viagem, Cabral espera aumentar esse percentual para 99%. Mais de 1 milhão de pessoas já usaram o Bilhete Único e mais de 76 milhões de viagens já foram feitas desde que o sistema foi implantado. Cabral revelou que resolveu tomar a decisão depois de conversar com uma usuária do Bilhete Único.

- Conversando com uma senhora trabalhadora, uma mulher com seus 56, 57 anos de idade, ela me disse o seguinte: ‘Governador, eu uso o Bilhete Único. Eu moro em São Gonçalo, mas tem dia que o trânsito está apertado e eu fico nervosa para terminar a primeira viagem e poder usar a segunda’. Aquilo ficou martelando na minha cabeça. Ela, como todos os demais trabalhadores que precisam do sistema, merecem ter tranquilidade para ir e voltar do trabalho - contou o governador, que prevê um aumento no subsídio das passagens, consequência da extensão do tempo de viagem.

- Eu estava prevendo investir R$ 200 milhões, mas pode chegar a R$ 220, 230, 250 milhões. Eu vou estar atendendo não só essa senhora de São Gonçalo que me abordou aflita, mas toda a população dessas 20 cidades da Região Metropolitana. Faremos esse esforço - disse Cabral.

Casos de Cidade: Extra Online

Polícia apreende documentos durante operação contra fraudes na Saúde em Nova Iguaçu

Rio - Em operação contra a fraude na Saúde em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, nesta terça-feira, a Polícia Civil apreendeu três malotes com documentos, prontuários médicos, cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) e cadastros de eleitores beneficiados pelo esquema que seria comandado pelo vereador Wilson Carvalho (PSC). Os agentes visitaram seis endereços, incluindo o gabinete do político na Câmara Municipal, sua residência e centro social.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

O vereador Wilson Carvalho afirmou estar sofrendo perseguição política | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

"Checamos uma denúncia de que ele (Wilson Carvalho) mesmo fazia o encaminhamento de pacientes para operações em hospitais de Nova Iguaçu e ele também assinava as requisições. Questionamos um médico responsável se ele é que assinava e ele disse que sua assinatura foi falsificada e ele nem mesmo conhece o vereador. Chegamos à conclusão de que ele poderia estar angariando votos com estas medidas", disse o delegado.

De acordo com as investigações da Delegacia de Defraudações (DDef), o vereador e presidente da Comissão de Saúde do município é acusado de fraude em receitas médicas e encaminhamentos cirúrgicos em troca de votos. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da região.

Ninguém foi preso na ação. Durante a revista no gabinete, o vereador Wilson Carvalho acompanhou os policiais de forma espontânea. De acordo com o delegado Robson Costa, responsável pelo caso, se for comprovado que o político esteja envolvido no esquema, ele responderá por falsidade ideológica e crime eleitoral. Wilson negou as acusações e disse estar sendo vítima de perseguição política.

"Agora vamos encaminhar os documentos para exames grafotécnicos para comprovar a autenticidade das assinaturas nos prontuários médicos", completou o delegado.

A investigação começou em setembro de 2009 após denúncia através de carta. Os policiais conseguiram reunir dezenas de páginas com informações em um inquérito que ainda conta com vídeos feitos por agentes disfarçados. Testemunhas e pacientes que teriam sido beneficiados pelo esquema ainda serão chamados para depor.

O DIA ONLINE - RIO

Ex-presidente da Viradouro é preso em Niterói

Marco Lira, que deixou a escola em maio, é acusado de explorar máquinas de caça-níqueis

Rio - O ex-presidente da Viradouro Marco Lira foi preso na tarde desta terça-feira, por policiais da 76ª DP (Centro de Niterói). O policial civil é acusado de explorar máquinas de caça-níqueis na Região Metropolitana do Rio. Segundo o delegado titular da 76ª DP, Luiz Antônio Businaro, Marco Lira havia sido chamado para prestar depoimento seis vezes, desde outubro do ano passado, mas nunca compareceu.

O ex-mandatário da Viradouro havia sido chamado para depor, depois que 17 máquinas de videopoker foram apreendidas dentro de um bar, na Rua Visconde de Itaboraí, no Centro de Niterói. Ainda de acordo com o delegado da 76ª DP, Marco Lira é dono do bar. O mandado de prisão foi expedido pelo 1º Juizado Especial Criminal de Niterói.

O policial civil Marco Lira, ex-presidente da escola de samba Viradouro, foi preso nesta terça-feira, em sua residência no bairro Lagoinhas, Niterói | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Depoimento
Ao depor, nesta terça-feira, Marco Lira confirmou que as 17 máquinas apreendidas eram suas, mas disse que as explorava amparado em um mandado de segurança que ele havia conseguido para manter os caça-níqueis em seu bar.

"Ainda será avaliado se esse mandado de segurança apresentado por Marco Lira é oficial e válido. Lira será levado para o Presídio Petrolino de Oliveira, o Bangu 8. Hoje, ele disse que não compareceu aos depoimentos marcados por que estava envolvido nos assuntos da Viradouro e porque estava com problemas de saúde", disse o delegado Luiz Antônio Businaro.

Ano de doença e renúncia

A prisão é mais um capítulo no tumultuado ano de Marco Lira. Em fevereiro, ele liderava a Viradouro quando a escola foi rebaixada para o Grupo de Acesso A. Em março, ele chegou a ficar mais de um mês internado por problemas no fígado. No último mês de maio, desgastado e sem prestígio, renunciou ao cargo de presidente da agremiação de Niterói. Nas reuniões da Liesa, Marco Lira não era visto há meses. Após sua renúncia, a escola elegeu no último dia 13 Gusttavo Clarão como novo presidente.

Atentado em 2008

Policial civil e ex-presidente do diretório municipal do PTB, Marco Lira chegou a se lançar pré-candidato à Prefeitura de Niterói em 2008. O dirigente havia assumido o comando da Vermelho-e-Branco após o falecimento do bicheiro José Carlos Monassa. No dia 11 de janeiro em 2008, ele foi baleado com dois tiros em Niterói durante uma tentativa de  assalto quando deixava a quadra, no Barreto. Ao reagir, foi alvejado na barriga e na perna esquerda.

O DIA ONLINE - RIO

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Paciente ganha indenização depois de ter que mostrar seios a médicos

Autora da ação queria fazer cirurgia de redução de mamas na Santa Casa.

Hospital pode recorrer da decisão.

Do G1 RJ

A Justiça condenou a Santa Casa de Misericórdia a pagar a uma paciente uma indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil. De acordo com a sentença, a paciente  se sentiu constrangida ao tentar realizar uma cirurgia de redução de seio no hospital. A Santa Casa pode recorrer da decisão.

Segundo a autora da ação, o tamanho dos seios causava muito desconforto e dores na coluna, por isso ela optou por uma cirurgia. No entanto, ao ser apresentada à equipe médica, a paciente foi orientada a mostrar os seios na frente de toda a equipe, ou não seria operada.

Ainda segundo a paciente, o responsável pelo procedimento disse que não poderia realizar a cirurgia porque seus seios "eram grandes e bonitos".

A desembargadora e relatora do processo, Mônica Maria Costa, da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, condenou o hospital pelo constrangimento e exposição que a vítima passou.

“Quanto ao dano moral, decerto que configurado na hipótese estudada, em que requerida a exposição dos seios da autora, sem o prévio conhecimento de que tal demonstração seria necessária para o prosseguimento dos procedimentos médicos, colocando-se o pedido como condição para a realização do ato cirúrgico”, explicou.

“O fundamento do pedido indenizatório não está na negativa de realização da cirurgia, mas sim na solicitação de exibição dos seios da autora em frente aos diversos integrantes da equipe médica",concluiu a desembargadora.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Fotógrafo da TV Globo é enterrado diante de cerca de 150 pessoas

Herculano Barreto Filho

Execução em São Cristóvão

O fotógrafo da TV Globo Márcio Alexandre de Souza, de 36 anos, executado no domingo com tiros de fuzil e pistola em São Cristóvão, foi enterrado nesta segunda-feira à tarde, no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju.

O enterro contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre amigos e familiares. O caixão foi coberto com as bandeiras do Brasil e do Flamengo, seu clube de coração.

Márcio foi morto a tiros na esquina entre as ruas General Padilha e General Almério de Moura, que dá acesso ao Morro do Tuiuti. Ele foi assassinado quando voltava para casa com o filho de 10 anos, que tinha

participado de um jogo das categorias de base do Vasco, no estádio São Januário. Segundo testemunhas, os criminosos mandaram o filho da vítima correr antes de atirarem.

Caso de Polícia: Extra Online

domingo, 20 de junho de 2010

Inseminação artificial ajuda pais e mães a realizarem o sonho de ter filhos

Procedimento pode custar mais de R$ 10 mil e causar gravidez múltipla

Do R7, com Jornal da Record

A infertilidade atinge cerca de 10% dos casais. E para eles o sonho de ter filhos pode ser doloroso e custar caro.

Com a ajuda da ciência, muitos desses homens e mulheres conseguem se transformar em pais e mães por meio da inseminação artificial. Nestes casos é comum chegarem até mais de um filho por gestação.

Na inseminação artificial, os espermatozoides são implantados no óvulo e os embriões resultantes são transferidos para dentro do útero da mulher.

Neste processo as chances de dar certo podem chegar até 60%. No Brasil, a recomendação do Conselho Federal de Medicina é que se introduza no máximo quatro embriões por tentativa, para evitar gravidezes múltiplas.

O preço do procedimento custa caro, algo em torno de R$ 10 a R$ 20 mil.

Os tratamentos para combater a infertilidade são abordados em mais uma reportagem da série O bebê chegou e agora?, do Jornal da Record.

Assista ao vídeo.

No vídeo acima vc verá o nascimento dos herdeiros do Dr Luis Felipe Manhães.

Fotógrafo é assassinado com tiros de fuzil em São Cristóvão

Ele foi baleado quando passava perto de um acesso ao Morro do Tuiuti.

Segundo a perícia, disparos partiram de vários tipos de armas.

Do G1 RJ

O fotógrafo Márcio Alexandre foi assassinado com vários tiros nas proximidades do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, na tarde deste domingo (20). Segundo a polícia, o fotógrafo, que trabalhava na Itália em gravações da novela "Passione", da TV Globo, teria acabado de sair do estádio do Vasco da Gama.

Equipes da Divisão de Homicídios, que estiveram no local, investigam o assassinato. Márcio Alexandre teria sido atingido por pelo menos sete tiros de fuzil e pistola quando passava pela Rua General Padilha com Almério de Souza, acesso ao Morro do Tuiuti.

Segundo ainda a perícia, os tiros teriam sido disparados de longa distância, supostamente por alguém de dentro de um carro, mas também de perto. Os autores do crime teriam levado apenas o celular da vítima.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Mulher morre após cair de montanha-russa do Terra Encantada

POR MICHEL ALECRIM

Rio - A ajudante de cozinha Heydiaria Lemos Ribeiro, de 61 anos, morreu neste sábado após cair de um carro da montanha-russa do Parque Terra Encantada, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

A vítima chegou a ser levada ainda com vida para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a filha da vítima, Iguaciara Lemos, 41 anos, as duas entraram na monhanha russa menor do parque e teriam travado o dispositivo de segurança, mas o mecanismo teria falhado.

De acordo com ela, que estava sentada ao lado da mãe, uma funcionária do parque teria inclusive verificado a posição da barra de segurança. Logo após o início do trajeto, numa primeira curva, o mecanismo soltou-se a Heyliara foi jogada longe.

Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'

Filha chora pela morte da mãe, que caiu de uma montanha-russa | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

"Só vi o vulto da minha mãe despencando. Eu gritava desesperadamente para pararem o brinquedo, mas ele completou a volta toda. Quando eu saí, gritava muito, estava muito nervosa, e fui direto ao local onde a minha mãe estava.

Ela estava toda ensanguentada e caída no chão. Eu gritei tanto, que logo vieram os bombeiros do próprio parque", contou a filha na entrada do hospital.

Iguaciara chorava muito e era consolada pelo marido, o eletrotécnico Júlio Werner, 44. Segundo eles, tratava-se de uma excursão de 30 pessoas, todas evangélicas. O casal mora em Nova Iguaçu, no Bairro Botafogo, enquanto a mãe morava em Três Corações.

De acordo com informações do hospital, a senhora deu entrada com traumatismo craniano e adbominal. De acordo com a polícia, a perícia já foi acionada para esclarecer as circunstâncias do acidente. O caso foi registrado na 16ª DP (Barra da Tijuca).

O DIA ONLINE - RIO

Sob aplausos, corpo de José Saramago é cremado em Lisboa

Lisboa (Portugal) - Milhares de pessoas acompanharam a cerimônia de cremação do escritor português José Saramago neste domingo em Lisboa.

O cortejo que levava o caixão, coberto pela bandeira de Portugal, chegou ao cemitério do Alto São João às 13h05 (9h05 em Brasília) e foi levado direto para o crematório. Vinte minutos depois, os presentes acompanharam a fumaça exalando da chaminé, em contraste com o céu azul da capital portuguesa e indicando que o procedimento havia sido se encerrado.

Este foi o momento de maior comoção no enterro. "Se foi e vai deixar a sua marca na nossa história", afirmou uma senhora bastante emocionada, enquanto observava a fumaça.

Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'

Uma multidão acompanhou o funeral de Saramago | Foto: EFE

O caixão chegou em um carro fúnebre e, no portão do cemitério, foi retirado e levado à pé até o crematório, distante cerca de 200 metros. No trajeto, os presentes jogaram rosas e cravos vermelhos sobre o caixão e diziam "adeus, Saramago".

Na entrada do crematório, um grupo de militantes do Partido Comunista Português aguardava o corpo do escritor e ex-militante, levantando cravos vermelhos. Saramago era membro do partido desde 1969 e esteve ligado às causas sociais até a sua morte, ocorrida na sexta-feira em sua casa, na ilha de Lanzerote, na Espanha, onde ele vivia autoexilado.

"A Luta continua, Saramago"

Desde o momento da chegada do corpo até o final de cerimônia, as pessoas não pararam de aplaudir o escritor. Algumas gritavam alto o seu nome, o agradeciam ("Obrigado, Saramago") e os militantes comunistas alardeavam que "a luta continua, Saramago". Muitas erguiam com as mãos livros do escritor em homenagem à sua obra.

A cerimônia de cremação foi reservada a parentes e próximos. A viúva do escritor, Pilar Del Rio, foi à frente do caixão - fechado e coberto pela bandeira - e fez um discurso emocionado de cerca de cinco minutos. Em seguida, a bandeira foi retirada e o caixão, levado para a cremação.

Apesar da sua controversa relação com Portugal, que impediu a indicação da sua obra mais polêmica, "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", a um prêmio literário europeu, as cinzas do escritor deverão permanecer no seu país natal.

O DIA ONLINE

sábado, 19 de junho de 2010

'Viúva-negra' acusada de matar dois maridos está foragida da Justiça

Advogada é suspeita de quatro homicídios e duas tentativas de homicídio.

Ela pode ser condenada mesmo se faltar novamente ao julgamento.

Bernardo Tabak Do G1 RJ

Quem tiver informações sobre a advogada foragida, deve ligar para o Disque-Denúncia.

Quem tiver informações sobre a advogada foragida
deve ligar para 2253-1177.
(Divulgação: Disque Denúncia)

Depois de faltar a quatro julgamentos marcados pelo 1º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, a advogada Heloísa Gonçalves Duque Soares Ribeiro pode ser condenada mesmo que falte ao próximo, marcado para o meio-dia do dia 6 de dezembro deste ano. A condenação pode ocorrer graças à Lei da Cadeira Vazia, de 2008, que permite, em casos de seguidas faltas do réu, que o julgamento possa ser realizado.

Heloísa ficou conhecida como “viúva-negra” graças aos vários crimes de que é acusada: quatro homicídios e duas tentativas de homicídio, alguns contra homens com os quais era casada. Ela já assinou também como Heloísa Saad e Heloísa Borba Gonçalves.

Maridos e namorados eram alvos

Em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe negou um pedido de hábeas corpus ano passado, Heloísa foi chamada pela ministra Carmen Lúcia, de “criminosa contumaz e perigosa”. No documento, a magistrada resume seu histórico de crimes já registrados na Justiça: Ela foi denunciada pela morte de Jorge Ribeiro, um dos maridos; é a principal suspeita da morte tanto do ex-namorado Wargih Murad, que descobriu seu passado suspeito, e do pedreiro que o acompanhava na ocasião; é acusa ainda de tentar matar o filho de Wargih, Elie Murad, e de mandar matar o detetive por ele contratado para investigar a morte do pai, Luiz Marques da Mota.

Ainda de acordo com o STF, Heloísa teve um marido, Irineu Duque Soares, assassinado em 1983, em Magé, meses depois de ter se casado com ela, com pacto nupcial de comunhão total de bens. Na época, após seu depoimento à delegacia, o crime foi registrado como latrocínio. A juíza lembra ainda que, nesse período, ela tinha como motorista um homem acusado de um outro homicídio, que contou com um renomado advogado de defesa em tal processo.

O documento afirma ainda que um de seus companheiros e pai de alguns de seus filhos, Carlos Pinto da Silva, chegou a ser denunciado por crimes patrimoniais junto com Heloísa e acabou sofrendo uma tentativa de homicídio durante uma viagem com ela a Salvador. Na época, ele chegou a acusá-la de ser a responsável pelos tiros que o atingiram.

A viúva negra já foi denunciada também por fraude do INSS e chegou a ser condenada por bigamia. “Essas apenas algumas das informações sobre a acusada de que se tem notícia”, resume Carmen Lúcia.

Bígama, tentou registrar o mesmo filho com dois pais

Heloísa já foi condenada por bigamia. Quando era casada com o militar Jorge Ribeiro, casou-se, ao mesmo tempo, com o comerciante aposentado Nicolau Saad, que morreu pouco tempo depois. Com idade avançada, sua morte foi tida como natural. Ela passou, então, a usar uma antiga procuração do marido para transferir imóveis do falecido e acabou condenada por falsidade ideológica.

Enquanto mantinha os dois relacionamentos, Heloísa engravidou e, segundo o Tribunal de Justiça do Rio, induziu os dois a registrarem a criança. Em 1992, Jorge Ribeiro foi assassinado a pauladas, com as mãos amarradas, em uma sala comercial de propriedade dele, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Heloísa, que estava separada de Ribeiro, é acusada de ser a mandante, ajudar na execução do crime e facilitar a fuga do assassino. O motivo do assassinato seria os bens da vítima.

Disque-Denúncia oferece R$ 2 mil por informações

A promotora Patrícia Glioche, responsável pela acusação contra Heloísa por homicídio qualificado, informou que já existem dois mandados de prisão contra a advogada: um pela condenação por bigamia e outro pelo processo em que é acusada de homicídio. Além disso, de acordo com a promotora, a advogada está impedida de sair do país.

Matusalém Lopes de Souza, um dos advogados que defendem Heloísa, disse que, na semana que vem, vai se dirigir à Vara Criminal para analisar as medidas que irá tomar. Ele não quis comentar sobre o fato de Heloísa ter faltado quatro vezes ao julgamento no 1º Tribunal do Júri.

O Disque-Denúncia (21 2253-1177) oferece R$ 2 mil de recompensa para quem passar informações que levem à prisão de Heloísa.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Vereador Claudinho da Academia morre de enfarte

Rio - O vereador Luiz Cláudio de Oliveira, o Claudinho da Academia (PSDC), morreu por volta do meio-dia deste sábado, após sofrer um enfarte fulminante.

Ele estava em um apartamento alugado por Gabriel Andreatta, seu sócio na academia e chefe de seu gabinete, desde ontem, após brigar com a atual mulher.

Claudinho, que tinha 39 anos, estava acompanhado pelo casal de filhos gêmeos, de 10 anos, que tem problemas auditivos.

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Claudinho teria envolvimento com traficante | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Depois de quase duas horas, a perícia foi concluída e o corpo do vereador foi levado para o Instituto Médico Legal. Um grupo de amigos levantou um tapete para que a saída do corpo não fosse fotografada e nem filmada pela imprensa.

Segundo o delegado da Divisão de Homicídios, Felipe Ettore, o apartamento não estava revirado e não havia indícios de uso de drogas. As principais suspeitas são de enfarte ou acidente com gás do aquecedor, já que ele foi encontrado sem roupa dentro do banheiro, com o chuveiro já ligado.

O vereador teria se trancado por que quando Gabriel chegou ao apartamento, que fica na Estrada da Gávea, em São Conrado, arrombou a porta e encontrou Claudinho caído no chão. Em princípio, o político teria morrido de enfarte, mas a Delegacia de Homicídios foi chamada para investigar. A assessoria de imprensa do vereador informou que ele teve uma crise de hipertensão na semana passada e estava tomando remédios para controlar a pressão.

Em 2007, ele foi eleito presidente da Associação de Moradores da Rocinha. Em 2008 concorreu a uma vaga na Câmara dos Vereadores e após uma "campanha eleitoral desgastante", como ele mesmo definia em seu site pessoal, foi eleito com 11.513 votos. Este ano, Claudinho iria se candidatar a deputado estadual.

Investigado pela polícia

Claudinho estava sendo investigado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) por causa de uma suposta relação com o chefe do tráfico de drogas da Favela da Rocinha, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem. O pedido de abertura de inquérito foi feito pelo Ministério Público Estadual (MP).

“Não temos dúvidas sobre o envolvimento do vereador com o traficante. O que queremos saber é se essa associação tem fins de tráfico de drogas”, argumentou Antônio José Campos Moreira, subprocurador-geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional do MP. Nem é apontado pela polícia como um dos principais chefões da facção Amigos dos Amigos (ADA).

Com informações de Adriana Cruz e Paula Sarapu

O DIA ONLINE - RIO

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Inglês quase perde um dos testículos ao fazer depilação à brasileira

Ana Carolina Torres

O inglês Joe quase perdeu um testículo ao fazer uma depilação na virilha. Foto: Reprodução de Internet

Um inglês de 24 anos quase perdeu um dos testículos depois de fazer uma depilação a cera - conhecida no exterior como "brazilian wax", que consiste na retirada total dos pelos - na virilha, segundo informou o site do jornal "The Sun". Joe Cooper queria recolher dinheiro para entidades beneficentes com seu gesto.

Dez amigos do inglês toparam entrar na brincadeira, regada a muita cerveja. Mas a maioria preferiu depilar o peito. Só Cooper encarou a cera na virilha.

- Deitei, fechei os olhos e depois só lembro de ter sentido muita dor e estar sangrando - contou o inglês ao "The Sun".

O inglês perdeu seis das sete camadas da pele e foi levado para o hospital. Lá o rapaz virou motivos de piada entre enfermeiros e pacientes. Ele foi liberado e se recupera em casa. Graças ao ato, foram arrecadados 3 mil libras (cerca de R$ 7,8 mil) para doação.

De lan em lan: Extra Online

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Senado aprova parcelamento de multas de trânsito em até seis vezes

Rio - O parcelamento de multas de trânsito em até seis vezes foi aprovado em decisão terminativa, nesta quarta-feira, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Essa flexibilização no pagamento foi proposta em projeto de lei do senador Raimundo Colombo (DEM-SC). O parlamentar afirma estar preocupado com a inadimplência de muitos motoristas que não têm condições de pagar, de uma só vez, multas de trânsito de valores mais elevados.

O relator, senador Alvaro Dias (PSDB-PR) concordou com a necessidade de socorro financeiro. Em seu parecer favorável, com duas emendas de redação, ele argumenta que "se, em tese, o peso das multas é capaz de induzir os cidadãos ao cumprimento da lei, na prática, a impossibilidade de arcar com o pagamento de valores considerados excessivamente altos tem levado uma legião de infratores à inadimplência".

Ao admitir a possibilidade de concessão do benefício, entretanto, Alvaro Dias procurou deixar claro que a medida não ameaça o rigor da legislação de trânsito nem a gestão dos recursos gerados pelas multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização rodoviária.

Segundo informou, as multas fixadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) variam atualmente de R$ 53,20 (infrações de natureza leve) a R$ 191,54 (infrações de natureza gravíssima).

Se esses valores, isoladamente, não se mostram muito expressivos, o relator do PLS 20/10 chama atenção para casos indicados no CTB em que o valor inicial da multa é multiplicado por 2, 3 ou 5, conforme a gravidade da infração.

Na pior situação, quando a multa pela prática de infração gravíssima é multiplicada pelo fator mais elevado, Alvaro Dias observa que a taxação chega a quase R$ 1 mil.

Ainda segundo alerta do relator, o não pagamento de multa de trânsito afeta não só o motorista, mas pode impedir a própria utilização do veículo.

Além de o licenciamento do veículo - anual e obrigatório para sua circulação - não poder ser quitado enquanto houver multas pendentes, a prática da infração pode resultar na apreensão do carro, o que deixa a situação ainda mais complicada.

O pagamento das multas também é exigência para liberação do veículo apreendido, com o agravante de que, passados 90 dias, aqueles não liberados dentro do prazo legal vão a leilão.

Com informações da Agência Senado

O DIA ONLINE - RIO

PM encontra recém-nascido abandonado em Niterói

Criança, ainda com cordão umbilical, estava dentro de uma sacola.
Ela estava em uma rua no Bairro São Francisco.

Do G1 RJ

Alertados por moradores, policiais do 12º BPM (Niterói) encontraram um recém-nascido abandonado na Rua Mario Joaquim Santana, no Bairro São Francisco, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na manhã desta quarta-feira (16). A criança estava abandonada na rua dentro de uma sacola.

O bebê, segundo a PM, ainda estava enrolado num pedaço do cordão umbilical. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Mário Monteiro, no bairro Cafubá.

A criança, que é um menino, foi transferida para o Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde do recém-nascido.

G1 - notícias do Rio de Janeiro

Dois suspeitos morrem após roubo de carro na Ilha do Governador

Eles levaram carro de policial civil, mas foram localizados pela PM.

Assaltantes chegaram a ser levados para hospital, mas não resistiram.

Do G1 RJ

Dois suspeitos morreram após troca de tiros com policiais militares na Ilha do Governador, no Rio. As informações são do 17º BPM (Ilha do Governador).

Segundo a polícia, quatro suspeitos em um veículo roubaram o carro de uma policial civil perto do shopping Ilha Plaza, na noite de terça-feira (15).

A Polícia Militar foi acionada e os dois carros com os assaltantes foram localizados. Houve troca de tiros. Dois suspeitos foram baleados e acabaram batendo com um carro em um poste. Os outros dois conseguiram fugir.

Os feridos foram levados para o Hospital municipal Paulino Werneck, na Ilha do Governador, mas não resistiram aos ferimentos. O carro da policial foi recuperado.

Na noite de segunda-feira (14), em outro assalto, também na Ilha do Governador, um homem teve o carro roubado e foi mantido refém pelos assaltantes no Bairro Jardim Guanabara. Ele acabou sendo liberado na Avenida Brasil.

Na ação, uma mulher que passava em seu veículo teve o carro atingido por tiros e ficou ferida por estilhaços do vidro do próprio veículo. Um dos suspeitos foi preso na manhã de terça-feira (15).

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Roda de ônibus se solta e mata pedestre na Zona Oeste do Rio

Perícia concluiu que falta de manutenção foi o motivo do acidente.Caso foi registrado na 35ª DP (Campo Grande).

Do G1 RJ

Acidente ônibus Zona oeste roda

As duas rodas traseiras do ônibus se soltaram
(Foto: Jadson Marques/Agência Estado)

A roda de um ônibus se soltou, atingindo e matando um homem na manhã desta quarta-feira (16), em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. A duas rodas do ônibus se desprenderam, mas apenas uma atingiu a vítima, que estava na calçada.

Segundo a Polícia Civil, o ônibus estava em movimento, quando as duas rodas traseiras se desprenderam. Nenhum passageiro ficou ferido.

Ainda de acordo com informações da polícia, uma perícia foi realizada e concluiu que a principal causa do acidente foi a falta de manutenção do coletivo.

O caso foi registrado na 35ª DP (Campo Grande).

G1 - notícias em Rio de Janeiro

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Confira os horários especiais no Rio para dias de jogos do Brasil

Bancos, shoppings, supermercados e correios terão serviço interrompido.

Transportes também montam esquema especial na Região Metropolitana.

G1 RJ

Lojas do Saara oferecem tudo para a Copa do MundoLojas do Saara vão funcionar durante a Copa 
(Foto: José Carlos P. de Carvalho/VC no G1)

Nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo, bancos, shoppings, supermercados, repartições públicas, correios e escolas vão funcionar em horários diferenciados no Rio de Janeiro. Já os transportes terão esquemas especiais.

Veja também os horários especiais em São Paulo

Confira o que terá programação alterada nos durante as partidas dos dias 15, 20 e 25 de junho.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o expediente das agências bancárias será encerrado mais cedo na terça-feira (15), quando o Brasil estreia na Copa enfrentando a Coreia do Norte a partir das 15h30. Os bancos funcionarão das 8h às 14h em todo o estado do Rio.

O último jogo da primeira fase, entre Brasil e Portugal, no dia 25 de junho, será às 11h. Nesta data, as agências bancárias irão funcionar em dois turnos. Pela manhã, os bancos estarão abertos das 8h às 10h30. Após a partida, os estabelecimentos serão reabertos e vão funcionar das 14h às 16h.

Comércio
As lojas do comércio popular da Saara (Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega), no Centro do Rio, vão funcionar normalmente nos horários dos jogos da seleção brasileira. Televisores de 61 polegadas e telões serão instalados nas Ruas Regente Feijó e Buenos Aires.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio (CDL), não há uma orientação para o horário de funcionamento das lojas de rua. Os proprietários vão decidir individualmente como será o expediente nestes dias.

A Associação das Empresas Lojistas em Shopping Centers (Aloserj) informou que as lojas dos shoppings fecharão uma hora antes do jogo e reabrirão uma hora depois do fim das partidas do Brasil.

Supermercados
Os supermercados também vão fechar as portas uma hora antes do jogo e reabrirão uma hora depois. A informação é da Associação de Supermercados do Rio de Janeirp (Asserj).
Correios

As agências dos Correios funcionarão em horários diferenciados nos dias de jogo do Brasil. Quando a partida tiver início às 15h30, como a do dia 15, as agências ficarão abertas das 8h30 as 15h. Já quando o jogo for às 11h, o que acontecerá no dia 25, os Correios vão fechar as portas no intervalo das 10h30 às 13h.

Repartições públicas
A Prefeitura do Rio informou que, nos dias em que o jogo do Brasil for às 15h30, os servidores públicos municipais trabalharão normalmente até as 12h; a partir daí, será ponto facultativo. Quando a partida for às 11h, a norma é que seja ponto facultativo durante todo o dia.

De acordo com o governo do estado do Rio, o expediente dos servidores públicos estaduais no dia 15 de junho, no primeiro jogo da seleção brasileira, será das 8h as 12h. A partir daí, será ponto facultativo. Para os outros dias de jogo do Brasil, as normas serão definidas ao longo da Copa.

Para os servidores públicos federais, o Ministério do Planejamento publicou portaria que estabelece horários diferenciados durante a Copa do Mundo. Quando os jogos da seleção brasileira forem às 15h30, os servidores terão o expediente encerrado às 14h. Nos dias em que os jogos se realizarem às 11h, o expediente será interrompido às 10h30 e recomeçará às 14h30.

De acordo com a portaria, as mesmas regras continuarão a valer caso o Brasil avance para as quatro fases seguintes da Copa. As horas não trabalhadas terão de ser compensadas posteriormente.

Para as três esferas públicas as regras não se aplicam aos serviços essenciais de natureza contínua, que deverão ser prestados normalmente, sem interrupção, como por exemplo, Saúde e Segurança.

Escolas
A Secretaria municipal de Educação informou que no dia 15, na estreia do Brasil na Copa às 15h30, alunos e professores das escolas municipais serão liberados às 12h.

A Secretaria estadual de Educação ainda não definiu como será o funcionamento das escolas públicas estaduais nos dias de jogo da seleção brasileira, assim como o Sindicato das escolas particulares de ensino.

Postos do INSS e da Previdência Social
Os postos de atendimento ao público do INSS e da Previdência Social terão o atendimento interrompido das 10h30 as 14h30 nos dias que os jogos do Brasil forem às 11h. Quando a partida da seleção brasileira for às 15h30, as agências da previdência funcionarão apenas até às 14h.

No entanto, a central de atendimento telefônica, no número 135, atenderá normalmente nos dias de jogo do Brasil, sem interrupção.

Tribunal de Justiça
O Tribunal de Justiça do Rio informou que não haverá expediente para os funcionários do órgão nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Trem
A SuperVia irá antecipar a programação de horário de pico, com intervalos reduzidos, para antes do início do jogo entre Brasil e Coreia do Norte, na terça-feira (15), às 15h30. Os horários serão modificados das 13h as 16h.

No Ramal de Deodoro, os intervalos serão de 10 minutos. Já no Ramal Santa Cruz, os intervalos serão de 10 minutos no trecho entre Deodoro e Campo Grande e de 15 minutos no trecho entre Campo Grande e Santa Cruz.

No Ramal Japeri, os intervalos serão de 10 minutos no trecho entre Central do Brasil e Nova Iguaçu e de 30 minutos no trecho entre Nova Iguaçu e Japeri. O Ramal Belford Roxo terá intervalos de 15 minutos. E no Ramal Saracuruna, os intervalos serão de 10 minutos no trecho entre Central do Brasil e Gramacho e de 30 minutos no trecho entre Gramacho e Saracuruna.

Barcas
Na terça-feira (15), estreia do Brasil na Copa, as barcas funcionarão com horários especiais. De acordo com a Barcas S/A, a concessionária vai trabalhar com viagens extras em cada trajeto e com intervalos de 10 minutos nos períodos de maior movimento entre a Praça XV e Niterói.

Metrô
A concessionária Metrô Rio informou que funcionará no mesmo esquema dos momentos de pico, com o máximo de composições em circulação para atender a demanda. Duas horas antes dos jogos, haverá reforço de agentes de segurança e de funcionários nas bilheterias. As linhas de integração Metrô na Superfície e Expressa também vão operar com toda a frota.

Energia elétrica
De acordo com a Light, concessionária que administra a rede elétrica da cidade do Rio, 70 profissionais reforçarão o atendimento durante a Copa. A companhia informou que trabalhará em regime de atenção máxima. O Centro de Operações e as principais subestações na área de atuação da empresa de energia vão ter operadores de plantão.

A concessionária garantiu que haverá equipes posicionadas nas proximidades de locais de grande concentração de público.

Os canais de atendimento disponíveis durante os jogos são o Disque-Ligth Emergência (800 021 0196), o Disque-Light Comercial (0800 282 0120)) e o Disque-Light para Deficientes Auditivos (0800 285 2453).

A Ampla, concessionária que administra a rede de energia elétrica da Região Metropolitana do Rio, informou que reforçará o efetivo de equipes de emergência, de manutenção e de atendentes da Central de Relacionamento durante a Copa do Mundo.

A ampla contará com 80 equipes extras de emergência e manutenção, totalizando 160 equipes de plantão. A Central de Relacionamento (0800 28 00 120) também receberá reforço de pessal durante o trabalho de 24 horas por dia.

G1 - notícias da África do Sul 2010

domingo, 13 de junho de 2010

Garis entram em greve nesta segunda

Bernardo Moura

cidade mais suja

Vassouras guardadas e caminhões de lixo na garagem a partir desta segunda-feira. Garis e funcionários administrativos da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio decretaram neste domingo greve por tempo indeterminado.

A paralisação foi combinada em assembleia realizada no Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro.

Os funcionários da Comlurb reivindicam aumento do piso salarial, de R$ 468 para R$ 581, e reajuste do auxílio-alimentação, de R$ 7,93, para R$ 12. 

A Comlurb informou que só irá se pronunciar sobre a greve após ser notificada pelo sindicato, o que não ocorreu até a noite deste domingo.

Extra Online

Revista inglesa diz que UPP transformou a Cidade de Deus

Guilherme Amado

'Um momento mágico'

A revista inglesa "The Economist", em sua versão on-line, publicou na ultima sexta-feira uma grande reportagem sobre a Cidade de Deus, internacionalmente conhecida por causa do filme. O texto destaca as mudanças que vêm ocorrendo na favela desde a instalação, no ano passado, de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Reprodução do site da revista

Segundo a revista, com a UPP o estado reassumiu o controle do território e expulsou o tráfico, acabando com a presença ostensiva de bandidos armados, muitos adolescentes, nas ruas. Com o título de "Um momento mágico para a cidade de Deus", o texto diz ainda que uma facção criminosa havia implantado um reinado de terror graças à "incompetência brutal da polícia e à omissão das autoridades".

A publicação também destaca que as UPPs estão sendo instaladas em áreas estratégicas para a segurança da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016

Caso de Polícia: Extra Online

Criminosos roubam R$ 24 mil de festa no Museu de Arte Moderna

Rio - Seis homens realizaram um assalto nas dependências do Museu de Arte Moderna (MAM), na Glória, neste domingo, que estava sendo alugado para uma festa. Três homens conseguiram entrar pela cozinha, render a organizadora e roubar R$ 24 mil em dinheiro, além de um telefone celular e um relógio.

No momento do assalto, o local estava vazio. Os criminosos escodiam os rostos com capuz e usaram três motocicletas na ação. Na fuga, os seis ainda efetuaram disparos contra os policiais militares e, em seguida, foram em direção à Avenida Brasil.

A vítima registrou queixa na 9ª DP (Catete), onde a ocorrência foi registrada. A polícia investiga o caso e acredita que pessoas ligadas à organizadora da festa podem ter participado do assalto.

O DIA ONLINE - RIO

Mulher recupera carro roubado em estacionamento de supermercado

Rio - Uma mulher recuperou seu carro roubado há cerca de oito meses, numa ação realizada neste domingo, pelo Grupamento de Ações Táticas (GAT), do 40º BPM (Campo Grande). Vitória Oliveira Rocha reconheceu o veículo, um Gol branco, num estacionamento do supermercado Prezunic, na Estrada Cabuçu, em Campo Grande, na Zona Oeste, e chamou os PMs.

Mesmo com a placa já trocada, a mulher reconheceu o veículo através de um amassado na lataria - o carro fora roubado no dia 9 de outubro de 2009. Dois homens, identificados como Cleidison Nascimento da Silva (31 anos) e Douglas Alves Vazan (25) foram presos.

Com eles a polícia apreendeu uma pistola e um tablete de maconha. O material e os criminosos foram levados para a 35ª DP (Campo Grande), onde o caso foi registrado.

O DIA ONLINE - RIO

Condenada por golpe bilionário no INSS, Jorgina de Freitas, é solta

Rio - A ex-advogada Jorgina de Freitas, condenada por desviar aproximadamente R$ 1,2 bilhão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na década de 1990, foi solta na tarde de sábado, na Zona Norte do Rio. Ela estava presa na penitenciária Oscar Stevenson, em Benfica.

Foto: Agência Estado

Fraudadora do INSS, Jorgina de Freitas (esquerda), terá que ressarcir o INSS em R$ 200 milhões | Foto: Agência Estado

A Secretaria de Estado de Administração Previdenciária (Seap) confirmou a informação. Jorgina foi condenada pelo Tribunal de Justiça, em julho de 1992, a 14 anos de prisão.

Jorgina terá que ressarcir o INSS em R$ 200 milhões e para conseguir o abatimento da dívida, os 57 imóveis dela vão a leilão.

De acordo com a Justiça, as fraudes, realizadas com com o pagamento de indenizações falsas, foram cometidas em São João de Meriti, Duque de Caxias e Vassouras.

O DIA ONLINE - RIO

Mãe e irmão de ator de 'Central do Brasil' são presos

Marcelo Dias

Operação Não Tem Preço

Pelo menos 17 pessoas já foram presas pela Polícia Civil acusadas de integrar uma quadrilha especializada em desviar cartões de crédito, entre este sábado e domingo.

A mãe e o irmão do ator Vinicius de Oliveira, que atuou no filme "Central do Brasil" foram presos na operação Não Tem Preço. Juçara Ferreira Campos e Wagner Campos de Oliveira  são acusados de receptar cartões de crédito usados para comprar produtos para revenda.

No sábado, Maxwel da Costa Silva e Rayza de Souza Gomes (os dois na foto abaixo em priomeiro plano), foram presos no momento em que estavam casando em em sítio, em  Magé, na Baixada Fluminense.

A quadrilha desviava cartões enviados pelos correios para comprar e revender produtos como, por exemplo, eletrodomésticos. Policiais da Delegacia Especial de Apoio ao Turista, que investigam o caso,  já apreenderam, entre outras coisas, oito televisores, um deles de 50 polegadas.

Segundo a polícia, um total de 26 mandados de prisão foram expedidos pela Justiça contra pessoas acusadas de integrar o bando.

Caso de Polícia: Extra Online

sexta-feira, 11 de junho de 2010

TSE decide que Ficha Limpa vale para eleições deste ano

Reuters/Brasil Online

SÃO PAULO (Reuters) - O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta quinta-feira por 6 votos a 1 que a lei Ficha Limpa valerá para as eleições de outubro deste ano. A lei, aprovada pelo Congresso em maio e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, torna inelegíveis candidatos que forem condenados por órgão colegiado.

A decisão do TSE levou em conta consulta realizada pelo senador Arthur Virgílio (PSDB), líder da bancada. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estava entre as entidades que defendiam a aplicação da lei já nesta eleição.

Acompanharam o voto favorável do relator Hamilton Carvalhido para a aplicação da lei no próximo pleito os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Arnaldo Versiani, Aldir Passarinho Junior e Marcelo Ribeiro. O ministro Marco Aurélio Mello votou contra.

Quando aprovou o projeto, o Senado alterou o texto que veio da Câmara e aprovou emenda para explicitar que as regras só valerão para casos que forem julgados a partir da aprovação do projeto. Críticos alegam que a iniciativa aliviou o texto, o que os senadores negam.

Apesar da polêmica envolvendo a mudança, em seu artigo quinto a Constituição fixa que "a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu".

A nova lei permite, no entanto, que o político condenado possa recorrer para tentar suspender a inelegibilidade e participar da eleição.

De iniciativa popular, o projeto Ficha Limpa chegou ao Congresso em setembro do ano passado depois de reunir 1,6 milhão de assinaturas.

Extra Online

Núbia Cozzolino falta, pela segunda vez, a depoimento na Alerj

CPI da Venda de Sentenças Judiciais

Marcelo Gomes

A ex-prefeita de Magé Núbia Cozzolino faltou pela segunda vez a depoimento na Alerj. - Foto: Fabiano Rocha/12.09.2010

A ex-prefeita de Magé Núbia Cozzolino faltou, pela segunda vez, à reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) criada para investigar denúncias de tráfico de influência e venda de sentenças judiciais em eleições, realizada nesta quinta-feira.

O presidente da comissão, deputado Paulo Ramos (PDT), afirmou que a Chefia de Polícia Civil já recebeu um ofício para que Núbia seja trazida de forma coercitiva à Alerj e ressaltou que a CPI quer ouvi-la, em qualquer dia e horário, assim que a polícia a trouxer.

- Além de ser importante para a própria ex-prefeita ter a oportunidade de nos contar o que sabe, é ainda uma forma de esclarecer e usar o direito de defesa. Nós sabemos quais políticos foram coagidos e a corrupção é ativa e passiva.

Temos o nome dos que pagaram e dos que não pagaram ao empresário investigado, Eduardo Raschkovsky, para interferir em sentenças judiciais. Mas é imprescindível para o trabalho da CPI que, principalmente os políticos, que têm compromisso público, venham testemunhar - disse o deputado.

Durante a reunião desta quinta, a CPI ouviu o caseiro João Ferreira dos Santos, que trabalha e mora na casa de Raschkovsky, e o recepcionista do escritório de advocacia L. Montenegro, administrado pelo empresário investigado, Célio Gomes dos Santos.

Durante os depoimentos, a comissão apresentou a ambos um álbum com as fotos de 17 pessoas, do meio político e jurídico, para verificar se eles identificavam alguém que já poderia ter sido recebido por Raschkovsky. Apenas o desembargador Roberto Wider foi reconhecido pelo caseiro.

Quem tiver conhecimento de qualquer negociação ou venda de decisões judiciais que possam ajudar a CPI a colher resultados deve entrar em contato através do número 0800 282 5888. O serviço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Extra Online