segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tragédia provocada pela chuva na serra já fez mais de 855 vítimas

Balanço de prefeituras da Região Serrana apontam 856 mortos.
Bombeiros e Defesa Civil ainda trabalham na busca de vítimas.

Do G1RJ

Os deslizamentos causados pela chuva na Região Serrana do Rio já contabilizaram 856 mortos. Os dados foram divulgados pelas prefeituras das cidades neste domingo (30). Já o número de desabrigados e desalojados chega a quase 30 mil em toda a região.

O Comitê de Ações Emergenciais em Petrópolis informou neste domingo (30) que 71 corpos foram resgatados no município. Em Nova Friburgo, o número de vítimas chega a 412. Já em Teresópolis foram registrados 344 óbitos.  Também houve 22 mortes em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim.
Segundo dados das prefeituras e da Defesa Civil do estado, Teresópolis tem 6.210 desalojados e 5.058 desabrigados; Petrópolis (incluindo Itaipava) soma 6.223 desalojados e 191 desabrigados; e Nova Friburgo já contabiliza 3.220 desalojados e 2.031 desabrigados.

Outros municípios afetados pela enxurrada de janeiro, São José do Vale do Rio Preto registra 2.018 desalojados e 300 desabrigados; Bom Jardim tem 1.186 desalojados e 632 desabrigados; Sumidouro soma 311 desalojados e 200 desabrigados; e Areal contabiliza 1.469 desalojados

A lista da Defesa Civil cita ainda outros municípios atingidos pelas chuvas, como Santa Maria Madalena (284 desalojados e 44 desabrigados), Trajano de Moraes ( 188 desalojados e 28 desabrigados), Sapucaia (30 desalojados e 140 desabrigados), São Sebastião do Alto (32 desalojados e 75 desabrigados), Três Rios (36 desalojados e 33 desabrigados), Cordeiro (43 desabrigados), Carmo (55 desalojados e 12 desabrigados), Macuco (28 desalojados e 24 desabrigados), Cantagalo (8 desalojados) e Cachoeiras de Macacu (4 desabrigados).

Dez casos de leptospirose em Nova Friburgo

A prefeitura de Nova Friburgo informou na sexta-feira (28) que há dez casos de leptospirose confirmados no município após a enxurrada. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, todos os doentes já foram medicados, passam bem e não estão internados.

Em Teresópolis, há um caso notificado da doença – que é transmitida por água contaminada pela urina do rato. Nos dois municípios, quase 140 pessoas ainda aguardam o resultado de exames.

Com o aumento dos casos suspeitos de leptospirose, equipes de agentes de saúde foram reforçadas. O trabalho de prevenção inclui o controle de ratos e o trabalho de orientação dos moradores. Quando se trata de doenças depois de tragédias, o pior ainda pode estar por vir.

A secretária municipal de Saúde de Nova Friburgo, Jamila Calil, não descarta a possibilidade de surto da doença: “É possível porque nós estamos agora num momento do aumento de número de casos. Exatamente entre duas e três semanas do episódio da enchente é que começam a aparecer o maior número de casos suspeitos de leptospirose", explica.

Menos médicos

A secretária disse também que há menos médicos atendendo a população nos hospitais da cidade. Alguns pediram demissão depois das chuvas por causa da dificuldade de acesso, outros perderam a casa. Sobre a falta de médicos, a Secretaria municipal de Saúde de Nova Friburgo disse que o problema já está controlado.

Parques fluviais

Ainda na sexta (28), a Secretaria estadual de Meio Ambiente anunciou que vai criar cinco parques nas margens de rios em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Serão ocupados 95 quilômetros das laterais, onde a vegetação original será recuperada.

G1 - Chuvas no RJ

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Apesar de cem imóveis estarem interditados no Morro do Lazareto, em Friburgo, parte das famílias retornou ao local

Luiz Ernesto Magalhães

Em Lazareto, casas podem desabar (Fotos: Gustavo Stephan / Agência O Globo)

RIO - Parte das famílias que viviam nas mais de cem casas interditadas pela Defesa Civil, logo após as chuvas, no Morro do Lazareto, em Nova Friburgo, já retornou, apesar de a área ser considerada de risco.

Houve moradores que nem mesmo deixaram suas residências. A ocupação das casas numa região onde 11 pessoas morreram foi possível porque lá ainda não foi adotada a estratégia empregada pela Defesa Civil no Alto Floresta, onde os imóveis em áreas de risco foram demarcados e estão sendo demolidos. As casas no Lazareto não foram isoladas por fitas.

O morro está na lista de áreas que poderiam receber recursos, este ano, na segunda fase do PAC. O projeto apresentado ao governo federal prevê investimentos de R$ 2 milhões em obras de contenção, que deveriam começar até o fim do primeiro trimestre. Agora, no entanto, a análise das condições das encostas no Lazareto depende de estudos geológicos mais aprofundados.

( Antes de catástrofe, cidades da Região Serrana já tinham mapeado 42 mil moradores em áreas de risco )

Para o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo, José Augusto Spinelli, que vistoriou o local dias depois da enxurrada, seria recomendável, devido ao nível de inclinação dos terrenos e aos riscos de deslizamentos, que toda a comunidade fosse removida:

— Existem algumas casas que até poderiam permanecer, porque não correm o risco de desabar. Mas, se a encosta não for toda esvaziada e reflorestada, isso servirá de estímulo para que outras áreas voltem a ser ocupadas.

Lazareto, bairro condenado em Nova Friburgo (Foto: Gustavo Stephan / Agência O Globo)

Renato Barbosa da Silva, funcionário da Defesa Civil de Friburgo, morador de um dos imóveis interditados, está na casa de parentes. Ele defende investimentos em obras de contenção para que os moradores possam permanecer.

— A realidade é que em Friburgo tudo pode ser considerado área de risco. Se você mora na encosta, a ameaça é de deslizamentos. Se mora no asfalto, pode enfrentar enchentes — disse.

Comerciantes contam que moradores do bairro chegaram a ficar isolados por mais de um metro de altura de lama.

— Foi a população que abriu caminho em meio à lama — contou o mecânico Jorge Taveira.

Maria de Fátima dos Santos chegou a ficar com seis parentes em abrigos. Mas ontem voltou com a família:

— Nos abrigos, há muita gente. Como não está chovendo, acho que não há perigo.

Ontem, os abrigos públicos de Friburgo e de outras cidades receberam o reforço de 40 voluntários de diversos estados, cadastrados pela Secretaria estadual de Assistência Social.

— Entrei de férias e estava com viagem marcada. Mas desisti porque sei que serei útil aqui — disse a psicóloga Cláudia Pinho, moradora de Campo Grande (MS).

Extra Online

PM inaugura UPP no Morro São João, no Rio, na segunda-feira

A 14ª UPP terá um efetivo de 200 policiais.
Unidade atenderá também as comunidades da Matriz e Quieto.

Do G1 RJ

Será inaugurada na próxima segunda-feira (31) a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Morro São João, no Engenho Novo, no subúrbio do Rio. A 14ª UPP terá um efetivo de 200 policiais militares, sendo 35 mulheres, e atenderá também as comunidades da Matriz e Quieto.

Na terça-feira (25), o governador Sérgio Cabral anunciou que todas as comunidades da região de Santa Teresa, no Centro da cidade, vão receber Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

“Toda a região de Santa Teresa, incluindo (os morros) São Carlos, Mineira, Fallet e outros serão pacificados em breve”, afirmou Cabral, durante visita ao Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio.

Segundo o governador, nos próximos dias, homens do Batalhão de Operações Especiais, do Batalhão de Choque e de outras unidades irão reconquistar o território nessas comunidades. O governo pretende pacificar as áreas críticas do Rio até o fim de 2014.

UPP nos Macacos

A 13ª UPP foi inaugurada em outubro do ano passado, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte. Além do Morro dos Macacos, os policiais também ocupam as comunidades do Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel, no mesmo morro.

As outras UPPs funcionam na favela Dona Marta, em Botafogo, no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, no Chapéu Mangueira/Babilônia , no Leme, Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, em Copacabana, todas na Zona Sul do Rio.

A Polícia Militar pacificou também as comunidades do Jardim Batam, em Realengo, e a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e o Morro da Providência, no Centro.

G1 - Rio de Janeiro

Maravilhosa e a mais estilosa do planeta

Rio é eleito por revista inglesa melhor cidade do mundo em 2011

POR FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - Mais uma vez o mundo se rende aos encantos do Rio de Janeiro. Referência nos quatro cantos do planeta em design e estilo de vida, a conceituada revista inglesa Wallpaper elegeu o município a ‘Melhor Cidade de 2011’, desbancando Chicago (EUA), Hong Kong (China), Johannesburgo (África) e Oslo (Noruega). Os detalhes do prêmio — um dos mais cobiçados internacionalmente —, serão publicados na edição da revista de fevereiro.

Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

Sanhita Reddy elegeu o Pão-de-Açucar como o melhor ponto turístico, onde acaba fazendo amizades, como o casal russo Elena e Aleksei | Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

Orgulhosos, os cariocas já celebram a conquista, enquanto governantes e empresários vislumbram a vinda de ainda mais turistas. Visitantes estrangeiros, por sua vez, não escondem o amor pela cidade.

Além de referências a moda, belezas arquitetônicas e naturais, e à simpatia dos moradores, o rigoroso júri da revista destacou a pacificação das comunidades como ponto positivo para eleger a cidade. Os projetos arrojados para a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, também foram reconhecidos pela publicação.

No Rio desde outubro para concluir estudos, a pesquisadora americana Sanhita Reddy, 21 anos, disse que se apaixonou pela cidade. “Se meus pais (que moram na Califórnia) toparem, vamos morar aqui para sempre.

Os cariocas são solidários, gentis, educados e estão sempre sorrindo, com ar de felicidade estampado no rosto”, justifica Sanhita. Satisfeita, ela sempre cumprimenta as pessoas, como fez com o garçom Yuri de Almeida, 20 anos, que a atendeu num dos quiosques do Pão de Açúcar.

A Cidade Maravilhosa, que já havia recebido outra condecoração importante em 2007, quando o Cristo Redentor foi anunciado como uma das sete novas maravilhas do mundo, recebeu 14 milhões de turistas em 2010, segundo a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. A expectativa, de acordo com o presidente da entidade, Alexandre Sampaio, é que este número cresça 10% a cada ano, até 2016.

Para o governador Sérgio Cabral, o prêmio “reforça o bom momento que o Rio vive” de crescimento, geração de renda, recuperação da autoestima do seu povo, e de ter a paz como base para todas as conquistas. “Me emocionou, porque estamos fazendo do Rio um lugar melhor para se viver”, declarou Cabral.

O secretário especial de Turismo do município e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, salientou o “boom arquitetônico”, com a construção de museus e prédios futurísticos que farão parte do cenário carioca.

Há sete anos na cidade, o ator português Ricardo Pereira se considera um apaixonado pelo Rio. Recém-casado com a portuguesa Francisca Pinto, ele pensa ter filhos e criá-los no Rio. “Em breve aumentaremos a família e vou adorar criar meus filhos aqui”.

Casal decidiu conhecer o Rio após reportagem no exterior

A divulgação do Rio no exterior tem ajudado a atrair mais turistas. “Viemos de férias por termos lido na Wallpaper que aqui havia uma ótima atmosfera. É verdade”, elogiou a técnica em computação inglesa, Kelly Meegan, 47. Ela passeou no Morro Santa Marta ontem, acompanhada do professor Alan McLoughlin, 47 anos, da assistente social Mary Mulholland, 29, e do funcionário público Jason Railton, 39. Ela disse que ficou “encantada com a hospitalidade dos cariocas”.

“A publicação também elogiou as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs)”, comentou a guia turística Linda Seabra, 57, que registrou o passeio do grupo em fotos. “Estamos orgulhosos porque o mundo está acompanhando nossos esforços em busca da paz”, comentou o relações públicas da Polícia Militar, coronel Lima Castro.

“Dá vontade de nunca mais ir embora”, declarou a designer russa Elena Ablikova, 27, que, com o amigo Aleksei Klimov, 27, foi visitar o Pão de Açúcar. Lá, fizeram amizade com a americana Sanhita Reddy.

Pedro de Lamare, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio, diz que o setor está trabalhando para receber cada vez melhor os turistas, formando mão de obra especializada.

Brasil é namoro antigo

A admiração da revista pelo Brasil já é antiga. Em junho do ano passado, a Wallpaper dedicou uma edição inteira ao País, com o título ‘Born in Brazil’ (Nascida no Brasil). A publicação trouxe histórias de personagens de várias cidades, coleção de imagens, além de artigos sobre arquitetura e design.

O Rio ganhou destaque. No site da revista, há até um vídeo com imagens da vencedora de 2009 do concurso Garota da Laje, Adriana Leão, apelidada por eles de “a rainha das favelas”. Adriana dá show sambando de biquíni no alto do Vidigal, no Leblon.

O artista plástico carioca Cildo Meireles e o sambista Seu Jorge também foram citados. No site, é possível ouvir músicas do novo álbum do cantor e ver algumas obras de Cildo e sua “mensagem poderosa”.

“O Brasil é o País mais excitante do mundo e a Wallpaper estava lá, em massa, para capturar esse País extraordinário nesse momento extraordinário de transição”, elogiou o editor-chefe da revista, Tony Chambers, no editorial.

A empresa mandou equipes para bairros luxuosos do Rio e de São Paulo. “O Brasil está num momento importante — com a descoberta de reservas massivas de petróleo e a expectativa pela Copa do Mundo de 2014 e pelos Jogos Olímpicos de 2016 — e nós queríamos estar no centro da ação”, escreveram os responsáveis pela edição especial.

O DIA ONLINE

Idosa é encontrada morta em terreno ao lado da casa onde morava, no RJ

Ela morava com a neta de 17 anos e o namorado da jovem.
Segundo polícia, rapaz é suspeito de ter asfixiado a vítima após discussão.

Do Bom Dia Rio

Uma mulher de 67 anos, que estava desaparecida há uma semana, desde o dia 21, foi encontrada morta, na quinta-feira (27), em um terreno baldio ao lado da casa onde morava, no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O corpo foi encontrado por vizinhos.

De acordo com a polícia, ela morava com a neta de 17 anos e o namorado dela, que é suspeito do crime. As investigações indicam que ele teria asfixiado a vítima com um travesseiro depois de uma discussão.

O suspeito foi levado para a 54ª DP (Belford Roxo). De acordo coma polícia, a neta da idosa teria conhecimento sobre o crime e, por isso, foi levada para a Vara da Infância e da Juventude de Belford Roxo.

G1 - Rio de Janeiro

Homem chama polícia por não aguentar apetite sexual da mulher

Rio - Um turco procurou a ajuda da polícia, na última quarta-feira depois de ter sido incapaz de satisfazer o apetite insaciável de sua esposa.

Ele alegou aos policiais que não aguentava a demanda constante de sexo. O fato inusitado aconteceu em uma pequena cidade alemã.

Ele chegou a delegacia no sudoeste da Alemanha reclamando que estava dormindo no sofá durante os últimos quatro anos, a fim de escapar das garras da esposa louca por sexo. O casal está junto há 18 anos e têm dois filhos.

De acordo com o jornal inglês Metro Uk, o homem disse à policia que decidiu pedir o divórcio e sair de casa na esperança de finalmente descansar um pouco, principalmente porque ele quer chegar ao trabalho bem descansado.

Ele falou que é impossível descansar, porque sua mulher continua vindo para a sala e  exigindo que ele execute suas funções de marido.

O DIA ONLINE

Bebê salvo por milagre após atropelamente em Bonsucesso está em estado gravíssimo

Rio - O Hospital Geral de Bonsucesso, na Zona Norte, informou nesta sexta-feira que o estado de saúde de um bebê que sobreviveu depois que sua mãe foi prensada por dois ônibus é gravíssimo. O acidente ocorreu na Rua Cardoso de Moraes, em Bonsucesso.

O menino continua internado na UTI neonatal recebendo oxigênio através de aparelhos e alimentação por sonda. Socorrido pelo médico Carlos Figueiredo, de 31 anos, o bebê sofreu uma parada cardiorespiratória ao chegar ao hospital e precisou ser reanimado. De acordo com a diretora da unidade, Sandra Azevedo, ele pode ser salvo, mas a situação é bastante delicada.

A mãe do bebê foi identificada como Alexandra da Silva, de 25 anos, funcionária de uma farmácia de manipulação. Ela estava grávida de sete meses e foi atropelada quando tentava atravessar a rua para comprar o enxoval da criança. Com o impacto sofrido na batida dos dois coletivos, a mullher teve a barriga aberta. O caso foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso).

O DIA ONLINE

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Jovem brasileira teria participado de festas dadas por Silvio Berlusconi

Extra

Uma prostituta brasileira teria participado de festas promovidas pelo primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, quando era ainda menor de idade, segundo documentos enviados ontem ao Parlamento italiano e que fazem parte da investigação que apura o envolvimento de Berlusconi em crime sexual.

De acordo com o jornal "El País", a brasileira Iris Berardi teria participado 30 vezes das festas promovidas pelo primeiro-ministro, sendo duas quando ainda era menor. O vídeo acima mostra a jovem em poses sensuais.

No dia 21 de novembro de 2009, Iris teria estado em Villa Certosa, na Sardenha, e em 13 de dezembro, teria passado a noite em Arcore, perto de Milão.

Os documentos contêm também declarações da dançarina do ventre Maria Makdoum que descreve que, em uma das festas, chamadas de ‘bunga bunga’, uma brasileira dançava samba de forma 'hard'.

Berlusconi disse apenas que não comentaria as novas revelações.

Extra Online

Mulher de Chico Anysio diz que o humorista já consegue levantar da cama

Depois do susto na semana passada, quando se agravou seu estado de saúde, Chico Anysio deixou a família mais animada nesta quinta-feira. Pela manhã, o humorista conseguiu levantar da cama e sentar-se numa poltrona pela primeira vez depois de mais de 60 dias de internação. "Ontem ele já vinha treinando ficar sem o respirador.

Hoje, quando sentou, ele respirou sozinho. Aos poucos, ele vai ficando sem o respirador", conta Malga, mulher do artista, que nunca esteve tão otimista: "Os médicos dizem que o quadro ainda é sério, mas estamos com as melhores perspectivas desde o início da internação".

Devota de São Jorge, Malga di Paula tem rezado muito pelo marido e recebido apoio de amigos e fãs de Chico. Na quarta-feira, Patrícia Pillar e Ciro Gomes estiveram no Hospital Samaritano visitando o humorista.

Boni e Maurício Sherman, diretor do "Zorra total", também têm visitado o amigo. "Não fiz promessa a São Jorge. Estou construindo para o santo um memorial na Capadócia, na Turquia. Não peço nada em troca. Só agradeço", diz Malga.

Extra Online

Shaolin já ouve conversas e esboça reações

Pedro Zuazo

Humorista Shaolin / Foto: Divulgação

Shaolin: em São Paulo, diagnóstico indica ‘traumatismo cranioencefálico grave’

 

Shaolin apresenta melhora e será transferido para o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na tarde desta quinta-feira

Pela primeira vez, desde que chegou ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, o humorista Shaolin deu uma pequena demonstração de sensibilidade. Ontem à tarde, enquanto recebeu a visita de sua mulher, Maria Laudicéia dos Santos, o paciente mexeu o pé sutilmente ao ouvir uma conversa.

O comediante começou a receber menos sedativos no início dessa semana, após ficar completamente sedado por três dias. De acordo com o assessor de Shaolin, Alessandro Bonfim, o quadro do comediante ainda é grave, mas os exames mostram uma evolução crescente.

- Cada dia é uma vitória. Ontem, quando as pessoas falavam, ele já esboçava algum tipo de reação, como estivesse escutando - conta.

Ainda segundo o assessor, a sedação não poderá ser reduzida diariamente, como se pensava anteriormente. Por ordem dos médicos que fazem o acompanhamento clínico, a redução está sendo feita em um ritmo mais lento.

Durante a internação, Shaolin está sendo submetido a exames que servirão para balizar a reconstituição do braço do comediante.

Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, de 39 anos, sofreu um acidente de carro, na noite do dia 18, quando trafegava pela BR 230 (Campina Grande), na Paraíba.

Seu carro foi atingido por um caminhão que estava no sentido oposto e fazia uma ultrapassagem arriscada. O comediante teve traumatismo craniano e fratura exposta no braço esquerdo.

Extra Online

Prefeitura diz que não fiscalizava Camelódromo por falta de segurança

Segundo órgão, após ação policial, vistoria passará a ter regularidade.
Nesta quinta (27), apenas oito dos mais de 1.500 boxes abriram as portas.

Do RJTV

Durante a maior operação contra a pirataria desencadeada no Rio, em andamento desde quarta-feira (26), a prefeitura do Rio de Janeiro afirmou, nesta quinta-feira (27), que não fiscalizava o Mercado Popular da Rua Uruguaiana (Camelódromo), no Centro da cidade, por falta de segurança.

"A polícia tem uma forma de agir que o nosso fiscal da prefeitura não tem condições de agir ali, de fechar um boxe daquele", justificou o secretário de Ordem Pública, Alex Costa, acrescentando que a partir da operação policial, a prefeitura passará a fiscalizar o local.

Segundo ele, nenhum box tem alvará de funcionamento ou paga impostos. Ele admitiu também que nunca pediu ajuda à polícia para realizar as vistorias. Nesta quinta, apenas oito dos mais de 1.500 boxes abriram as portas.

A polícia investiga a denúncia de que alguns estabelecimentos pertenceriam a policiais. "Caso haja alguma ilegalidade praticada por algum policial, imediatamente vai ser avisado à Corregedoria", disse o delegado Ronaldo Oliveira.

Segundo a delegada Valéria de Aragão, da Delegacia de Repressão a Crime Contra Propriedade Imaterial (DRCPIM), um comerciante foi preso em flagrante. A operação prossegue até sexta-feira (28).

A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) informou que na próxima semana haverá uma reunião entre órgãos municipais e estaduais para tentar regularizar a situação dos vendedores do camelódromo.

Base fixa da polícia

Na quarta-feira (26), o chefe da Polícia Civil, Alan Turnowsky, confirmou que assim que a operação terminar, uma base fixa da Polícia Civil será montada no local, para combater a venda de produtos falsificados e contrabandeados.

Segundo Turnowsky , o objetivo é fiscalizar, diariamente, a chegada e a venda de mercadorias piratas. “Com isso a gente espera, pela primeira vez, de uma forma consistente, zerar a venda de produtos piratas na Uruguaiana”, concluiu.

A polícia também espera expandir o projeto para outros mercados populares, como o Mercado de Madureira.

G1 - Rio de Janeiro

Voluntários denunciam desvio de donativos em Teresópolis

Prefeitura diz que 2 foram presos suspeitos de desviar doações para venda.
Prefeitura divulgou telefones para receber denúncias.

Tássia Thum Do G1 RJ, em Teresópolis

Ginásio poliesportivo é um dos maiores locais de distribuição de donativos

Ginásio poliesportivo é um dos maiores locais de
distribuição de donativos (Foto: Tássia Thum/G1)

As doações para os desabrigados na tragédia causada pela chuva na Região Serrana do Rio lotaram galpões, abrigos e ginásios poliesportivos. Diante do fácil acesso a roupas, comidas, água potável e itens de higiene começaram a surgir casos de desvio de donativos nas cidades.

A Secretaria de Segurança de Teresópolis afirmou que duas pessoas já foram presas acusadas de praticar o crime no município. No ginásio poliesportivo Pedrão, principal ponto de distribuição das doações, os voluntários estão atentos para reprimir a prática ilícita.

Roupas e tênis

O aposentado João de Oliveira Campos, de 68 anos, é um dos coordenadores voluntários do Pedrão. Ele conta que já viu pessoas tentando furtar, principalmente roupas e tênis, do local. Segundo o aposentado, uma das táticas adotadas pelos criminosos é a de se passar por voluntário na organização dos donativos no ginásio.

Voluntários estão atentos para evitar o desvio de donativos

Voluntários estão atentos para evitar o desvio de
donativos (Foto: Tássia Thum/G1)

Para evitar o crime, João passou a ficar de olhos atentos e ensinou seu grupo de voluntários a perceber quando há pessoas com o intuito de desviar as doações.

“No início, quando tudo estava uma bagunça e tinha muita gente ainda morando no Pedrão, eu vi um grupo de sete jovens, que não eram de áreas atingidas pela chuva, recolhendo várias sacolas com roupas. Quando eu percebi, essas pessoas estavam com o crachá de voluntário, então eu tive que me exaltar e pedi que eles não voltassem mais. É muito injusto tirar aquilo que as pessoas estão necessitando”, diz o aposentado.

Voluntário viaja 32 horas até Teresópolis

O analista de controle Eberson Costa enfrentou 32 horas de viagem de Roraima a Teresópolis, especialmente para trabalhar como voluntário. Ele afirma que resolveu ir à serra ajudar as vítimas da chuva, após perder a esposa e o filho de 2 anos em um deslizamento de terra provocado pelo temporal em Blumenau, Santa Catarina. O episódio aconteceu em 2008.

Eberson virou voluntário após perder esposa e filho na tragédia provocada pela chuva em Blumenau, em 2008

Eberson virou voluntário após perder esposa e filho
na tragédia provocada pela chuva em Blumenau
(Foto: Tássia Thum/G1)

Eberson está ajudando na distribuição de donativos em Teresópolis há uma semana. Ele conta que durante o período, já presenciou algumas pessoas indo ao Pedrão por repetidas vezes para buscar colchonetes.

“A pessoa diz que mora com quatro pessoas, aí vem aqui e leva seis colchonetes, depois no dia seguinte chega aqui para buscar mais colchonetes de novo. Agora, tento gravar a fisionomia das pessoas e saber o que elas buscaram nas visitas anteriores”.

A estudante Camila Gonçalves também faz parte do time de voluntários no Pedrão. Ela conta que já desmascarou uma “colega” de trabalho, que tentou desviar quatro sacolas de roupas.

“Nós começamos a perceber que ela só ficava num canto separando roupas, aí depois vimos que ela saiu por três dias seguidos com sacolas. Na quarta vez nós seguimos ela, aí não teve mais jeito, a farsa foi descoberta e ela não teve outra saída a não ser devolver as peças”, relata.

A guia da prefeitura especifica o material e a quantidade de pessoas que solicitaram a doação

A guia da prefeitura especifica o material e a
quantidade de pessoas que solicitaram a doação
(Foto: Tássia Thum/G1)

Pedido de donativos

Antes de recolher os donativos, as pessoas atingidas pela chuva precisam requerer uma guia na Secretaria de Assistência Social solicitando os itens necessários à família. Além disso, elas precisam informar o endereço e o número de parentes que dividem a residência.

Os coordenadores voluntários argumentam que a guia não é digitalizada e que assim, a prefeitura de Teresópolis não consegue controlar o número de vezes que o indivíduo foi ao local receber os donativos.

Prefeitura recebe denúncias

O secretário de Segurança Pública de Teresópolis, Laet Moutinho, afirma que não é possível burocratizar o acesso aos donativos diante da crise. De acordo com ele, as autoridades presumem a honestidade das pessoas que recorrem aos abrigos e aos pontos de distribuição.

Vítima da chuva recolhe roupas no Pedrão, em Teresópolis

Vítima da chuva recolhe roupas no Pedrão, em
Teresópolis (Foto: Tássia Thum/G1)

Moutinho diz ainda que a prefeitura já recebeu muitas denúncias de desvio de donativos. Segundo o secretário, as informações foram checadas, mas não foram comprovadas.

“Nós só conseguimos comprovar dois casos. Uma foi de uma falsa delegada que tentou abastecer um caminhão com botijões de gás, e a outra aconteceu esta semana, quando uma senhora foi flagrada por um PM do Bope vendendo fraldas que ela tinha recolhido nas doações”, enumera.

Crime com até 2 anos de prisão

O secretário esclarece que o recolhimento de donativos por pessoas não necessitadas é crime e pode ser configurado como estelionato, apropriação indébita e furto. Nesses casos, segundo Moutinho, a pena pode chegar a dois anos de prisão.

“Por exemplo, se a pessoa for moradora de um bairro X, que não foi afetado pela chuva e mentir, dizendo que morava no bairro Y que ficou destruído, ela está mentindo para tirar vantagens, logo isso é crime”, conta.

No entanto, ele afirma que não configura crime o estoque de donativos por igrejas, assim como o ato de negar a distribuição de donativos em locais que não sejam controlados pelo Poder Público.

“Muitas pessoas ligaram reclamando que a igreja de tal lugar está abarrotada de alimentos e que não quis doar para as pessoas. Nesse caso, a instituição é autônoma e pode decidir para quem e quando doar. O que não pode acontecer é a doação em busca de benefício próprio, como por políticos e candidatos, a doação em troca de favores e o material doado ser usado para revenda.

Agora, faço questão de esclarecer que no Pedrão, que é controlado pela prefeitura, a distribuição não pode ser negada, a não ser que haja a suspeita de vantagem ilícita por parte de quem está solicitando o material”, explica Laet Moutinho.

Telefones para denúncia

A Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis disponibilizou alguns números de telefone para receber denúncias de desvio de doações.

As informações podem ser repassadas pelo (21) 2742-4704 / 2742-9321 / 2743-0155 / 2742-7351.

G1 - Chuvas no RJ

Dois militares são mortos e dois ficam feridos em Caxias, no RJ

Os quatro estavam em um veículo quando foram atingidos.
Suspeito em uma moto teria passado atirando.

Do G1 RJ

Dois sargentos do Exército foram mortos, na madrugada desta quinta-feira (27), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A informação foi confirmada pelo Comando Militar do Leste (CML). Outros dois militares da Aeronáutica, que também estavam no veículo que foi alvejado, estão feridos. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

De acordo com o Comando Militar do Leste, um suspeito em uma moto passou atirando contra o carro dos militares. Os dois sargentos chegaram a ser levados para o Hospital Doutor Moacir do Carmo, em Duque de Caxias, mas não resistiram aos ferimentos.

Em nota, o CML informou que o caso está sendo investigado pelos órgãos de Segurança Pública do Rio e acompanhado pelo Comando Militar do Leste.

G1 - Rio de Janeiro

Após seis horas de buscas, polícia acha bebê que foi sequestrado no RJ

Criança estava com suspeita dentro de um ônibus no Centro do Rio.
Segundo delegado, a mulher seria uma conhecida da família.

Do G1 RJ

Agentes da 54ª DP (Belford Roxo) encontraram, nesta quinta-feira (27), um bebê que teria sido sequestrado dentro de sua casa em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo o delegado Marcos Peralta, uma conhecida da família é suspeita de sequestrar a criança.

De acordo com os policiais, por volta das 6h desta quinta (27), pouco depois do pai do bebê sair para trabalhar, a suspeita entrou na casa e levou a criança, sem que a mãe, que ainda estava dormindo, percebesse.
"A mãe acordou desesperada. Ela saiu, chamou os filhos, avisou a família. Depois comunicou o desaparecimento a polícia", contou Peralta.

Ainda segundo o delegado, policiais fizeram buscas pela vizinhança e durante conversas com moradores da área, receberam informações de que uma mulher teria passado pelo local com o bebê. Através da descrição física relatada pelas testemunhas, a mãe disse saber quem seria a suspeita.

"Depois dessas informações fomos até a casa da sequestradora, localizamos familiares e fizemos contatos avisando sobre o caso", disse o delegado da 54ª DP.

Marcos Peralta explicou ainda que a polícia encontrou a suspeita depois de rastrear ligações recebidas pelo marido dela.

"Começamos a monitorar o telefone dele e pouco depois, ela ligou para ele de um orelhão localizado na Zona Sul. Rapidamente enviamos uma equipe do serviço reservado até lá. Eles vasculharam a região, mas não as encontraram. Pouco depois, a suspeita fez uma nova ligação de um telefone da Central do Brasil. Dessa vez, na ligação, ela negou que estava com o bebê", contou o delegado.

Depois de deslocar a equipe para o Centro do Rio, a suspeita foi encontrada com a criança dentro de um ônibus a poucos metros do local de onde ela teria feito o segundo telefonema. Elas foram levadas para a 54ª DP, onde o caso foi registrado.

Reencontro emocionante

Na delegacia, a mãe e o pai da criança aguardavam ansiosos pela chegada dos policiais. "Foi emocionante. Muito emocionante mesmo. A criança ficou seis horas em poder do sequestradora, os pais não sabiam do seu paradeiro, o que estavam fazendo com seu filho. A gente ficou muito feliz com esse reencontro", disse Peralta.

Ainda segundo o delegado, mãe e bebê seguiram para um hospital da região, onde passarão por exames.
A suspeita foi presa em flagrante e poderá responder pelo crime de sequestro.

G1 - Rio de Janeiro

Padre belga acusado de abuso sexual de menores estaria no Brasil, diz associação

Bruxelas (Bélgica) - Um sacerdote belga acusado de abusar sexualmente de menores no país trabalha atualmente em uma casa de amparo a meninos de rua no Brasil, denunciou nesta quinta-feira uma associação de ajuda a vítimas deste tipo de crime.

O padre trabalhou em várias paróquias do norte da Bélgica antes de ir para o Brasil, segundo a porta-voz da associação SNAP Belgium, Lieve Halsberghe, citada pela agência Belga.

Halsberghe afirmou que tem uma carta de duas das supostas vítimas do sacerdote e ressaltou que as autoridades belgas deveriam advertir o Governo brasileiro sobre o risco de reincidência.
As duas vítimas denunciaram seu caso à comissão criada pela Igreja Católica belga para investigar o alcance dos abusos sexuais a menores por parte de religiosos.

Essa comissão revelou que os supostos crimes prescreveram do ponto de vista penal.

O relatório apresentado por essa comissão em setembro do ano passado causou uma grande comoção no país, ao revelar mais de 450 denúncias de vítimas - 13 das quais se suicidaram - nos últimos 25 anos.

As informações são da EFE

O DIA ONLINE

Pedreiro é assaltado e em seguida preso junto com o ladrão

Ribeirão Preto (SP) - Um pedreiro foi assaltado e acabou sendo preso na noite de quarta-feira em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Adilson Mendes da Silva, 47 anos, foi levado pela Polícia após se verificar que sua ficha crimial era maior do que a do ladrão.

O ladrão roubou R$ 10 de Adilson, que reagiu ao assaltoe  começou a brigar com o outro homem no meio da rua. A Polícia chegou ao local e conseguiu capturar o responsável pelo roubo, Sérgio Aparecido de Souza, 31 anos.

No entanto, ao observar o histórico dos envolvidos na briga, a Polícia observou que a ficha crimianl da vítima era maior do que a do ladrão. Adilson tinha sido detido 15 vezes, sendo 11 por suspeita de furtos e roubos, três por tráfico de drogas e uma por lesão corporal.

Adilson era considerado foragido e foi preso junto com o ladrão que lhe roubou R$ 10.

O DIA ONLINE

Região Serrana contabiliza mais de 840 mortos pelas chuvas

Rio - O número de mortos pela tragédia das chuvas na Região Serrana do Rio subiu para 841, de acordo com novo boletim divulgado pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira.

Segundo o levantamento, a cidade de Nova Friburgo - a mais atingida pelas enchentes - registram 404 vítimas fatais, seguida de 344 em Teresópolis, 67 em Petrópolis, 21 em Sumidouro, quatro em São José do Vale do Rio Preto e uma em Bom Jardim.

Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Lidiane Viana conseguiu salvar a filha e vários vizinhos mas perdeu um filho na localidade Poço dos Peixes, em Teresópolis | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Dados da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil informam que 29.446 pessoas estão fora de suas casas. A tragédia deixou 20.532 desalojados (abrigados por parentes ou amigos) e 8.914 desabrigados (acolhidos em abrigos públicos).

O maior número de moradores que tiveram que deixar suas residências foi registrado em Teresópolis, que possui 6.210 desalojados e 5.058 desabrigados.

Também estão fora de suas casas moradores de São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim, Areal, Sumidouro, Santa Maria Madalena, Sapucaia, Paraíba do Sul, São Sebastião do Alto, Três Rios, Cordeiro, Carmo, Macuco, Cantagalo e Cachoeiras de Macacu.

Desaparecidos

De acordo com a última lista do Ministério Público no Rio de Janeiro (MPRJ), 518 pessoas ainda estão desaparecidas na Região Serrana. Teresópolis com 239 e Nova Friburgo com 169 são as cidades com o maior número de vítimas nominais procuradas, algumas descritas apenas pelo primeiro nome e sem características detalhadas.

Em Petrópolis, 61 pessoas não foram ainda localizadas, em Sumidouro são três, duas em Bom Jardim  e uma em São José do Vale do Rio Preto. Outras 43 pessoas estão desaprecidas, mas as localidades não foram informadas.

Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Bombeiro vasculha escombros à procura de corpos no bairro Alto do Floresta, em Nova Friburgo | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

A lista de desaparecidos é atualizada diariamente pelo Programa de Identificação de Vítimas (PIV). As informações, registradas por parentes e amigos, são checadas com dados de hospitais e dos Institutos Médicos Legais (IMLs) dos municípios afetados.

A lista nominal pode ser consultada no site do MPRJ (www.mp.rj.gov.br).

O registro de desaparecimento de familiares ou amigos pode ser feito por meio de formulário

(https://piv.mp.rj.gov.br/piv/index.htm), disponível no portal, ou pelos telefones (21) 2283-6466, 2283-6460, 2283-5674, 2283-6489 e 2283-6498.

O DIA ONLINE

Homem paga R$ 2 mil para grupo matar amante da mulher

Belo Horizonte - Sete jovens são acusados de matar um rapaz de 22 anos por uma recompensa de R$ 2 mil em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.

O crime, de acordo com a Polícia Militar, foi encomendado por um homem que ordenou a morte da vítima porque ela seria amante de sua mulher. O homicídio ocorreu na noite de quarta-feira um local conhecido como Córrego do Sumidouro, na zona rural do município mineiro.

Conforme a polícia, os rapazes foram descobertos depois que uma denúncia informou que um corpo teria sido encontrado em uma estrada de terra na localidade e que os autores do crime estariam em um Gol verde que transitava pela rodovia MG-806.

Após buscas na região, os militares encontraram o corpo da vítima com marcas de tiros caído na pista. Os policiais continuaram com a ronda e localizaram o carro em que os suspeitos estariam. No veículo, quatro rapazes confirmaram participação no crime e revelaram o esquema do homicídio.

Um dos acusados confirmou que é sobrinho do mandante do assassinato e que todos armaram uma emboscada para a vítima. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima foi levada pelos jovens para uma suposta briga com o marido da mulher com quem tem envolvimento.

No meio do caminho, porém, os jovens pararam o carro com a desculpa de que queriam consumir cocaína e assassinaram a vítima a tiros. Os suspeitos jogaram a arma utilizada no crime em um matagal.

Os sete jovens envolvidos no crime foram levados à delegacia de Polícia Civil. O mandante do homicídio não foi localizado pela polícia.
Com informações do jornal O Tempo

O DIA ONLINE

O Governo anuncia doação de moradias para vítimas da chuva no Rio

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff participa na tarde desta quinta-feira de solenidade no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

O evento anunciará a doação, por empresas construtoras, de duas mil casas para os desabrigados pelas chuvas e enchentes na Região Serrana do estado. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, estará presente à cerimônia.

Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

Casa no condomínio Lago dos Patos, em Nova Friburgo, é destruída após as chuvas | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

Dilma fará ainda uma visita ao Centro de Operações da Prefeitura do Rio, que monitora a cidade 24 horas, integrando 30 órgãos municipais e concessionárias de serviço público.

O centro atuando no planejamento de grandes eventos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e em situações de emergência.

O DIA ONLINE

PT decide pagar salário mensal de R$ 13 mil a Lula

São Paulo -  O PT decidiu pagar um salário mensal de R$ 13 mil ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que receberá novamente, no dia 10, o título simbólico de "presidente de honra" do partido.

O novo salário de Lula se soma às duas aposentadorias que ele recebe: a de anistiado político e outra por invalidez devido à perda do dedo.

De acordo com José Eduardo Dutra, presidente de fato do PT, não tem por que não se pagar o valor a Lula.

"Ele é um importante dirigente político, está se dispondo a trabalhar junto com o PT".

O salário de Lula já vale a partir de janeiro. Ele terá carteira assinada como assessor do PT, já que o estatuto da legenda não prevê pagamento para cargo simbólico.

Segundo aliados do ex-presidente, suas aposentadorias somam R$ 9 mil ao mês.

No patrimônio declarado em 2006, havia R$ 478 mil em aplicações financeiras, em valores da época.

As informações são do jornal Folha de S. Paulo

O DIA ONLINE

PM do Bope é morto em tentativa de assalto na Avenida Brasil

Rio - Um policial militar foi baleado e morto, na madrugada desta quinta-feira, na Avenida Brasil, altura da Ilha do Governador.

Informações do Batalhão de Polícia Rodoviária apontam que o PM do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) sofreu uma tentativa de assalto.

Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

A motocicleta do PM apreendida em Bonsucesso: o soldado foi atingido na cabeça | Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

O assalto, de acordo com a Polícia Militar, teria ocorrido na altura da passarela 12 da Avenida Brasil - o soldado seguia para o Centro do Rio. Os assassinos teriam atirado de outra motocicleta.

O policial, identificado como Leonardo Souza e Silva, ainda foi levado para o Hospital Geral de Bonsucesso, mas não resistiu aos ferimentos.

O DIA ONLINE

Professora é condenada a 12 anos de prisão por abusar de aluna

Rio - A professora de Matemática Cristiane Teixeira Maciel Barreiras, 33 anos, foi condenada na quarta-feira a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável pelo juiz Alberto Salomão Júnior, da 2ª Vara Criminal de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A educadora é acusada de abusar de uma aluna de 13 anos. Segundo o Tribunal de Justiça, ainda cabe recurso na decisão.

Foto: Alessando Costa / Agência O Dia

Cristiane Barreiras: 12 anos de prisão por estupro de vulnerável | Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

Ao contrário do que solicitava a defesa da professora, pela decisão ela não poderá responder o processo em liberdade. Cristiane está presa no presídio de Bangu 8, zona oeste do Rio, desde outubro do ano passado.

A polícia prendeu a professora na casa da mãe, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, no dia 27 de outubro. Em depoimento, ela afirmou manter relações "sexuais e amorosas" com a menina e disse que chegou a pedir à mãe da menor para namorá-la.

A educadora já havia sido transferida para outra instituição de ensino depois que a direção da escola recebeu denúncias do caso.

O DIA ONLINE

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mulher Misteriosa visitou Moisés no Ary Franco depois do horário permitido

Daniel Penna Firme e Luana Trindade

 

Os privilégios que o presidente da Unidos de Vila Isabel, Wilson Moreira Alves, o Moisés, tinha no Presídio Ary Franco, em Água Santa, eram conhecidos por familiares de detentos e comerciantes da região. Segundo o dono de um bar na rua Monteiro da Luz, onde fica a principal entrada da unidade, diretores e passistas da agremiação, personalidades do carnaval e até uma dançarina de funk visitavam o preso com frequência.

Além disso, no vídeo divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), uma mulher misteriosa entrou no presídio - depois do horário permitido a visitas - com um guarda-chuva aberto para não ser identificada. Após ficar uma hora e 45 minutos com Moisés, ela foi embora.

Também eram famosos os churrascos promovidos na cela que Moisés dividia com outros detentos, que servia como uma espécie de gabinete. As confraternizações, segundo a esposa de um companheiro de cela, aconteciam com frequência. Ainda de acordo com ela, Moisés distribuía camisas da Vila Isabel entre os presos e funcionários do presídio.

As visitas de mulheres a Moisés causavam repercussão entre os detentos. De acordo com um agente penitenciário que não quis se identificar, em novembro, uma dançarina de funk estava com o presidente da Vila Isabel, quando a mulher do dirigente chegou para visitá-lo.

- Foi uma correria danada. Esconderam a dançarina para a mulher dele (Moisés) não ver. Depois, assim que a esposa chegou, tiraram correndo a outra do presídio. Ia ser o maior barraco e a situação ia ficar bem complicada para todo mundo - diz o agente.

Segundo o secretário de Administração Penitenciária, César Rubens Monteiro de Carvalho, uma denúncia anônima revelou que Moisés pagaria R$ 100 mil para deixar o presídio durante o carnaval. O pedido de habeas corpus feito pelo advogado do presidente da Vila Isabel foi negado, nesta quarta-feira, pelo Tribunal Regional Federal.

Casos de Polícia - Extra Online

Morre aos 81 anos o ator John Herbert

O Globo

John Herbert / Foto: Foto de Arquivo

SÃO PAULO - Morreu na tarde desta quarta-feira o ator John Herbert, aos 81 anos. Herbert sofria de enfisema pulmonar e estava internado desde 5 de janeiro no Hospital do Coração, em São Paulo.

Ele participou de mais de 70 filmes, 32 novelas e tinha 30 peças no currículo. O velório acontece nesta quarta, das 18h a 0h, e na quinta, das 8h aos 12h, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

O corpo será cremado nesta quinta-feira, às 13h, no Cemitério da Vila Alpina, zona leste da capital paulista.

Entre os anos 1950 e 70, Herbert foi casado com Eva Wilma, com quem protagonizou a série "Alô Doçura", grande sucesso na época, em que viviam um casal às voltas com problemas conjugais e amorosos.

Eles tiveram dois filhos, Vivian Buckup e John Herbert Júnior. Depois, o ator casou-se com Claudia Librach, com quem teve mais dois filhos.

Seu último trabalho na TV foi em "Três Irmãs", de 2008, na qual fez o vilão Excelência. Também esteve na trama "Sete Pecados", como Schmidt. Um de seus personagens mais conhecidos da televisão foi o do nobre Bidet em "Que rei sou eu", de 1989.

Em 1995, Herbert participou da primeira temporada da novela "Malhação". Ele vivia Nabucodonosor, um senhor que cuidava da academia de Paula (Silvia Pfeifer) e dos filhos da empresária, Luiza (Fernanda Rodrigues) e Fabinho (Bruno De Luca). Dez anos depois, o ator voltou à novelinha como Horácio, um arquiteto aposentado e boa-praça, avô do protagonista Bernardo (Thiago Rodrigues).

No cinema, atuou em filmes como "Floradas na Serra" (1954), "Grande vedete" (1957), "Toda donzela tem um pai que é uma fera" (1966), "Assim era a Atlântida" (1975), "O Bem Dotado, o Homem de Itu" (1978) e "As sete vampiras" (1986). Herbert também fez carreira atrás das câmeras, como diretor de longas como "Ariella" (1980) e "Os bons tempos voltaram: Vamos gozar outra vez" (1985).

John Herbert Buckup nasceu em São Paulo no dia 17 de maio de 1929, de uma família de origem alemã. Cursou direito na Faculdade São Francisco, onde começou a se envolver com cinema. Em seguida, passou a trabalhar no Teatro de Arena, tendo sido um de seus fundadores.

Extra Online

Sobe para 6 número de casos de leptospirose após chuva na serra

Secretaria de Saúde confirma 5 casos em Friburgo e 1 em Teresópolis.
Tragédia provocada pela chuva contabiliza 841 mortos na Serra do RJ.

Do G1 RJ

Aumentou para seis o número de casos de leptospirose na Região Serrana do Rio, após a tragédia provocada pela chuva que contabiliza 841 mortes. A Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio informou, nesta quarta-feira (26), que cinco casos da doença provocada pela urina do rato foram constatados em Nova Friburgo. A cidade de Teresópolis registrou um caso.

A Secretaria não divulgou os nomes dos pacientes e nem informou o estado de saúde deles.

841 mortes

De acordo com as prefeituras das cidades, o número de corpos resgatados chega a 841. Pelos últimos levantamentos dos municípios, ao todo são 401 em Nova Friburgo, 344 em Teresópolis, 67 em Petrópolis, 22 em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim. Já o Ministério Público informa que ainda há 541 pessoas desaparecidas na Região Serrana.

Exército mapeia Região Serrana

A devastação causada pelas tempestades que atingiram a Região Serrana no último dia 12 foi tão violenta que provocou uma mudança na geografia de toda aquela área. Engenheiros do Exército usaram tecnologia avançada para redesenhar o curso de rios e avaliar o que aconteceu com os morros após os deslizamentos.

O trabalho vai ajudar na identificação dos pontos críticos, para agilizar a solução dos problemas.

“Tiramos mais de 4 mil fotografias, do alto, filmamos. Rios mudaram de curso, ruas viraram tapas de lama, morros parecem que foram cortados com uma faca, e aquela fatia desabando por cima de tudo que tiver na frente. No nosso voo nós não vimos coisas bonitas, vimos destruição. Parece que explodiu uma bomba”, atestou o major do IME Jacy Montenegro.

Especialistas analisam solo em Friburgo

Na sexta-feira (21), um grupo de geotécnicos foi a Nova Friburgo para analisar o solo da cidade. Segundo a prefeitura, os profissionais analisaram as mudanças ocorridas no relevo da região, alterado pela enxurrada que levou para o centro de alguns bairros pedras de mais de 10 toneladas e desviou cursos de córregos e rios.

O mapeamento detalhado de áreas de risco é apontado como um dos maiores desafios para construir um sistema nacional que possa fazer alertas antes de catástrofes naturais.

Segundo o pesquisador Carlos Nobre, responsável pelo projeto desse sitema dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia, é necessário que geólogos visitem esses locais para saber onde há perigo de enchentes e deslizamentos quando houver tempestades.

G1 - Chuvas no RJ

Deslizamento interdita parcialmente BR-116 em Teresópolis, no RJ

Bernardo Tabak Do G1 RJ

Um deslizamento de terra, no fim da manhã desta quarta-feira (26) provocou a interdição parcial da BR-116, na altura do quilômetro 76, no município de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

O deslizamento ocorreu no bairro da Prata sobre a pista que segue para Além Paraíba. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Teresópolis, não houve feridos nem danos materiais.

A assessoria da prefeitura informou que, apesar de não ter chovido na manhã desta quarta, muitos morros de Teresópolis continuam com o solo encharcado e instável.

De acordo com a concessionária CRT, que administra a Rodovia Rio-Teresópolis, o trecho onde ocorreu a queda de barreira já está sinalizado, e será instalado o sistema "pare-siga". Na tarde desta quarta-feira, ainda segundo a concessionária, não há engarrafamento no local, onde equipes já trabalham na limpeza para desobstruir a pista.

G1 - Chuvas no RJ

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UMA VERGONHA PARA CAXIAS - FALTA DE COLETA DE LIXO

Duque de Caxias, oitava economia do país e falta coleta de lixo em vários bairros do município.

O que será que está acontecendo no "Governo Zito"? Para evitar o mau cheiro e a presença de insetos e ratos, moradores chegam a queimar o lixo. Matéria foi ao ar em 24 de janeiro de 2011, VEJA ABAIXO....

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, de acordo com uma leitora do G1, desde novembro que a população estaria sofrendo com a falta de coleta de lixo.

A prefeitura de Duque de Caxias informou que a coleta de lixo no município “está normal, com alguns problemas pontuais em decorrência dos festejos”.

Ainda de acordo com a nota da assessoria de imprensa, dez carros reforçaram o serviço na cidade no período do Natal, totalizando 86 caminhões.

A prefeitura informou ainda que  4,4 toneladas de lixo foram recolhidas, sendo que 2,4 delas eram de lixo residencial.

CaxiasNET

Este é um problema de administração pois a empresa LOCANTY responsável pela coleta de lixo em Duque de Caxias, vem desde o mês de Novembro atrasando os salários de seus funcionários do setor de limpeza  domiciliar, segundo informações de funcionários, não recebem ticket refeição, a carga horária em muitos casos ultrapassa 12 horas/dia sem pagamentos de horas extra, com isso vem enfrentando greves.

Os que protestam são sumariamente demitidos e não recebem seus direitos corretamente chegando em alguns casos  a receber R$ 65,00 por mais de ano de serviço.

A prefeitura nada vê e nem toma nenhuma atitude para que a empresa faça a coleta em dia.

Em nenhum momento teve reforço por parte da LOCANTY no números de veículos, e basta ir até a empresa no horário de 09:00 até as 11:00 para ver o grande numero de funcionários demitidos

Dilma entrega medalha a Alencar em 1º ato público desde posse

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff participou na manhã desta terça-feira da entrega da medalha 25 de outubro, referente ao aniversário de 457 anos da cidade de São Paulo.

O homenageado foi o ex-vice-presidente José Alencar que luta contra um câncer há mais de 10 anos. Muito debilitado, ele foi ao evento em uma cadeira de rodas.

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

A medalha em homenagem a Alencar seria originalmente entregue ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso | Foto: Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Este foi o primeiro ato público da presidenta, que chegou acompanhada de Alencar e do ex-presidente Lula. No discurso, Dilma ressaltou a admiração que os brasileiros sentem por Alencar após suas sucessivas superações na luta contra o câncer.

"[Alencar é] importante para cada um de nós, brasileiros e brasileiras que convivemos com ele, e para todos os brasileiros e brasileiras que ao longo de todos esses anos assistiram, vivenciaram a luta tenaz de um homem que não só sobrevive com honradez, vive com energia mas, sobretudo, dá um exemplo de dignidade que deve ser seguido e que é um exemplo para cada um de nós", disse Dilma.

A presidente lembrou também a história de vida de José Alencar, que nasceu em uma família humilde no interior de Minas Gerais e se tornou um empresário de sucesso.

"Eu acho que a gente deve reconhecer a importância deste homem, que saiu de baixo, que construiu um império econômico no Brasil, mas que não perdeu jamais o seu compromisso com a soberania do país e, sobretudo, com o resgate de milhões de brasileiros da pobreza e da miséria.

Eu tenho certeza de que, neste momento, nós estamos homenageando um exemplo para as novas gerações do nosso país, no sentido de que o Brasil produz pessoas com essa dimensão, com essas características e com esse caráter", afirmou a presidenta.

Ao final, Dilma lembrou o governo Lula e a desconfiança gerada no início do mandato do ex-presidente, já que ele e seu vice não tem ensino superior.

"Ele foi, sem dúvida nenhuma, um grande vice-presidente, ao lado de um grande presidente. Os dois presidentes que não tinham diploma universitário mostraram um compromisso com a educação, como diz o nosso querido presidente Lula, “nunca dantes visto na história deste país”. Lá de Minas, lá do fundo do nosso estado, ele trouxe também aquela sabedoria cotidiana de perceber que o país devia, podia e ia crescer, e foi um parceiro nessa trajetória", falou.

O homenageado deste ano seria o ex-presidnete Fernando Henrique Cardoso, mas uma viagem internacional mudou os planos da Prefeitura de São Paulo. Alencar recebeu alta nesta terça-feira apenas para participar do evento e deve retornar para o Hospital Sírio Libanês, na capital paulista.

Luta contra o câncer

O ex-vice-presidente enfrenta um câncer na região abdominal há mais de dez anos e já passou por mais de 15 cirurgias. Ele vinha sendo submetido a tratamento de quimioterapia contra a doença e sofria com os efeitos colaterais.

No começo de setembro do ano passado, Alencar se internou para tratar um edema agudo de pulmão. Entre novembro e dezembro, Alencar ficou 24 dias internado, sofreu infarto e passou por hemodiálise. Em janeiro deste ano, Alencar deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O DIA ONLINE

Sobe para 827 o número de mortos na Região Serrana

Rio - O número de mortos em decorrência das chuvas na Região Serrana do Rio subiu para 827, de acordo com o levantamento feito pela Polícia Civil no final da tarde desta terça-feira.

Nova Friburgo  399 vítimas fatais.

Teresópolis  335

Itaipava  67

Sumidouro  21

São José do Vale do Rio Preto  04 

Bom Jardim  01

Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Rua do bairro Celeme, em Teresópolis, ficou destruída após as chuvas | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Região Serrana enfrenta a pior catástrofe de sua história

Castigada por um temporal que fez chover em 24 horas mais do que era esperado para todo o mês, a Região Serrana do Rio enfrenta desde a noite da terça-feira 11 de janeiro a pior catástrofe natural do Brasil.

Com o número de mortos, desabrigados, desalojados, feridos e desaparecidos, a tragédia já superou o registrado em janeiro do ano passado, em Angra dos Reis e, em abril, na capital e Niterói.

Localidades inteiras foram soterradas por lama no município de Teresópolis. No bairro Caleme, uma represa da Cedae transbordou por causa da tromba d’água, provocando o deslizamento de encostas sobre casas e carros. Em Nova Friburgo, três bombeiros que seguiam para resgatar vítimas quando o carro onde estavam foi soterrado por uma avalanche.

Petrópolis também sofreu devastação em diferentes pontos. O Distrito de Itaipava foi o mais atingido. O soterramento de uma casa na localidade Vale do Cuiabá matou 12 pessoas de uma mesma família. Corpos foram recolhidos por moradores e depositados às margens de um rio à espera de resgate. Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, também cidades da região, também contabilizam mortos.

O DIA ONLINE

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sobe a 816 número de mortes na Região Serrana após 13 dias de buscas a vítimas das chuvas

O Globo

Coveiro em cemitério de Teresópolis/ Foto: Pablo Jacob - Extra - O Globo

RIO - Mais de uma semana depois da tempestade que devastou a Região Serrana do Rio, o número de mortes chegou a 816 nesta segunda-feira, após 13 dias de buscas a vítimas. De acordo com informações da Defesa Civil, até o momento foram registradas 394 mortes em Friburgo, 329 em Teresópolis, 67 em Petrópolis, 21 em Sumidouro, 4 em São José do Vale do Rio Preto e um em Bom Jardim.

Nesta segunda-feira, o Ministério Público divulgou uma nova lista de desaparecidos na Região Serrana. De acordo com o órgão, o número subiu para 513. Nova Friburgo, com 187 desaparecidos, e Teresópolis (234) encabeçam a lista.

O levantamento está sendo feito por meio do trabalho realizado pelo Programa de Identificação de Vítimas (PIV), coordenado pelo Procurador de Justiça Rogério Scantamburlo e pelo Promotor de Justiça Pedro Borges Mourão, com dados de hospitais e do Instituto Médico Legal (IML) que são constantemente atualizados a partir de informações registradas por parentes e amigos. (Confira a lista do MP)

Segundo a Defesa Civil, mais de 20 mil pessoas estão desalojadas e desabrigadas em sete municípios da região. Em Petrópolis são 3.600 desabrigados, e 2.800 desalojados. Em Teresópolis, 960 desalojados, e 1.280 desabrigados, em Nova Friburgo 3.220 desalojados, e 1.970 desabrigados, em Bom jardim 632 desalojados, e 142 desabrigados, em São José do Vale do Rio Preto 3.020 desabrigados e desalojados, e em Areal 1.480 desabrigados e 130 desalojados. Em Sumidouro são 200 desabrigados. Ao todo, 72.355 pessoas foram afetadas pelas chuvas, segundo o órgão.

Extra Online

Exclusivo: helicóptero da TV Globo faz pouso forçado após ser atingido por tiro

A Equipe da TV Record sobrevoava morros da região central do Rio de Janeiro, onde a Polícia Civil fazia uma operação.

O helicóptero da TV Globo, que também estava na região, foi atingido e fez um pouso de emergência.

Veja as imagens impressionantes feitas pelas câmeras da Record.

 

R7.com

Chico Anysio apresenta melhora e medicação começa a ser reduzida

Rio - Chico Anysio permanece internado no CTI do Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Segundo boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira, o quadro de insuficiência cardíaca que foi agravado pela infecção está sob controle e a medicação começa a ser reduzida.

O humorista ainda necessita do aparelho para respirar, mas aos poucos os médicos irão diminuir a ajuda do suporte. A pneumonia diagnosticada na base do pulmão direito está regredindo aos poucos.

Foto: Divulgação

O humorista está internado desde o dia dois de dezembro | Foto: Divulgação

Chico deu entrada no hospital no dia dois de dezembro apresentando falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana e o paciente foi submetido a angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias. Desde então o estado de saúde do humorista tem variado, entre melhoras e pioras. Ele não tem previsão de alta.

O DIA ONLINE

Explosão em aeroporto de Moscou deixa vários mortos e feridos

Moscou (Rússia) - Ao menos 35 pessoas morreram e cerca de 150 ficaram feridas em uma explosão ocorrida nesta segunda-feira no Aeroporto Internacional Domodedovo, em Moscou.

Os números foram passados pela representante do ministério da Saúde da Rússia, Sofia Maliavina, a agências de notícias do país. 35 feridos estão em estado muito grave.

Foto: EFE

Ambulância chega ao local para resgatar os feridos | Foto: EFE

A porta-voz acrescentou que "os dados dos mortos e feridos ainda estão sendo confirmados, já que o local está coberto por uma fumaça densa".

As autoridades russas confirmaram que a explosão ocorrida  no aeroporto, foi um atentado terrorista, ocorrido por volta das 16h40 locais (11h40 pelo horário de Brasília). Suspeita-se que um homem-bomba esteja por trás da explosão. O atentado foi localizado em uma área de livre acesso próximo a uam cafeteria no terminal de embarques internacionais.

"O Comitê de Instrução (CI) qualificou a explosão em Domodedovo como atentado terrorista", informou o porta-voz da instituição, Vladimir Markin.

As autoridades determinaram que as medidas de segurança sejam redobradas em todos os aeroportos da capital russa, assim como na rede de metrô, onde 40 pessoas morreram em um duplo atentado suicida ocorrido em março de 2010. De acordo com o jornal alemão Die Zeit, todos os voos internacionais do Domodedovo foram interrompidos.

Segundo a polícia local, a cabeça do susposto terrorista responsável pela explosão foi encontrada. O homem teria entre 30 e 35 anos e aparência árabe.

O Domodedovo é um dos principais aeroportos da Rússia e um dos maiores da Europa. Ele se localiza ao sul da capital russa.

Veja o vídeo do aeroporto logo após a explosão



Com informações do Terra e da EFE

O DIA ONLINE

Vídeo mostra crianças sendo arrastadas pela correnteza na serra

Meninas de 10 a 17 anos se salvaram segurando em árvores.
Imagens foram feitas no dia seguinte do início das chuvas, dia 12 de janeiro.

Tássia Thum e Luciana de Oliveira Do G1 RJ

 

As chuvas que atingiram as cidades da Região Serrana do Rio a partir da noite do dia 11 de janeiro revelaram histórias surpreendentes de resgates e sobreviventes. No dia 12, em Bom Jardim, as meninas Laura, Luisa e Gabriela ficaram cerca de duas horas abraçadas a coqueiros, aguardando o resgate dos bombeiros depois que o barco pelo qual foram tiradas de uma casa alagada virou.

Mesmo sem saber nadar, elas enfrentaram a correnteza em busca de abrigo e conseguiram se salvar. A estudante Manuelen Brito Melengate registrou a cena e postou o vídeo na internet (veja acima). A leitora Tania Fernandes Cardoso avisou pelo Fale Conosco do G1 sobre o vídeo.

Nas imagens é possível ouvir os gritos e o choro desolado da mãe de Gabriela. A criança de 10 anos estava na casa das amigas, uma das mais altas da Rua Humberto Bérgamo, no bairro Campo Belo. O local é próximo do Rio Grande, que transbordou. Os pais a deixaram na casa vizinha, acreditando que lá a água não chegaria. Contrariando as expectativas, a água alcançou o segundo andar da residência, onde estavam as meninas. Ao redor, as casas ficaram submersas, apenas com os telhados para fora.

O barco sem motor de um vizinho foi o transporte usado por bombeiros para resgatar as irmãs Laura e Luisa e a amiga Gabriela. O alívio das mães que assistiam ao resgate se transformou em desespero – a embarcação virou e as estudantes foram arrastadas pela correnteza.

O círculo mostra as meninas sendo arrastadas pela correnteza no bairro Campo Belo, em Bom JardimNo detalhe, meninas sendo arrastadas pela correnteza em Bom Jardim (Foto: Reprodução)

Maristela, mãe de Laura e Luisa Bocayuva, de 17 e 11 anos, respectivamente, conta que a filha mais velha estava sem colete, e para escapar da correnteza, a adolescente ficou agarrada a um coqueiro no jardim da casa. Luisa, que segundo a mãe nunca viu o mar, nadou até achar um local seguro. Gabriela também se protegeu, abraçando uma árvore.

“Eu fiquei desesperada, chorei, gritei, pedi a Deus que não levasse elas embora. Foi uma cena pavorosa. O meu pai, de 72 anos, que também assistiu a tudo, quase morreu. Moro há 19 anos nessa rua e nunca vi coisa parecida”, diz Maristela.

Mãe procurou refúgio em sótão
A mãe de Laura e Luisa também estava na casa alagada, junto com o avô das meninas. Ela fala que os bombeiros deram prioridade às crianças e avisaram que depois fariam o resgate dos adultos. Com o nível da água aumentando, Maristela procurou refúgio no sótão. O pai das duas meninas estava viajando e só assistiu ao resgate emocionante das filhas pela internet.

“O meu marido ficou desesperado. A água invadiu a nossa casa, mas perdemos mesmo só os pertences, a estrutura não foi comprometida. Mas como o bairro está sem luz e água estamos abrigados na casa de amigos e parentes. Ainda não caímos muito na real, mas acho que minhas filhas estão bem diante de tudo que aconteceu”, revela a mãe.

Manuelen de Brito

Da varanda da casa dos sogros, Manuelen filmou
resgate de meninas (Foto: Luciana de Oliveira/G1)

Geladeira no telhado

No Campo Belo, entre a Rua Humberto Bérgamo e a Avenida Walter Vendas Rodrigues, diversas casas, a maioria com dois andares, ficaram submersas ou com água até o telhado. O G1 visitou o local 10 dias depois: ainda havia muita lama e destruição. Uma geladeira arrastada durante a enchente estava no telhado de uma das casas. Piscinas viraram depósito de água barrenta. Aos poucos, moradores começam a limpeza para saber o que restou.

Manuelen, que filmou o resgate das meninas, teve a casa toda coberta pela água. "Ficou só a antena para fora", conta. Ela se refugiou na casa dos sogros, mais alta, e da varanda filmou e fotografou a enchente na avenida e na rua de trás, onde moram Laura e Luísa. "A água subiu muito rápido", conta a estudante. Carros que estavam estacionados na rua foram tomados.

G1 - Chuvas no RJ

Veja danos provocados por tiros ao helicóptero da Globo.

Aeronave foi atingida ao tentar fazer imagens de operação policial no Rio.
Helicóptero fez pouso forçado no aeroporto de Jacarepaguá.

Do G1 RJ

Globocop tiros

Estragos causados por tiros no Globocop
(Foto: Divulgação/TV Globo)

A Central Globo de Comunicação (CGCOM) divulgou na tarde desta segunda-feira (24) fotos dos estragos causados pelos três tiros que atingiram o helicóptero da conhecido como Globocop nesta manhã.  A aeronave foi atingida enquanto se preparava para fazer imagens de uma operação policial no Morro da Mineira, no Rio de Janeiro.

Um dos projéteis atingiu o assoalho, o segundo, a região central e o terceiro, a cauda da aeronave, modelo Eurocopter AS350 B2.

O projétil que atingiu o assoalho rompeu um cabo do sistema de controle do rotor de cauda, afetando a dirigibilidade do Globocop e obrigando o piloto Antonio Ramos a realizar um pouso forçado no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Além do piloto, estavam a bordo o operador de sistemas Roberto Mello Reis e a repórter Karina Borges. Ninguém se feriu. A TV Globo já informou o incidente às autoridades policiais e aeronáuticas. A Chefia de Polícia Civil do Rio determinou a abertura de inquérito, que será conduzido pela 6ª DP (Cidade Nova).

Tiros Globocop

Danos causados por tiros no Globocop nesta
manhã (Foto: Divulgação/TV Globo)

A operação

Um suspeito foi preso, quatro foram feridos e mais de 300 kg de maconha foram apreendidos na operação da Polícia Civil que acontece desde a manhã desta segunda em favelas do Rio Comprido e do Estácio, na Zona Norte do Rio. O delegado Ronaldo Oliveira, do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) informou, ainda, que o suspeito preso seria chefe do tráfico da região e que estava com uma escopeta.

Os policiais também apreenderam dois fuzis na ação. No momento, não há tiroteio, mas, na chegada dos policiais ao local houve intensa troca de tiros. Alguns tiros atingiram janelas do prédio do Centro Administrativo São Sebastião, onde funciona a sede da Prefeitura do Rio.

“Acredito que os tiros que atingiram o prédio da prefeitura foram acidentais. Mas, se foram dados de propósito, só mostra o grau de desespero dos traficantes com a presença da polícia”, disse Ronaldo Oliveira.

G1 - Rio de Janeiro

Funcionários da Prefeitura relatam momentos de pânico durante tiroteio no São Carlos

Rio - Funcionários da Prefeitura relataram os momentos de pânico vividos na manhã desta segunda-feira. Uma operação policial realizada em comunidades do Estácio e do Catumbi terminou sem vítimas, mas causou prejuízos.

O prédio da administração municipal e um helicóptero da TV Globo acabaram alvejados por tiros e a aeronave acabou precisando realizar um pouso forçado no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

Janela da sede da Prefeitura destruído por tiros: Por sorte ninguém ficou ferido | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

No prédio principal, pelo menos cinco janelas foram alvejadas, duas delas no 14º andar, uma das sessões reservadas para o gabinete do prefeito Eduardo Paes. Janelas no 10º andar, onde funciona a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, e no 5º andar, que abriga a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, também foram atingidas. O edifício anexo foi alvejado numa janela do 11º andar.

O técnico de processamento de dados Claudio Ribeiro, de 47 anos, trabalhava em sua sala, localizada no 10º andar do prédio onde funciona a Previ-Rio, e falou sobre o incidente. "Foi um susto muito grande e só depois de um tempo é percebemos que eram tiros. Só pensei em me esconder atrás do ar-condicionado", disse ele.

Já Afonso de Moraes, de 58 anos e 22 trabalhando na Divisão de Admissão da Prefeitura, ao ouvir o estrondo em sua sala, já sabia que se tratavam de tiros vindos do Morro de São Carlos. "Estava subindo os andares do meu prédio e ouvi os estrondos. Quando cheguei na minha sala e vi o estrago já sabia que eram disparos vindos do São Carlos", afirmou.

Pelo menos 150 policiais de sete delegacias especializadas, com o apoio de helicóptero, fizeram uma grande operação nas comunidades dos morros do Zinco, São Carlos e Querosene, no Estácio, e da Mineira, no Catumbi, na Zona Norte do Rio nesta segunda-feira.

Segundo informações do delegado Ronaldo Oliveira, diretor de Policia Especializada da Policia Civil, a meta da ação foi combater o tráfico de drogas, identificando componentes das quadrilhas que atuam nas comunidades.

Houve reação dos criminosos e uma intensa troca de tiros ocorreu entre eles e os policiais. Um homem, ainda não identificado, foi ferido de raspão na cabeça, mas, apesar do sangramento, o ferimento não foi grave. Suspeito de ligação com o tráfico, ele foi detido para averiguação. Outro foi preso com uma escopeta.

Três outros bandidos teriam sido feridos na troca de tiros, mas conseguiram fugir para uma mata próxima ao Morro da Mineira. Policiais vasculharam a área em busca desses e de outros criminosos que fugiram para o local.

Polícia derruba muros de contenção do tráfico

O helicóptero da polícia foi alvo de disparos, mas não chegou a ser atingido.

Policiais derrubaram dois muros, no alto do Morro da Mineira, que serviam de escudo para bandidos. Dali, os traficantes atiravam em quem subia a Rua Itapiru.

A polícia ocupa os pontos principais dos três morros. Foram apreendidos até agora cerca de 300 quilos de maconha.

O DIA ONLINE

domingo, 23 de janeiro de 2011

Nível de contaminação de água e ar de Nova Friburgo é testado após tragédia

Número de coliformes fecais em rio é 85 vezes maior que limite, diz teste.
Ar também está cheio de fungos; mas água encanada é de boa qualidade.

Do G1, com informações do Fantástico

Doze dias após a tragégia que deixou mais de 800 mortos na Região Serrana do Rio de Janeiro, um especialista viajou a Nova Friburgo para testar o nível de contaminação da água, da lama e do ar de um dos municípios mais devastados pelas chuvas de janeiro, e apontar quais as principais doenças a que os moradores estão expostos.

Visite o site do Fantástico

O Rio Bengalas, que corta a cidade, foi o primeiro a ser testado. “Nós estamos coletando aqui porque nós queremos saber qual o grau de contaminação deste rio. Visivelmente, ele está fora dos padrões. Toda essa cheia aconteceu aqui nesse rio, no lugar que estamos, estava completamente submerso”, diz Gandhi Giordano, engenheiro sanitarista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O limite dela permitido é de 800 unidades por 100 militros, que é um copo pequeno de água, então são 800. Lá tinha 68 mil"

Gandhi Giordano, engenheiro sanitarista

As análises, feitas num laboratório acreditado pelo Inmetro, revelam um nível alto de contaminação por coliformes fecais. “Na água do rio, nós analisamos escherichia coli que é uma bactéria que é presente no intestino de pessoas. O limite dela permitido é de 800 unidades por 100 militros, que é um copo pequeno de água, então são 800. Lá tinha 68 mil”, alerta o professor. O número encontrado é 85 vezes maior que o limite.

Amostras da água fornecida pela rede de abastecimento da cidade também passaram por testes, que comprovaram que quem recebe água da rede está bebendo e lavando alimentos em água limpa.

Níveis altos de coliformes fecais

Já as amostras de lama e poeira, que é a lama seca, não trazem boas notícias. Na lama, foram encontrados 92 mil coliformes fecais a cada 100 mililitros: 115 vezes mais coliformes fecais do que o tolerado.

No ar, foram encontradas mais de 2 mil bactérias por metro cúbico. O resultado é 13 vezes o pior já encontrado por um laboratório na cidade do Rio. O ar está também cheio de fungos, 15 vezes mais que a pior medição.

Moradores de Nova Friburgo estão respirando cerca de 4 mil bactérias e 4 mil fungos por hora

Uma pessoa respira dois metros cúbicos de ar por hora. Os moradores de Nova Friburgo, então, estão respirando cerca de 4 mil bactérias e 4 mil fungos por hora.

“Me causa alergia”, reclama uma moradora.

“Estou com medo de pegar alguma doença pulmorar por causa da poeira”, diz outra, usando máscara.

Doenças respiratórias

Mas para Esper Kallás, infectologista da Universidade de São Paulo (USP), o uso de máscara não resolve o problema. “Ajuda muito pouco porque ela perde a eficiência muito rápido. Além do que ela só consegue proteger contra essa poeira mais grosseira porque a poeira mais fina ela passa pela máscara”, explica o infectologista.

E essa poeira contaminada com fungos pode provocar conjuntivite, rinite e sinusite. “Ela aumenta o risco de alergias respiratórias pras pessoas que tem essa sensibilidade”, alerta Esper.

A poeira também pode desencadear doenças respiratórias. “A poeira pode irritar as vias respiratórias e provocar quadros igual ao desse neném”, aponta o infectologista, mostrando um bebê que recebe tratamento contra bronquite, em um abrigo.

E quanto mais gente vivendo e dormindo no mesmo ambiente, mais facilmente um vírus ou bactéria pode se espalhar. “Essa é uma situação emergencial. E ela tem que ser o mais provisória possível, com o passar do tempo, a aglomeração, nessas condições de habitação que são muito precárias, começam a facilitar a transmissão de algumas doenças. As mais comuns são doenças de transmissão respiratória. Um exemplo delas é a gripe. E são doenças de transmissão por contato e transmitidas através de alimentos”, explica Esper.

Água contaminada

Os hospitais já congestionados na região vão recebendo gente com outras doenças. “No primeiro momento, os pacientes eram aqueles politraumatizados, vítimas de acidentes graves, muita fratura, muita lesão de bacia, lesão de membros inferiores. Agora, a gente já está tratando as complicações que são as feridas infectadas, são as diarréias, os vômitos, que são aquelas pessoas que tiveram algum tipo de contato com a água contaminada”, aponta Jamila Calil Salim Ribeiro, secretária municipal de Saúde de Nova Friburgo.

O auxiliar de produção Daniel Lopes acabou machucando o pé ao resgatar a dona de casa Ilair Souza, em São José do Vale do Rio Preto. O momento do salvamento foi gravado pela Intertv, afiliada da Rede Globo.

“Na hora que eu peguei a corda para puxar, no primeiro pisão eu senti o incômodo, só que na hora da adrenalina, com o corpo quente, aquilo tudo, eu nem senti. Fui puxando a corda, fui puxando, quando ela chegou lá em cima que eu olhei o ferimento eu vi que estava sangrando muito. Eu peguei muita lama porque eu tive que atravessar toda a minha rua. Então a água tinha acabado de baixar, tava aquela lama suja, sabe. Aí o meu pé ferido pisou naquela lama, porque não tinha outro jeito”, lembra Daniel.

Ele foi tratado, mas dois dias depois o pé estava infeccionado pelas bactérias da lama. De volta ao hospital, ficou internado.

“A gente fica esperando, aguardando desinchar pra tomar uma providência sendo que o médico falou na hora: ainda bem que vocês correram porque poderia ter uma, a infecção podia chegar até o osso”, diz Daniel, depois de receber alta e passar o susto.

Daniel e todos que entraram em contato com a água contaminada e tiveram cortes estão recebendo a vacina antitetânica. Tudo para evitar que um arranhãozinho vire uma infecção generalizada - que pode até levar à morte.

A embaladeira Monica Aparecida dos Santos bebeu água de poço contaminada. “Fiquei com diarréia e falta de ar por causa da alergia a essa poeira. Começou ontem depois que eu tomei água da torneira, só tomo água da torneira, não tomo água do filtro nem dessa mineral”, conta Monica à médica Cibele da Silva.

“Eu recomendei usar bastante líquidos ou fazer o preparo do soro caseiro. E medidas de higiene”, orienta a médica.

Hepatite e leptospirose

Duas doenças preocupam: hepatite a e leptospirose. Por enquanto, nenhum caso após a tragédia foi confirmado - mas há um período de incubação.

“A gente tem uma previsão aí do Ministério da Saúde que nós teremos pelo menos um ano de problema decorrentes da enchente”, acredita a secretária Jamila.

“É muito importante que a gente tenha um plano de ação já elaborado antes da tragédia acontecer. Com o exemplo de várias outras tragédias que aconteceram no mundo, inclusive no Brasil, nós conhecemos um pouco o padrão de como essas doenças infecciosas acontecem, a gente sabe a sequência que elas acontecem. Então, a presença de um estudo anterior, de um planejamento, sem dúvida nenhuma ajudaria a combater situações como essa com mais eficiência”, avalia Esper.

G1 - Chuvas no RJ